PEN E NEAD-UEM REALIZAM EVENTO DO FÓRUM DE COORDENADORES DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

A Pró-Reitoria de Ensino e o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá vão realizar o IV Seminário de Educação a Distância - ForUab/Paraná: políticas públicas de gestão e inovação da UAB.

O Evento é destinado aos Coordenadores de Polo vinculados à Universidade Aberta do Brasil, bem como coordenadores de curso, docentes e tutores  UAB.

O objetivo é manter a formação continuada, gerando a melhoria constante nos processos e na qualidade dos cursos da modalidade a distância. As atividades poderão ser realizadas entre os dias 09/09/2024 a 15/10/2024 de forma online. Porém, o Seminário terá encontro presencial nos dias 11 e 12 de setembro conforme a profgramação a seguir.

11 setembro 2024 (quarta-feira)

Local das Atividades Presenciais: Anfiteatro do Bloco B33 - Campus Sede da UEM.

8:00- 8h30: Recepção / café

8:30 - 9h:  ABERTURA OFICIAL DO EVENTO - Mesa de Autoridades

9:15 - 9h:35: APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA - Coral da UEM

9h40 – 10:30: PALESTRA DE ABERTURA "Práticas e cenários de inovação em educação on-line no ensino superior a distância", com Prof. Dr. Antonio Quintas Mendes (Universidade aberta de Portugal)

10:45- 11: 45h: MESA-REDONDA 1  "CAPES em Foco: as mudanças legais no sistema UAB - Ecossistemas de inovação na educação: as exigências das competências digitais na modalidade EaD", com Alexandre Póvoa (CAPES), Elizabete Rosseto (Fórum Nacional Polos), Carlos Willians Jaques Morais (Fórum Nacional IPES). Mediadora: Maria Aparecida Crissi Knuppel (UVPR/Unicentro)

14:00- 15:30h: MESA-REDONDA 2 "A tutoria em Foco: apoio docente ou acadêmico, a presença física ou digital no Sistema UAB". Mediador: Alessandro Alves Machado (Polo Ivaiporã)

15:45h 16:45: PALESTRA "As Mudanças nas Políticas Públicas na Modalidade a Distância no Brasil: a pesquisa como pressuposto de análise", com Profª Drª Maria Luisa Furlan Costa (UEM). Mediadora: Fabiane Freire (NEAD)

17:00 – 18:00 Visita guiada ao MUSEU DINAMICO INTERDISCIPLINAR – MUDI. Local: MUDI - Campus Sede da UEM.

12 setembro 2024 (quinta-feira)

Local das Atividades Presenciais: Anfiteatro do Bloco B33 - Campus Sede da UEM.

9:00 – 12:00  MESA-REDONDA 3 "AS IES em foco: as demandas dos cursos do sistema UAB".

Patrícia Lucia Vosgrau de Freitas (UEPG) – Plataforma de Comunicação com os Polos. Beatriz Helena Dal Molin (Unioeste) – Processo de Seleção de Tutores Presenciais. Cesar Alfredo Cardoso (UTFPR) – Processo de Matrícula Integrado aos Polos. Geovana Gentili Santos (UFPR) – Ações Presenciais no Polo “Curso de Pedagogia”. Sandra Regina Rodrigues Bolwerk (UNILA) – Percepções Iniciais do Sistema UAB. Pedro Paulo Ayrosa (UEL) – Dinâmica e Interação da Tutoria. Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro) – Percurso do Acesso, Permanência e Conclusão do Acadêmico. Rudolph dos Santos Pereira (UENP) – Processo de Finalização de Matrícula nos Polos. Mediador: José Ricardo Penteado Falco (UEM)

14:00- 15:30:  MESA-REDONDA 4 "Os Polos em Foco: as realidades distintas no sistema UAB" com Sueli Gomes Rêis Gonçalves (Presidente Foruab/PR – Polo Apucarana), Edilson Carlos Balzzan (Polo Foz do Iguaçu), Kelvin da Silva (Polo Pato Branco), Neison José Wolfart (Polo Céu Azul), Viviane Maia Ribeiro (Polo Cidade Gaúcha), Marcelo Pereira Barth (Polo Ibaiti), Claudiane do Rocio Kupka Pianaro (Campo Largo) e Marielly Schmoller Ghizon (Candido de Abreu). Mediadora: Dayane Horwat Imbriani de Oliveira  (Polo Umuarama).

16h- 17:30: ATIVIDADE CULTURAL E ENCERRAMENTO DO EVENTO apresentação da peça: O AUTO DA BARCO DO FISCO. Local: OFICINA TEATRO UEM - Campus Sede da UEM.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 31, neste link.