Núcleo de Educação a Distância

Aperfeiçoamento da Prática Docente em Matemática nos Anos Iniciais

Novo Curso para oferta no ano de 2025.

Previsão de Processo Seletivo: 150 vagas  - Prorrogada pela CAPES.

Polos e vagas: BELA VISTA DO PARAÍSO (30), CIANORTE (30), GOIOERE (30), NOVA LONDRINA (30), UBIRATÃ (30)

 

Processo seletivo. Formação de Cadastro de Reserva. COORDENADOR - Curso de Especialização - EaD: 
 
Processo Seletivo. Formação de Cadastro de Reserva. Professor FORMADOR - Curso de Especialização - EaD: 
 
Processo Seletivo. Resultado Final Professores - Curso de Especialização - EaD: 
 

  

Estrutura curricular

Aperfeiçoamento da Prática Docente em Matemática nos Anos Iniciais

Coordenador: Prof. Dr. Eduardo de Amorim Neves - DMA/UEM

Apresentação

O curso de Especialização em Aperfeiçoamento da Prática Docente em Matemática nos Anos Iniciais, ofertado na modalidade a distância pela Universidade Estadual de Maringá, possui 420 horas de duração distribuídas ao longo de 15 meses e é voltado a professores do Ensino Fundamental I graduados em Pedagogia ou Matemática.Gratuito e financiado pela CAPES/UAB, busca qualificar docentes para o ensino de matemática alinhado à BNCC, promovendo a articulação entre teoria e prática e incentivando metodologias inclusivas e significativas. A formação abrange conteúdos como números e operações, álgebra, estatística, geometria, grandezas e medidas, educação financeira, robótica e pensamento computacional, além de avaliação e elaboração de propostas de ensino.As atividades são realizadas em ambiente virtual, com videoaulas, fóruns, leituras dirigidas e acompanhamento de tutores, visando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas que contribuam para a melhoria da aprendizagem nos anos iniciais.

Objetivo Geral

Fomentar o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais, articulando teoria e prática, com vistas à reflexão a respeito da práxis educacional e do trabalho em sala de aula.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver capacidade crítica e reflexiva a respeito das práticas de Ensino de Matemática nos Anos Iniciais;
  • Refletir a respeito da diversidade de conhecimentos que permeiam a sala de aula e seu impacto na prática pedagógica;
  • Discutir estratégias pedagógicas adequadas às características das crianças nesse estágio de desenvolvimento;
  • Refletir a respeito das Metodologias de Ensino de Matemática adequadas à faixa etária e contextos específicos dos Anos Iniciais;
  • Elaborar propostas de ensino que estimulem o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a compreensão dos conceitos matemáticos por meio das metodologias e estratégias de ensino de Matemática.

Estrutura Curricular (15 meses)

Nome da Disciplina Professor Responsável H/A*
Introdução à Educação a Distância e ao Ambiente Moodle Francisco Nogueira Calmon Sobral 15
Educação Matemática Inclusiva nos Anos Iniciais Fábio Alexandre Borges 30
Avaliação Emilly Gonzales Jolandek 30
Números, operações e álgebra Fábio Alexandre Borges 45
Números racionais Lucilene Lusia Adorno de Oliveira 45
Probabilidade e estatística Emilly Gonzales Jolandek 45
Grandezas e medidas Marli Schmitt Zanella 45
Geometria Mariana Moran Barroso 45
Educação financeira Francisco Nogueira Calmon Sobral 30
Robótica e Pensamento computacional Francisco Nogueira Calmon Sobral 30
Iniciação à pesquisa Fábio Alexandre Borges 30
Elaboração de propostas de ensino Mariana Moran Barroso 30
Carga horária total 420
Compartilhar