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Guia Estudantil
da EaD da UEM

Estamos muito felizes com o seu ingresso em nossa instituição. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) possui uma longa história de sucesso nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A partir desse momento, você carregará conosco o nome do estudante UEM, sendo co-responsável pelo sucesso do seu curso.
Convidamos você a ler atentamente esse manual para conhecer alguns aspectos que envolverão a sua vida acadêmica durante o período de sua graduação em nossa Instituição. Vale lembrar que aqui estão as principais informações a respeito do funcionamento legal da UEM, tratadas no âmbito de toda a universidade. Nesse sentido, as especificidades, e/ou outras informações que não estiverem contidas neste guia, poderão ser esclarecidas diretamente com o/a coordenador/a ou com a secretaria do seu curso. Assim, nossa intenção com esse manual é apresentar como funcionam os cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD) e indicar os caminhos que devem ser seguidos para resolver suas dúvidas de maneira mais ágil, além de informações úteis, que irão nortear toda sua trajetória na graduação.
Esperamos que você tenha um excelente aproveitamento acadêmico. Boa Leitura!
Sucesso e conte sempre conosco!
Equipe NEAD/UEM.
A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)
está sediada na Avenida Colombo, 5790 - Zona 7, Maringá, PR, CEP 87020-900, é originária das seguintes faculdades: Faculdade de Ciências Econômicas (28 de agosto de 1959), Faculdade de Direito (21 de dezembro de 1965), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (24 de dezembro de 1966), além do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (5 de novembro de 1969). Nesse conjunto de faculdades que começaram a funcionar desde finais da década de 1950 temos a origem da UEM.
Contudo, o seu reconhecimento, enquanto instituição de ensino superior público, chegou anos mais tarde, como Fundação Universidade Estadual de Maringá, quando o Decreto 77.583/1976 autoriza, por lei estadual em 6 de novembro de 1969, o seu funcionamento pleno.
No ano de 1991, a Universidade Estadual de Maringá torna-se uma autarquia estadual, tendo a sua condição de autarquia até os dias atuais, na sua condição de instituição autônoma e patrimônio do Estado do Paraná.
De lá para cá, a Universidade Estadual de Maringá está presente em vários municípios do Estado do Paraná (Figura 1), possuindo campi nas cidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama, e extensões nos distritos de Floriano (Maringá - Centro de Piscicultura) e Iguatemi (Maringá - Fazenda Experimental) e na cidade de Porto Rico (Centro de Pesquisa em Porto Rico - Nupélia).
Hoje a Universidade Estadual de Maringá (UEM) conta com 70 cursos de graduação, distribuídos em seis campi regionais e trinta e três polos de Educação a Distância. É destaque também na pós-graduação: são 40 especializações e residências, 55 cursos de mestrado e 29 de doutorado.

Fonte: ASC
1.1. Missão e visão de futuro
Conforme estabelecido na Resolução 021/2005-COU, a UEM tem como missão e visão do futuro:

UEM nos anos 70. Fonte das Imagens: ASC.
2.1. A EaD
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de educação em que estudantes e universidades conseguem romper as barreiras físicas-geográficas e temporais, tornando possível a construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) a EaD é compreendida como uma modalidade educacional rica em possibilidades para aqueles estudantes que, devido a uma rotina não tão-flexível e/ou local de residência, estariam fora dos ciclos acadêmicos. E é assim que a EaD surge no Brasil, com o objetivo de interiorizar e democratizar o acesso público ao ensino superior. Hoje a EaD ainda carrega em seu seio essas características fundacionais, mas também tem se tornado uma opção para aqueles que se adaptam melhor às vantagens dessa modalidade.
Fonte das Imagens: ASC.
2.2. O NEAD
Bloco H01 - NEAD - Campus Sede da UEM
Fonte: ASC/UEM
O Núcleo de Educação a Distância da UEM (NEAD), localizado no bloco H01, do campus sede da UEM, foi criado no ano de 2012 por meio da Resolução Nº 03/2012-COU, embora as primeiras atividades envolvendo a modalidade de educação a distância na UEM foram iniciadas no ano de 2000.
O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) é um órgão suplementar da UEM. Sua missão é planejar, coordenar, organizar, desenvolver e acompanhar as atividades pedagógicas e administrativas dos cursos e programas da modalidade EAD da UEM, através de suporte técnico, pedagógico e tecnológico aos departamentos e órgãos da instituição.
