Coordenação
Prof.ª Dr.ª Rosângela Celia Faustino
Contato do curso
aee.esp.uab@uem.br
Inscrições: 01 a 10 de julho de 2024
Confira o edital com as diretrizes do processo de seleção (clique aqui)
Objetivo Geral:
- Formar professores para atuar em programas e instituições de educação especial.
Objetivos Específicos:
- Propiciar aos professores conhecimentos que possibilitem atender alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- Contribuir para a organização de uma prática pedagógica voltada para a diversidade.
- Promover a interlocução entre as situações vivenciadas pelos professores no cotidiano escolar e conteúdos específicos relacionados ao AEE.
Público Alvo: Ser graduado em curso reconhecido pelo MEC (preferencialmente licenciado), professor ou profissional em efetivo exercício em redes públicas de ensino, atuando em salas de aulas regulares ou salas de recursos multifuncionais.
Duração do curso: 18 meses
Vagas: 650
Polos de Apoio Presencial: Apucarana, Arapongas, Assaí, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Flor da Serra do Sul, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Itambé, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguapitã, Londrina, Nova Londrina, Palmital, Paranavaí, São João do Ivaí, Sarandi, Siqueira Campos, Tamarana, Ubiratã, Umuarama.
Estrutura Curricular
Componente Curricular (Disciplina) |
Carga Horária (H) |
Introdução à Educação a distância |
30 |
Inclusão e Atendimento Educacional Especializado |
45 |
Transtornos Funcionais Específicos |
30 |
Deficiência Física |
30 |
Deficiência Sensorial: visual, surdez, surdocegueira |
45 |
Transtornos Globais do Desenvolvimento |
45 |
Altas Habilidades/Superdotação |
30 |
Deficiência Intelectual |
30 |
Organização, princípios e práticas do Serviço de Atendimento Educacional Especializado |
45 |
Metodologia da Pesquisa |
30 |
Total Curricular |
360 |
Monografia |
30 |