Núcleo de Educação a Distância

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE APOIO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O objetivo desta seção é indicar algumas ferramentas tecnológicas e cursos online (gratuitos) de apoio a Educação a Distância, clique no item desejado para ver detalhes.


Cursos ofertados pelo NEAD - Capacitação Docente

Objetivos do Curso:
- Apresentar e discutir sobre a importância da capacitação continuada como um processo de atualização constante do profissional da educação;
- Apresentar os principais recursos e as ferramentas metodológicas para professores, coordenadores de curso e de tutoria e de polo que ministram e/ou coordenam atividades de cursos ofertados na modalidade a distância na UEM;
- Desmistificar a perspectiva de que a aula a distância deve ser ministrada da mesma maneira que a aula presencial;
- Possibilitar uma reflexão sobre a práxis docente inserida nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Link: http://moodle3.nead.uem.br/course/view.php?id=1566
Objetivos do Curso:
Apresentar os principais recursos, bem como método para professores/as da UEM (efetivos e colaboradores) interessados em ministrar aulas na modalidade a distância, desmistificando a perspectiva de que a aula a distância deve ser ministrada da mesma maneira que a aula presencial.

Link: http://moodle3.nead.uem.br/course/view.php?id=1052
Tutorial sobre gravação de videoaulas em casa. Autora: Lizandra Cortez Gomes Ferreira (jornalista do NEAD/UEM)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=0isBAOW4CQQ
Série de vídeos sobre a realização de reuniões virtuais. Autor: Prof. Dr. Jose Ricardo Penteado Falco (DBC/UEM)

Links:
O Nead, em contato com o prof. Douglas Zampar, ex-aluno do Curso de Letras Português-Inglês, da Universidade Estadual de Maringá, oferece a toda a comunidade acadêmica o acesso gratuito a dois Webinars sobre Plataformas digitais gratuitas e Metodologias ativas. Não deixem de assistir e ficar por dentro dessas ferramentas tecnológicas!
É uma série de webinars e que, e ao acessar pelo link de inscrição, o participante terá acesso aos próximos.
Link para inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc2j_r4e_gZMxuHlEGngV9sopfBIVLX8do4fFhhSID-MLPm1g/viewform

Link dos Webinars:
https://www.youtube.com/watch?v=9NYA3NjD1yo&fbclid=IwAR0ysWv14H8yhGAnABLaWURnToxky5hwcJbuBeZF3ZIGp4zBY5Sil_QSrdc
https://www.youtube.com/watch?v=Q6pSHXoVaWo&fbclid=IwAR2q4_4aYOE-Bh2jrB023hguCbQxNV-eOhT4RDl5ZF-pXY5uDFKFvPMSCpY
Neste tutorial, a profª Josimayre Novelli, diretora do NEAD/UEM, apresenta o uso da ferramenta Google Meet para o atendimento remoto de alunos, sendo uma alternativa viável para os coordenadores de curso e demais interessados.

Link:
Curso de Extensão promovido pelo NEAD/UEM, com inscrições abertas até 17/05/2020, sendo a primeira turma destinada exclusivamente aos docentes da UEM.

Link: https://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/96


Cursos em Andamento

Clique o link abaixo e tenha acesso a uma lista de cursos abertos, oferecidos em parceria com a UVPR.



Capacitação Moodle

Curso de Extensão promovido pelo NEAD/UEM, com inscrições abertas até 17/05/2020, sendo a primeira turma destinada exclusivamente aos docentes da UEM.

Link: https://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/96
Sobre o Moodle
A plataforma Moodle é um sistema de gerenciamento de cursos online. Esses sistemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
Ela oferece inúmeras possibilidades de ensino, interatividade, fóruns de discussão e bate-papo em tempo real, permitindo ainda uma comunicação instantânea e a utilização de correio eletrônico. Além disso possibilita a entrega de atividades online, realizar enquetes e pesquisas de opinião, aplicar questionários online, criar dicionários de termos e verbetes usados no curso, disponibilizar e organizar materiais aos professores e alunos, desenvolver páginas para a web e incluir links para arquivos ou sites externos, incorporar recursos multimídia como podcasts e vídeos.

