ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PROINTE
04/08/2021 - Novidades


O Programa de Integração Estudantil (PROINTE) caracteriza-se por suas atividades de ensino, de extensão e de apoio acadêmico aos estudantes e tem a finalidade de desenvolver ações no âmbito pedagógico, integrando professores, estudantes e a comunidade externa. Nesse contexto, um dos objetivos do PROINTE consiste em oferecer subsídio, aos acadêmicos desta Universidade, durante a formação acadêmica. As Oficinas do PROINTE são ofertadas em quatro áreas: Francês Instrumental, Inglês Instrumental, Língua Portuguesa e Matemática Básica.Também estão sendo ofertadas vagas para a oficina Português como Língua Estrangeira. Não há necessidade de qualquer tipo de pré-requisito para se inscrever em qualquer uma das oficinas oferecidas.

As aulas das oficinas iniciam a partir do dia 06 de setembro, e a oficina de Português para Estrangeiros, dia 10, elas serão disponibilizadas na Plataforma Moodle. Cada aluno pode se matricular em uma oficina por semestre. As oficinas têm duração de 24 horas e são emitidas declarações de participação para os que concluírem o curso com, no mínimo, 75% de frequência, e atenderem o cumprimento mínimo das tarefas.

As oficinas são oferecidas desde 2015, duas vezes por ano, recebendo mais de 3.500 inscrições entre acadêmicos da graduação, da pós-graduação, funcionários da UEM e membros da comunidade externa. As oficinas são preparadas e ministradas por acadêmicos do curso de Letras e da Matemática sob orientação de professores das respectivas áreas. Não é um curso de línguas nem de matemática, mas tem o propósito de oferecer subsídios para que as pessoas tirar dúvidas e aprender mais.

Essa parceria começou em 2019, em que foram disponibilizadas vagas para os alunos da EaD e das extensões da Universidade. "Essa iniciativa entre o Prointe e o Nead foi essencial para que os alunos pudessem ser atendidos em suas necessidades e dificuldades com relação à matemática básica e língua portuguesa, além de terem acesso às oficinas de inglês e francês insstrumental. As oficinas do Prointe de forma remota propiciou a inclusão e o acesso dos alunos a esse programa que até então não tinha adesão daquele público. No cenário da pandemia da Covid-19, sentimos a necessidade de ampliar a oferta dessas oficinas aos alunos dos cursos de graduação presencial e pós-graduação da Uem com o intuito atender a todos que tenham interesse nas conteúdos das oficinas”, afirma a professora. Josimayre Novelli, diretora do Nead.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 31 de agosto. Para participar é só acessar o site de eventos do Nead-UEM: https://portal.nead.uem.br/eventos/



Voltar