Curso de Especialização em Gestão em Saúde
INFORMAÇÕES DO CURSO:
 
Coordenação
Prof.ª Dr.ª Sandra Marisa Pelloso - smpelloso@gmail.com
Prof.ª Dr.ª Eliana Valéria Patussi - evpatussi@gmail.com
 

Duração do curso: 18 meses.

Vagas: 500

Polos de Apoio Presencial: Assaí, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Céu Azul, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Diamante do Norte, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Itambé, Nova Londrina, Paranavaí, Sarandi, São João do Ivaí e Umuarama.

 

Curso de Gestão em Saúde em nível de pós-graduação Lato Sensu modalidade a distância, tem como concepção especializar e qualificar profissionais de nível superior da área da saúde, visando o exercício de atividades para a Gestão dos Serviços em Saúde, sejam eles, em organizações públicas, privadas, terceiro setor, gerais e especializadas, tais como hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de planos, seguros de saúde, secretarias e Ministério da Saúde. De maneira geral o curso tem como objetivos: capacitar quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos de saúde, proporcionando formação adequada para intervirem na realidade social, política e econômica; possibilitar a compreensão das especificidades das organizações de saúde, no contexto das necessidades das populações e da área, com domínio da operacionalização e de aplicação de ferramentas de gestão, potencializando a eficiência e a eficácia das unidades de saúde, e atendendo às exigências e características da tipologia de organizações existentes; contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelas diversas esferas do Estado brasileiro, no âmbito federal, estadual e municipal, no que diz respeito à área da saúde; e contribuir para que o gestor público em saúde desenvolva visão estratégica dos negócios em saúde, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa da sua instituição e do Sistema Único de Saúde.

Ao longo do Curso, haverá entre 4 a 6 encontros presenciais, nos respectivos Pólos, esses encontros presenciais possibilitarão aos alunos o contato com o professor da Unidade Curricular, por videoconferência e/ou aulas gravadas e transmitidas pela Web. Além disso, haverá um encontro para finalização da Unidade Curricular ? momento este em que se realizará a avaliação da mesma.

O curso acontecerá em dois módulos:

Módulo I destinado a Fundamentação Básica com carga horária de 270h.

Disciplinas: 1. Introdução ao Ensino à Distância; 2. Metodologia da Pesquisa; 3. Estado, Governo e Mercado; 4. O Público e o Privado na Gestão Pública; 5. Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro; 6. Políticas Públicas; 7. Planejamento Estratégico Governamental; 8. O Estado e os Problemas Contemporâneos e 9. Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública.

Competências Módulo I: Conhecer a filosofia do Ensino a distância; capacitar para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso por meio do método científico; conhecer, interpretar e aplicar ferramentas de tecnologia de informação e comunicação; conhecer as relações entre estado, governo e mercado nas sociedades capitalistas contemporâneas; analisar criticamente as diversas interpretações concorrentes e/ou sucessivas sobre as sempre tensas dinâmicas relações entre estado, governo e mercado; conhecer as diferenças entre a esfera privada, que é âmbito de atuação por excelência do administrador de empresas, e a esfera pública, na qual se situa a Administração Pública e age o setor público; compreender como o Estado e a sociedade foram se modificando e desenvolvendo no Brasil da Primeira República até chegar a conformação atual; Compreender as duas faces da Política Pública : a de planejamento aparentemente racional e neutro realizado pelo Estado e a de resultante de ações dos atores políticos visando à defesa dos seus interesses e valores; Aprimorar competências gerenciais, direcionando à melhoria de processos e à otimização dos resultados organizacionais; Analisar o contexto brasileiro atual, colocando em destaque problemas de natureza política, social e econômica cujo equacionamento não poderá ocorrer sem uma ativa participação do Estado; Conhecer a natureza técnico-instrumental no âmbito da problemática da gestão estratégica, tática e operacional, com particular destaque para os elementos de recursos informacionais no contexto do desenvolvimento de sistemas de avaliação de desempenho mais eficazes.

Módulo II destinado a Formação Específica em Gestão em Saúde com carga horária de 240h. Perfazendo um total de 510h.

Disciplinas: 1.Políticas de Saúde: fundamentos e diretrizes do SUS; 2. Gestão da Vigilância à Saúde 3. Organização e Funcionamento do SUS ; 4. Gestão dos Sistemas e Serviços do SUS ; 5. Gestão Logística em Saúde ; 6. Elaboração e Avaliação de Projetos de Saúde.

Competências Módulo II: Conhecer a natureza técnico-instrumental, no âmbito do funcionamento organizacional, com particular destaque para os instrumentos de gestão do Estado, no contexto não só do financiamento da capacidade governativa do plano, mas também da revisão das políticas de governo ? Sistema único de Saúde; Conhecer a natureza técnico-instrumental relativos à problemática do funcionamento organizacional, com particular destaque para os elementos de natureza comportamental no contexto do desenvolvimento de uma governança auto-sustentável face à valorização dos ambientes externos das organizações de saúde; Conhecer a natureza técnicos instrumental, no âmbito da problemática do funcionamento organizacional, com particular destaque para os elementos da cultura e mudança organizacional, no contexto da implementação de uma governança que seja efetiva face à alternância dos projetos políticos de governos; Conhecer a natureza técnica instrumental, no âmbito da problemática do funcionamento organizacional, com particular destaque para elementos que viabilizam a execução do plano de ação, sejam elas caracterizadas como contínuas ou situacionais no contexto das estruturas públicas e sociais de acompanhamento, avaliação e controle voltadas para: (1) a conformidade das ações realizadas, (2) e a aprendizagem relativamente ao Plano; Possibilitar a incorporação da gestão de redes públicas de cooperação nas organizações públicas;Compreender as atividades de logística de uma empresa de serviços de saúde, utilizando as metodologias e tecnologias atualizadas de gestão e identificando oportunidades de redução de custos, aumento da qualidade dos serviços em geral e aumento da qualidade de cumprimento do prazo.

Trabalho de Conclusão de Curso = 80h

O TCC compreende um Artigo Científico desenvolvido após o término do módulo II, organizado com foco num determinado problema e objeto de análise na área da saúde. O TCC será apresentado de forma presencial e individual.

Voltar a lista de Cursos