A UEM, com apoio do NEAD, estabeleceu parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferecendo atualmente sete cursos em nível de graduação. São eles:
· Administração Pública;
· Ciências Biológicas;
· Física;
· História;
· Letras (português/inglês);
· Pedagogia;
· Tecnologia em Gestão Pública.
No nível de ensino da Pós-Graduação (Lato sensu), estão sendo ofertados no momento os seguintes cursos:
· Anatomia e Histologia Humana;
· Atendimento Educacional Especializado (AEE);
· Biotecnologia;
· Ciências Forenses (RESTEC);
· Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
· Gestão de Ambientes de Aprendizagem (PDE);
· Gestão em Saúde Pública (RESTEC).
O NEAD atua também na oferta de cursos e eventos de extensão, cursos de capacitação, além de prestar suporte técnico, pedagógico e tecnológico a programas, projetos e atividades da UEM, que atendem tanto à comunidade interna quanto à externa..
3.1. Número do R.A. e carteirinha
Após a matrícula, você recebeu um e-mail com o número do RA (Registro Acadêmico). Ele será seu "Registro Geral (RG)", sua identificação, dentro da Universidade e é muito importante tê-lo anotado em um local de fácil acesso.
*Caso não tenha recebido este e-mail você pode descobrir seu RA neste link a seguir:
https://www.npd.uem.br/senha/buscara.php
OBS: É muito importante que você faça a carteirinha de estudante. Esse documento estudantil lhe garante o direito da utilização dos benefícios descritos na Lei da Meia Entrada, permitindo que você tenha desconto em programas como teatro, eventos educativos, shows, bem como, desconto em passagens de ônibus.
3.2. O e-mail institucional
Seu R.A. também dará acesso ao seu e-mail da UEM (uma conta do Google), que é formado pelo prefixo “R.A.” + o número (exemplo: o RA nº 123456, ficando dessa forma: ra123456@uem.br).
Se você não sabe ou quer trocar de senha, acesse o endereço eletrônico a seguir:
http://monaco.uem.br/senha/geraenvsenha.php
OBS: Em alguns casos, ao informar o e-mail institucional, o usuário pode ser solicitado a escolher entre a conta institucional ou uma conta individual. Nesse caso, selecionar a conta institucional.
Importante: Essa é uma conta do Google G Suíte For Education Workspace paga pela UEM para que você possa desfrutar de todos os benefícios presentes neste pacote.
Desse modo, além do e-mail institucional, você poderá utilizar outros recursos do Google, como Google Agenda, Google Drive (armazenamento compartilhado), Google Docs (editor de textos, planilha, apresentação), Google Meet (mensagens de áudio e vídeo), Google Groups (fóruns e listas de discussão), entre outros.
4.1. Projeto Político pedagógico do Curso (PPC)
Embora os cursos de graduação em funcionamento na Universidade sejam diferentes e tenham especificidades próprias de organização e funcionamento, sistematizamos um conjunto de princípios a serem aplicados a todos, no sentido de viabilizar um trabalho ordenado, articulado e contínuo, visando à qualidade da EaD.
Acesse o link abaixo para acessar informações do seu curso e do projeto pedagógico:
https://portal.nead.uem.br/site/home/cursos#graduacao
4.2. Horário e frequência no polo
O estudante da EaD não tem um horário de aula com todas as disciplinas como os do presencial, porém possui um dia específico na semana no período noturno e aos sábados pela manhã (se necessário), que são os destinados às atividades a serem realizadas no polo.
A frequência presencial do estudante da EaD é realizada quando ocorre sua ida ao polo e a frequência on-line é registrada automaticamente toda vez que o estudante acessa o Moodle.
O estudante da modalidade de Educação a Distância precisa realizar algumas atividades presenciais que estarão vinculadas ao seu polo presencial de apoio. Essas atividades são disponibilizadas a partir de um calendário prévio, para que haja a organização por parte do estudante para que possa frequentá-las.
Alguns exemplos, são as provas e as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado (quando se tratar de um curso de licenciatura), bem como outras atividades acadêmicas que exigirem a presença física no polo.
Fonte das Imagens: ASC.
