A biotecnologia constitui-se, na atualidade, em uma área de inquestionável prioridade nacional e internacional, tendo em conta o lugar que hoje ocupam os avanços científicos, na interface das ciências da vida e exatas, para o efetivo desenvolvimento de novas tecnologias e dos processos de transferência do saber produzido para a sociedade. Pela sua natureza intrinsecamente interdisciplinar e pelas suas potencialidades de aplicação, a biotecnologia afigura-se como um espaço notadamente fértil, onde é possível buscar e divulgar os conhecimentos teóricos e aplicados nas indústrias de alimentos, farmacêutica, produção de energia, meio ambiente e agropecuária.
Até o início da década de 70, a biotecnologia era aplicada, basicamente, na indústria de alimentos. Com o advento da Tecnologia do DNA Recombinante (TDR), ocorreu um grande incremento na agroindústria, notadamente na obtenção de plantas transgênicas. Além de aplicações na agricultura, a clonagem e a transgenia animal estão, cada vez mais, despontando no cenário científico internacional. A Biologia Molecular teve um avanço muito grande nesta última década, com o emprego das TDR na melhor compreensão de genomas.
A maior parte dos docentes proponentes são lotados no Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular e Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Ambiental, os quais acumularam experiência no campo da Biotecnologia, com as ofertas dos seguintes cursos: a) modalidade presencial: 2004 - Curso de Especialização em Biotecnologia com Ênfase em Meio Ambiente e Saúde; 2005 - Curso de Especialização em Biotecnologia com Ênfase em Agroindústria; 2006 a 2009 - Curso de Especialização em Biotecnologia Aplicada a Agroindústra. b) modalidade à distância - 2010 a 2014 do Curso de Especialização em Biotecnologia. Com o curso à distância foi possível atender profissionais de todos os estados brasileiros.
Os profissionais das diversas áreas de atuação como os Biólogos, Zootecnistas, Agrônomos, Veterinários, Farmacêuticos, Engenheiros de alimentos, Engenheiros de Produção, Tecnólogos, dentre outros, após algum tempo no campo de trabalho, precisam se manter atualizados com relação à biotecnologia moderna e as novas abordagens da Biologia Molecular, bem como reciclarem conhecimentos nas disciplinas - base dessa área, para desempenhar a contento a sua atividade profissional em acordância com os novos conhecimentos produzidos, o que justifica a oferta deste curso que tem como principal objetivo a atualização e o aprofundamento de conhecimentos referentes a biotecnologia.
A disciplina de Iniciação à Pesquisa orienta os referidos participantes, para o exercício de atividades de pesquisa, necessários na construção das habilidades básicas para compreensão e atuação consciente na sociedade. As aulas práticas demonstradas em vídeo, e particularmente os artigos que serão realizados, visam colocar os participantes do presente curso, em contato direto com as investigações científicas existentes em nosso Departamento, que buscam contribuir para o esclarecimento das questões que preocupam a comunidade científica. A Metodologia de Ensino Aplicada à Biotecnologia (Metodologia da Ação Docente em Biotecnologia) fornece a fundamentação necessária ao Biotecnólogo para atuar no Ensino Superior.