FALECIMENTO DO AMIGO E PROFESSOR DA UEM, JAIRO DE CARVALHO
09/04/2021 - Novidades


É com imensa tristeza que o Núcleo de Educação a Distância – NEAD/UEM comunica o falecimento do seu amigo e servidor, Jairo de Carvalho. Ele faleceu dia 09 de abril, após ser diagnosticado com câncer generalizado e não resistir à doença. Aos 61 anos de idade, Jairo deixa esposa, filha, amigos, familiares e um grande legado para a Universidade Estadual de Maringá.

A história de Jairo com a UEM é quase intrínseca. Além de sempre ter morado nas redondezas da Instituição, no início década de 1980 ele entrou no curso de História e, como presidente do Diretório Central dos Estudantes, em 1984, deixou sua contribuição na luta pela gratuidade do ensino superior no Estado do Paraná. Essa foi uma das ações pelas quais Jairo contribuiu com a Instituição dentro do movimento estudantil.

Em 1989, Jairo estreitou ainda mais a relação com a Universidade ao fazer parte do corpo docente. Especialista em Educação: Cultura Africana, almejou a UEM cada vez mais diversa e democrática. Carvalho atuou na instalação do cursinho pré-vestibular para alunos negros e trabalhou na criação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros. Sua contribuição foi essencial para se reconhecer que havia muito a ser feito pela igualdade racial no Ensino Superior.

As lutas e os sonhos de Jairo de Carvalho por uma sociedade mais justa ultrapassavam os portões da Instituição e das dependências da zona 07. Em 1982, ele foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores e em 1992 concorreu como vice-prefeito na chapa com o professor Aníbal Sanches Moura. Desde 1996 Jairo atuou como professor de história no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e acompanhou de perto a aprovação da lei 10.639/2003, em que estabelece o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Jairo também foi presidente do grupo Teatro Maringaense Independente (Temi) e fundador da Associação Consciência Negra de Maringá

No Nead-UEM, atuou desde 2006 junto à Divisão de Tecnologia da Informação (TIC), o qual dava suporte à Plataforma Moodle, sanando dúvidas de alunos e professores(as), coordenadores(as) de curso, coordenadores(as) de polo, bem como do próprio Núcleo.

Além do Jairo profissional, o Nead-UEM lembra do Jairo amigo e sempre disposto a ajudar e compartilhar conhecimento e bons momentos. A equipe do Nead se solidariza com sua família, entes queridos e amigos nesse momento de sua partida repentina.

O último registro que temos do amigo Jairo de Carvalho foi sua participação na live da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), em que deu uma verdadeira aula de história e consciência sobre o Protagonismo Negro na Instituição. Jairo de Carvalho deixa um imenso legado de lutas sociais e raciais para toda a comunidade.

Confira a participação de Jairo no link: https://www.youtube.com/watch?v=bLAbp03VH7c



Voltar