4.3. Acesso às aulas e as atividades - Moodle
Na UEM, usamos o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Essa plataforma é usada para realizar todas as atividades de cada disciplina, você encontrará materiais de apoio como livros, artigos, links para websites, videoaulas e poderá interagir nos fóruns de discussão e aulas síncronas (ao vivo). Neste ambiente, você enviará atividades e trabalhos, responderá questionários, pesquisas e também receberá feedback sobre o resultado das avaliações e acompanhará as notas obtidas.
O acesso no Moodle será realizado com o seu usuário institucional, que é gerada e enviado ao e-mail do aluno, no ato da matrícula na instituição. O link da Plataforma Moodle da EAD na UEM é:
O NEAD também preparou uma série de tutoriais para ajudar você estudante a se ambientar de forma rápida e objetiva na plataforma. É muito importante assistir esses vídeos. Se quiser acessá-los, clique no link a seguir:
4.4. Matrícula
A renovação de matrícula no curso, deverá ser efetuada exclusivamente via internet, é obrigatória a todos os alunos regulares que pretendem continuar seus estudos no ano letivo seguinte, inclusive para a modalidade EaD.
Fique atento aos prazos pois será desligado da UEM o aluno que não efetuar a renovação da matrícula no curso nos prazos estabelecidos.
Os alunos que perderam o prazo regular para a renovação ainda têm uma segunda chance, para efetivar como retardatário, em prazo estipulado no Calendário Acadêmico publicado na página da DAA, com pagamento de multa.
4.5. Calendário Acadêmico
O calendário acadêmico da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é estabelecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) e define o ano letivo e sua divisão em semestres, os recessos acadêmicos, o período das férias letivas, das atividades de ensino e determina os prazos para as rotinas acadêmicas (solicitações, transferências, trancamentos, etc.).
O calendário acadêmico pode ser visualizado no link a seguir:
4.6. Prazo Máximo para cursar a graduação
Existe um prazo máximo, que difere entre os cursos, para a realização de cada curso e, após esse período, o estudante jubila (é automaticamente desligado do curso). Esse prazo consta no PPC do curso.
4.7. Realização de Estágios
A Universidade Estadual de Maringá participa de duas modalidades de estágio, a saber, o estágio não-obrigatório (remunerado) e o estágio curricular supervisionado (obrigatório e não remunerado). No Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), o estudante poderá saber a partir de que ano ele pode realizar o estágio não-obrigatório e deve realizar o estágio obrigatório. O coordenador e a secretaria do curso podem auxiliar nas dúvidas referentes aos estágios.
OBS: O estágio curricular supervisionado deve ser realizado obrigatoriamente na cidade polo na qual o estudante encontra-se matriculado. A Divisão de Estágios (ETG) é responsável pela gestão administrativa pertinente ao Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Graduação da UEM. Para maiores informações sobre a documentação do Estágio não-obrigatório, bem como do Estágio Curricular Supervisionado (obrigatório), consulte essa divisão.
4.8. Realização de atividades complementares (AAC)
Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) são componentes curriculares, previstos pelo MEC em quase todas as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação. Visam ampliar e enriquecer a sua vivência acadêmica e incluem atividades acadêmicas diversas como monitorias, cursos de extensão em áreas afins a de sua formação, visitas técnicas monitoradas, participação em atividades científicas, como congressos, conferências, palestras, workshops etc., ou de natureza cultural, como peças teatrais, filmes, etc.
A quantidade de horas a serem cumpridas é variável entre os cursos. Desse modo, uma informação precisa sobre a quantidade de horas a serem realizadas pode ser questionada ao coordenador ou à secretaria de curso. O cumprimento das horas complementares é requisito fundamental para a conclusão do curso, ou seja, se o aluno não cumprir toda a carga horária de AAC exigida, não poderá colar grau.
A comprovação da atividade realizada (certificado) deve ser encaminhada via SAV à coordenação do curso, como solicitação, que será validada (ou não) como AAC.
4.9. Edital Permanente
O Edital permanente permite ao estudante solicitar a realização de avaliações presenciais do ano (letivo ou civil) em um dos polos UAB/UEM diferente do que encontra-se matriculado. O formulário de solicitação é divulgado na plataforma Moodle pela secretaria do curso.
4.10. Realização de atividades de extensão obrigatórias
A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. Passa a ser obrigatório a partir do ingresso acadêmico de 2023 uma porcentagem das atividades acadêmicas em formato de extensão.