Tutoriais disponíveis sobre o acesso, navegação e uso de ferramentas do Moodle: Moodle na UEM
  • Moodle da EAD: Disponível para os cursos de graduação, pós-graduação e extensão da Modalidade EAD
  • Moodle Presencial: Disponível para os cursos de graduação e pós-graduação presenciais da UEM
Descrição (resumida): Introdução; - O Que É Moodle?; - História; - Público Alvo; - Contribuições E Desenvolvimento; - Visão Geral Da Plataforma Moodle; - Estrutura de Papéis No Moodle; - Características Especificas do Moodle.
Link: https://www.ginead.com.br/curso/416/moodle-plataforma-ead
Carga horária: 100
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Desenho do Curso; Organizando o Curso; Inserindo Conteúdo. Sem tutoria.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 20
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Introdução à Plataforma Moodle; recursos operacionais e principais atividades.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=48
Carga horária: 15
Certificação: Sim


Produção de Videoaulas

Objetivos do Curso:
Apresentar os principais recursos, bem como método para professores/as da UEM (efetivos e colaboradores) interessados em ministrar aulas na modalidade a distância, desmistificando a perspectiva de que a aula a distância deve ser ministrada da mesma maneira que a aula presencial.

Link: http://moodle3.nead.uem.br/course/view.php?id=1052
Tutorial sobre gravação de videoaulas em casa. Autora: Lizandra Cortez Gomes Ferreira (jornalista do NEAD/UEM)

Link: https://www.youtube.com/watch?v=0isBAOW4CQQ
Descrição (resumida): Audiovisual na Sociedade Tecnológica; Introdução à Linguagem Audiovisual; Linguagem Audiovisual; Fotografia, Cinema e Televisão; Audiovisual e Educação no Brasil; Audiovisuais na Escola. Sem tutoria.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 60
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Introdução a Videoaulas; Planejando sua Vídeoaula: o Roteiro; Gravando e Disponibilizando Videoaulas. Sem tutoria.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 40
Certificação: Sim


Educação a Distância – conceitos

Descrição (resumida): Conceitos; EaD no Brasil; Tecnologias. Sem tutoria
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 25
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Introdução; - O Que é a Educação a Distância; - A Educação a Distância na Perspectiva Histórica; - Vantagens e Desvantagens do Ensino a Distância; - Ensino a Distância x Ensino Presencial;- Elaboração de Projetos Pedagógicos para Cursos a Distância; - O E-learning; - O B-learning; - Desafios para o Ensino a Distância; - Futuro do Ensino a Distância.
Link: https://www.ginead.com.br/curso/372/educacao-a-distancia
Carga horária: 80
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Não basta ter conteúdo, tem que conversar; Organizando o Curso; Produzindo o Conteúdo do Curso; Equívocos Gerais. Sem tutoria.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 30
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Apoio ao Presencial, Híbrido e a distância; MOOC e SPOC; Aprendizagem Centrada no Professor e no Aluno; Sala de Aula Invertida. Sem tutoria.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 20
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Planejamento das disciplinas voltadas ao ensino presencial e a distância via plataforma Moodle.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=53
Carga horária: 20
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Conhecer mais sobre a taxonomia de Bloom. Apresentação de conteúdos teóricos e práticos que podem auxiliar durante o planejamento e a prática.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=7
Carga horária: 10
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Modelos didáticos; tecnologias da informação e comunicação (TIC) coo recursos didáticos; máquina fotográfica, retroprojetor, TV e vídeo/DVD; Computador, Pendrive; Internet; Smartphones; Jogos computacionais como objetos de aprendizagem; gameficação do ensino; sala de aula invertida; resumo.
Link: https://eskadauema.com/mod/book/view.php?id=1751&chapterid=145
Carga horária: 90
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Contextualização; Como fazer um curso com horas a distância?; Elaborando o PPC; Implantando o Curso. Sem tutoria.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 20
Certificação: Sim
Descrição (resumida): O ensino híbrido na perspectiva de Norman Vaughan, do Departamento de Educação da Universidade Mount Royal, Canadá.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=8
Carga horária:2
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Contextualização; Plataformas de cursos MOOC; Vamos fazer um MOOC?; MOOCs no IFRS. Sem tutoria.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 30
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Conceitos sobre educação aberta; recursos educacionais abertos; licenças flexíveis de produção; remix e disponibilização de recursos educacionais.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/course/view.php?id=43
Carga horária: 10
Certificação: Sim
Descrição (resumida): O curso trabalha habilidades para que você possa atuar como conteudista de cursos virtuais. O Módulo 1 apresenta uma visão panorâmica acerca das etapas de produção de um curso online e destaca a função do conteudista nesse processo. O Módulo II, em breve, instruirá sobre como definir os objetivos de aprendizagem de um curso, elemento central para a seleção e confecção dos conteúdos pedagógicos.
Link: https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos
Carga horária: 5
Certificação: Sim
Descrição (resumida): O curso de Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line apresenta como utilizar ferramentas para a execução de atividades de Coordenação e oferta de cursos On- line. Este Curso tem a finalidade de habilitá-lo para atuar como Coordenador Pedagógico em EaD. Sua estrutura está configurada em tês módulos que abordam conhecimentos relacionados aos aspectos gerais da EaD, aspectos administrativos, pedagógicos e tecnológicos da atividade de coordenação de curso On-line. Os conteúdos dos módulos são fundamentados em conceitos e concepções específicas da modalidade de Educação a Distância. É importante observar que o termo "Educação a Distância" será tratado, ao longo do conteúdo, como "Educação On-line", tendo em vista que é o vocábulo mais contemporâneo.
Link: https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos
Carga horária: 20
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Histórico da informática educativa no Brasil; O uso do computador na escola como recurso pedagógico; A importância da capacitação e do papel do funcionário da educação; O uso da internet na educação.
Link: https://www.ginead.com.br/curso/69/informatica-aplicada-a-educacao
Carga horária: 60
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Tecnologia Assistiva; Ajudas Técnicas; Processo Básico de Avaliação de Tecnologia Assistiva; Organização de Serviço de TA na Modalidade "Recursos de Acessibilidade ao Computador"; Profissionais que Poderão Auxiliar no Projeto; Como Introduzir Comandos?; Como Escolher o Acionador mais Funcional Para o Seu Aluno?; Como Perceber as Respostas Emitidas pelo Computador; Processamento das Informações - Mobiliário - Equipamentos - Softwares - Cursos de capacitação - Conclusão
Link: https://www.ginead.com.br/curso/492/tecnologia-assistiva
Carga horária: 60
Certificação: Sim


