IV Seminário de Educação a Distância - ForUab/Paraná: políticas públicas de gestão e inovação da UAB

Período de - Realização:
09/09/2024 a 15/10/2024

Carga Horária: 40 horas

Vagas: 140 (Há 14 vagas disponíveis)

Período de Inscrições:
15/08/2024 a 31/08/2024

Taxa de Inscrição: Gratuito

Proponente: Pró Reitoria de Ensino (PEN) - Núcleo de Educação a Distância da UEM (NEAD)

Público alvo: Coordenadores de IES/Curso/Polo, professores, tutores e pesquisadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

OBJETIVOS

Fomentar a formação continuada dos agentes públicos que compõem o sistema Universidade Aberta do Brasil, na busca da melhoria constante no processo de qualidade dos cursos na modalidade a distância.
Promover um amplo debate quanto à implementação de políticas públicas educacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

METODOLOGIA

O evento será realizado de forma híbrida, por intermédio de programação no modo presencial e na plataforma Moodle e StreamYard, composto por palestras, mesas-redonda, apresentações culturais e oficinas temáticas..

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Participar de todas as atividades, com frequência mínima obrigatória de 75%.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Universidade Estadual de Maringá (Campus Sede) e Plataforma Virtual Moodle do NEAD/UEM.

11 setembro 2024 (quarta-feira)

Local das Atividades Presenciais: Anfiteatro do Bloco B33 - Campus Sede da UEM.

8h - 8h30: Recepção / café

8h30 - 9h:  ABERTURA OFICIAL DO EVENTOMesa de Autoridades

9h15 - 9h35: APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA - Coral da UEM

9h50 - 10h30: PALESTRA DE ABERTURA 1 "Práticas e cenários de inovação em educação on-line no ensino superior a distância", com Prof. Dr. Antonio Quintas Mendes (Universidade Aberta de Portugal)

10h45 - 12h: MESA-REDONDA 1  "CAPES em Foco: as mudanças legais no sistema UAB - Ecossistemas de inovação na educação: as exigências das competências digitais na modalidade EaD", com representante da Capes, membros do Fórum Nacional, Carlos Willians Jaques Morais (Fórum Nacional IPES). Mediadora: Maria Aparecida Crissi Knuppel (UVPR/Unicentro)

14h - 15h30: MESA-REDONDA 2 "A tutoria em Foco: apoio docente ou acadêmico, a presença física ou digital no Sistema UAB". Mediador: Alessandro Alves Machado (Polo Ivaiporã)

15h45 - 16h45: PALESTRA 2 "As Mudanças nas Políticas Públicas na Modalidade a Distância no Brasil: a pesquisa como pressuposto de análise", com Profª Drª Maria Luisa Furlan Costa (UEM). Mediadora: Fabiane Freire (NEAD)

17h - 18h: Visita guiada ao MUSEU DINAMICO INTERDISCIPLINAR – MUDI. Local: MUDI - Campus Sede da UEM.

12 setembro 2024 (quinta-feira)

Local das Atividades Presenciais: Anfiteatro do Bloco B33 - Campus Sede da UEM.

9h - 12h  MESA-REDONDA 3 "AS IES em foco: as demandas dos cursos do sistema UAB".

Patrícia Lucia Vosgrau de Freitas (UEPG) – Plataforma de Comunicação com os Polos. Beatriz Helena Dal Molin (Unioeste) – Processo de Seleção de Tutores Presenciais. Cesar Alfredo Cardoso (UTFPR) – Processo de Matrícula Integrado aos Polos. Geovana Gentili Santos (UFPR) – Ações Presenciais no Polo “Curso de Pedagogia”. Sandra Regina Rodrigues Bolwerk (UNILA) – Percepções Iniciais do Sistema UAB. Maristela Martins (UEL) – Dinâmica e Interação da Tutoria. Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro) – Percurso do Acesso, Permanência e Conclusão do Acadêmico. Rudolph dos Santos Pereira (UENP) – Processo de Finalização de Matrícula nos Polos. Alexandre Dullius (IFPR) – Processo de parceria UAB. Mediador: José Ricardo Penteado Falco (UEM).

14h - 15h30:  MESA-REDONDA 4 "Os Polos em Foco: as realidades distintas no sistema UAB".

Sueli Gomes Rêis Gonçalves (Presidente Foruab/PR – Polo Apucarana), Edilson Carlos Balzzan (Polo Foz do Iguaçu), Kelvin da Silva (Polo Pato Branco), Andrea Carvalho Beluce (Polo Londrina), Neison José Wolfart (Polo Céu Azul), Viviane Maia Ribeiro (Polo Cidade Gaúcha), Marcelo Pereira Barth (Polo Ibaiti), Claudiane do Rocio Kupka Pianaro (Campo Largo). Mediadora: Dayane Horwat Imbriani de Oliveira  (Polo Umuarama).

16h - 17h30: ATIVIDADE CULTURAL E ENCERRAMENTO DO EVENTO apresentação da peça: O AUTO DA BARCO DO FISCO. Local: OFICINA TEATRO UEM - Campus Sede da UEM.

ATIVIDADES NA PLATAFORMA MOODLE

09 a 15 de outubro

Oficinas Digitais Assíncronas

• Oficina 1: Libras para iniciantes – Conceitos Básicos. Carga Horária: 8 horas. Ministrantes: Ivanilda de Almeida Meira Novais e Marta Regina de Souza.
  • Oficina 2: Plano de Gestão de Polo: Conceitual, organizacional e operacional. Carga Horária: 8 horas. Ministrantes: Adriana Paula Cheron Zanin (Polo Astorga) e Scheyla Tatiana Frank Ueno (Polo Guarapuava).
  • Oficina 3: Como usar a plataforma Canva na comunicação assertiva/afetiva. Carga Horária: 8 horas.  Ministrante: Dayane Horwat Imbriani de Oliveira (Polo Umuarama).
  • Oficina 4: Como explorar as ferramentas do Google no monitoramento da evasão/desistência. Carga Horária: 8 horas. Ministrante: Simone Maria Martins.