Devido às especificidades de cada curso elas foram organizadas dentro de uma estrutura que melhor pudesse contribuir com a formação estudantil. Desse modo, é necessário perguntar ao seu coordenador de curso, como ocorrerá a curricularização, uma vez que ela será realizada de modo presencial.
4.11. Acompanhamento de notas e avaliações
O estudante da EaD pode acompanhar as suas notas no ambiente Moodle. Nele, o tutor postará todas as notas das disciplinas em que foram realizadas atividades e avaliações. As notas constantes do Moodle são importadas para o sistema acadêmico geral da universidade, chamado Secretaria Acadêmica Virtual (SAV) disponível em:
Após o término do semestre/ano você sempre deve verificar na SAV se as notas importadas do Moodle estão corretas. As notas oficiais são aquelas que constam da SAV. Em caso de possível erro (diferenças entre notas do Moodle e SAV) entrar em contato com a secretaria e/ou o coordenador do curso.
O cálculo das notas, bem como o peso de cada avaliação, será feito de acordo com o disposto nos critérios de avaliação de cada disciplina, constando também no guia didático de cada disciplina.
Vale destacar que as notas das disciplinas disponíveis no Moodle são importadas para a SAV algum tempo depois do encerramento da disciplina.
4.12. Disciplinas reprovadas
As disciplinas reprovadas são cursadas na forma de dependência nos anos subsequentes. Os acadêmicos devem solicitar à coordenação do curso, via secretaria do curso, a(s) disciplina(s) que deseja cursar como dependência.4.13. Dispensa de Disciplinas
Disciplinas cursadas em outros cursos de graduação e que possuam conteúdo programático semelhante a, no mínimo, 80% do programa da disciplina do curso, permitem que o aluno solicite equivalência, com dispensa da disciplina. Para essa solicitação (via SAV) é necessário preencher o formulário próprio de solicitação e anexar o histórico escolar do aluno junto com o programa da disciplina cursada anteriormente (exceto para disciplinas cursadas na UEM).5.1. Secretaria
Todos os cursos possuem uma secretaria para tratar de assuntos relacionados à graduação. No caso da EaD, embora tenhamos-a em um espaço físico, devido à distância geográfica dos polos e da Sede da Universidade, os contatos são realizados, em sua maioria, por telefone ou por e-mail. Acessando o link abaixo pode ter acesso as informações de contato da secretaria do seu curso:
5.2. Secretaria Virtual (SAV)
A maioria das solicitações dos alunos devem ser feitas na Secretaria Acadêmica Virtual (SAV). Lá é possível consultar notas, faltas, horas cadastradas de Atividades Acadêmicas Complementares (AAC), histórico escolar (resumido), equivalências de disciplinas, histórico escolar oficial, rematrícula, afastamento (licenças saúde, maternidade) entre outros. Confira mais detalhes no tutorial disponível no link abaixo:
Todos os estudantes podem utilizar a Biblioteca Central (BCE) presencialmente que está localizada no câmpus sede, mas também poderá utilizar as bibliotecas dos câmpus regionais, bem como, a nossa biblioteca virtual Minha Biblioteca, uma plataforma de e-books, contendo mais de 10 mil títulos nas diversas áreas do conhecimento.
Para acessar a Minha Biblioteca é necessário solicitar seu cadastro pelo link a seguir:
Após validado, você receberá no e-mail institucional (@uem.br) a confirmação do seu LOGIN e SENHA de acesso.
No site da BCE você encontrará mais informações e formas de utilização da Biblioteca:
Fonte das Imagens: ASC.
7.1. WhatsApp Informes Nead
Para facilitar e agilizar a comunicação com os estudantes, a equipe do NEAD conta com um grupo exclusivo para envio de comunicados. Se você ainda não participa, acesse o link abaixo para entrar:
7.2. Divisão de Tecnologias do NEAD (TIC)
Responsável pelo suporte técnico da Plataforma Moodle.
E-mail: tic-nead@uem.br
Telefones: (44) 3011-4528 / (44) 3011-4090 (WhatsApp)
7.3. Outros Contatos
Acesse o link abaixo do portal do NEAD, para ter acesso a todos os contatos do NEAD e dos cursos ofertados na modalidade (EAD):

Fonte das Imagens: ASC.