Avaliação em EaD

Descrição (resumida): A avaliação, tipos e características; a avaliação formativa; a avaliação formativa na perspectiva de avaliação em processo; as especificidades da avaliação no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=54
Carga horária: 20
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Conhecer a concepção de dificuldades de aprendizagem, causas, tipos e formas de intervenção educacional.
Link: https://eskadauema.com/mod/page/view.php?id=250&forceview=1
Carga horária: 45
Certificação: Sim


Mediação entre aluno e professor na EaD

Descrição (resumida): Voltado a professores e tutores, apresenta estratégias de mediação em fóruns de discussão online com a finalidade de subsidiar práticas docentes capazes de potencializar a aprendizagem colaborativa entre os estudantes.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/course/view.php?id=46
Carga horária: 2
Certificação: Sim


Materiais Didáticos na EaD

Repositório de materiais didáticos produzidos para os cursos da modalidade de Educação a Distância da UEM, compartilhado com toda a comunidade interna da UEM (docentes, alunos e técnicos).
Para acessar, informe o seu usuário e senha institucional.

Link: http://midias.nead.uem.br/repositorio
Descrição (resumida): Curso sobre Recursos Didáticos Digitais; Repositórios e Materiais Didáticos Prontos; Direito Autoral.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 20
Certificação: Sim


Ferramentas tecnológicas para práticas pedagógicas em EaD

Descrição (resumida): Conhecer alguns aplicativos como recursos pedagógicos; possibilitar e experimentar alguns aplicativos utilizados em práticas pedagógicas.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/course/view.php?id=24
Carga horária: 10
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Blog; Blogs na Educação; Blog como Recurso; Blog como Estratégia Pedagógica; Blogs: outras possibilidades; Criação de Blog; Postagem com Texto e Imagem; Postagem com Texto e Vídeo; Alterando o Blog. Sem tutoria
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 20
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Aprendizagem por pares - peer instruction; Gamificação - gamification; Aprendizagem com Baseada em Problemas - ABP; Design Thinking - DT. Sem tutoria.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 20
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Elaboração de Material Didático; Ferramentas para Criação de Materiais. Sem tutoria.
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 20
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Conhecendo os conceitos de Gamificação; Gamificação na Prática; Gamificando seu Curso no Moodle. Sem tutoria
Link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=80
Carga horária: 30
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Conhecer a linguagem da programação Scratch em elaboração de aplicações pedagógicas simples.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/enrol/index.php?id=62
Carga horária:30
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Colaboração e aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem; conceituação de wiki e tipos principais; potencial de wiki na educação e a wiki do Moodle.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/course/view.php?id=17
Carga horária: 10
Certificação: Sim
Descrição (resumida): Características da vídeoaula; utilização do YouTube como ferramenta de monitoramento do desempenho; produção de aula e de canal no YouTube.
Link: https://cursos.poca.ufscar.br/course/view.php?id=10
Carga horária: 10
Certificação: Sim
Vimeo é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que permite aos usuários fazer upload e assistir a vídeos longos e de alta qualidade e armazenamento para uso posterior. Sua versão mais aprimorada tem custo.

Tutorial
Plataforma de comunicação, desenvolvida pela Google, que inclui imagem, som , mensagens instantâneas.

Tutorial
Plataforma de vídeo conferencia ou conferencia na Web, permite comunicação em áudio em tempo real.
Serviço gratuito da RNP para instituições que integram a rede CAFE, onde docentes, técnicos e alunos, com o usuário institucional da UEM, conseguem abrir sua própria sala online, para reuniões, apresentação de trabalhos e conferências.
Link do Serviço: https://conferenciaweb.rnp.br

Tutoriais
Zoom Cloud Meetings é um aplicativo para smartphone. É possível fazer conferências por vídeo com até 25 pessoas.

Tutoriais
Cria uma sala de aula, adiciona seus alunos por e-mail, e elabora tarefas .É possível anexar links e arquivos, e adicionar data de conclusão dessa forma, a tarefa entra na agenda compartilhada da sala. aluno anexa o trabalho pronto e envia para o professor.O professor também pode publicar um aviso aos alunos, ou fazer uma pergunta (dissertativa ou de múltipla escolha). Pode ser utilizado em smartfones.

Tutoriais e Material Relacionado
Ferramenta online para formatação de imagens. Além de ser muito intuitivo, oferece diversos recursos gratuitos para a criação de elementos direcionados a provas e avaliações, além de auxiliar na criação de imagens para uso nas aulas e comunicação com os alunos.

Tutoriais e Material Relacionado
Permite que estudantes e professores criem documentos, apresentações, planilhas e afins e compartilhem esses conteúdos com outras pessoas. Seus trabalhos são automaticamente salvos conforme são criados.

Tutoriais e Material Relacionado


Plataformas de Cursos (gratuitos) - Diversas Áreas do Conhecimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (MEC)
http://avamec.mec.gov.br/
Repositório de Materiais Didáticos da CAPES / MEC
https://educapes.capes.gov.br/
Plataforma de cursos abertos disponíveis na Universidade Virtual do Paraná
https://www.uvpr.pr.gov.br/cursos/cursos-abertos
Carga horária: varia de acordo com o curso
Certificação: Sim
Plataforma de cursos abertos criado pela Universidade Estadual do Maranhão . Disponível também para smartphones
https://eskadauema.com
Carga horária: varia de acordo com o curso
Certificação: Sim
Plataforma de cursos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, da Universidade Federal de São Carlos –UFSCar. Também aceita proposta de cursos contato@poca.ufscar.br
https://cursos.poca.ufscar.br
Carga horária: varia de acordo com o curso
Certificação: Sim
Plataforma de cursos da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul UFRGS.
https://lumina.ufrgs.br
Carga horária: varia de acordo com o curso
Certificação: Sim
Escola Virtual de Governo (EVG) cursos das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública
https://www.escolavirtual.gov.br/catalogo
Carga horária: varia de acordo com o curso
Certificação: Sim
Plataforma Moodlle do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38
varia de acordo com o curso
Certificação: Sim
Instituto de formação de cooperativismo solidário
https://ead.cresolinstituto.org.br/comunidade
Carga horária: varia de acordo com o curso
Certificação: Sim
Instituto Nacional de Ensino a Distância associado à ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância)
https://www.ginead.com.br
Carga horária: varia de acordo com o curso
Certificação: Sim
A Unieducar – Universidade Corporativa . Cursos de menor carga horária gratuitos podendo ser pagos em uma versão mais completa.
https://unieducar.org.br/catalogo/micro-cursos-gratuitos-com-certificacao
Carga horária: 04 (possibilidade de aumentar com custo adicional)
Certificação: Sim
UNESP ABERTA – disponibiliza conteúdos em mais de 70 temas, nas áreas humanas exatas e Biológicas.
https://unespaberta.ead.unesp.br
Carga horária: varia de acordo com o curso
Certificação: Não
         
Compartilhar