O I Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação (I SICDE), promovido pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade de Maringá nos dias 27 a 31 de julho de 2020, é um evento inteiramente online, que visa a apresentar e discutir as principais temáticas direcionadas à cultura e educação mediadas pelas tecnologias educacionais.
O SICDE foi pensado com o intuito de possibilitar o acesso de toda a comunidade acadêmica interna e externa à discussão de temáticas em torno da educação a distância, bem como de temas emergentes em função da Pandemia da Covid-19. O propósito é ser acessível aos que demonstram interesse e trabalham em prol da Educação, com a premissa de que o conhecimento é o caminho que nos leva ao crescimento, e o processo de aprendizado permite o surgimento de oportunidades para práticas educativas interdisciplinares. Com esse sentimento e vontade de compartilhar informações e experiências educacionais, como entusiastas da Educação, organizarmos esse Seminário especialmente para você.
Participarão do I SICDE estudiosos renomados na temática da educação digital, como o prof. Dr. José Moran (USP), que versará sobre a seguinte temática “Acelerando a transformação das Escolas com Metodologias Ativas, Modelos Híbridos e Tecnologias Digitais”, durante a Palestra de Abertura do Evento, no dia 27 de julho, e a profa. Dra. Lilian Bacich (Instituto Singularidades), que proferirá a Palestra de Encerramento, versando sobre o Ensino Híbrido e seus desafios no Ensino Superior, no dia 31 de julho.
As demais palestras que acontecerão durante o Seminário serão proferidas por professores de renome no cenário internacional, como a do prof. Dr. João Carlos Relvão Caetano (Universidade Aberta/Portugal), que discorrerá sobre Cultura Digital e Desigualdades Sociais, e as das professoras renomadas no cenário nacional, como a profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA), que abordará as Diferenças entre Ensino Remoto e Ensino a Distância e as Plataformas Digitais para a EaD; a da profa. Dra. Jussara Paschoalino (UFRJ), que tratará do Presenteísmo e Absenteísmo em Tempos de Pandemia; e a do prof. Dr. Manuel Tavares (Uninove/SP), que discutirá sobre Pedagogias Decolononiais.
As Mesas-Redondas do I SICDE, cujos participantes convidados também são estudiosos de grande renome no cenário nacional e internacional, debaterão as temáticas atuais voltadas à educação e cultura digitais, como O papel dos Gestores Educacionais na Educação a Distância, pelas profas. Marta Croce (UEM) e Jussara Bueno Paschoalino (UFRJ); Cultura digital em tempos de pandemia, pelas profas. Maria Aparecida Crissi Knuppel (Unicentro); Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra (UEMA) e pelo prof. Valter Campos (UEG) (Câmara EaD e Abruem); Educação e tecnologias digitais em tempos de distanciamento físico - refletindo sobre princípios e práticas, pelas profas. Dras. Kathia Sales (UNEB) e Camila Santana (IFBA); As Práticas em Educação a Distância das IES nas Atividades de Ensino/Pesquisa/Extensão de Cursos Presenciais, pelos profs. Drs. Sílvio Tadeu (UENP); Beatriz Helena Dal Molin (Unioeste), Pedro Paulo da Silva Ayrosa (UEL), Carlos William Jaques Morais (UEPG), Josele Coelho (UFPR), Solange Rodrigues Bonomo Assumpção (UNILA), Maria Aparecida Knuppel (UNICENTRO) e Josimayre Novelli (UEM), coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB); Inserção das Tecnologias no Curso Superior, discutida pelas profas. Dras. Mara Carneiro (UFGRS/Unirede), Patrícia Grasel (IFRJ), Nara Pimentel (UnB); Reflexões sobre inovação e tecnologia na docência e formação inicial de professores, pelas profas. Josebely Martins de Souza Costa (UEM); Aline Priscila Brancalhão Züge (UEM) e pelos profs. Zaqueu Sampaio da Silva (UEM) e Carlos Fransley Scatambulo Costa (UEM); Abordagens Híbridas no Ensino Superior, pelos profs. Drs. José Antonio Moreira (Universidade Aberta de Portugal), Simone Martins (UEM), Mariuza Gonçalves de Lima (SMEU/Umuarama, PR); Formação inicial e continuada de professores: a EadDem questão, pelas profas. Adriana Cheron (Coordenadora polo de Astorga-UAB/GPEaDTEC); Marta Croce (UEM); Dra. Jussara Bueno Paschoalino (UFRJ) e Ivanilda de Almeida Meira Novais, e pelo prof. Antônio Germano Magalhães Junior (UECE); Graduação nas IES paranaenses frente à pandemia: ações possíveis, pela profa. Alexandra de Oliveira Abdala Cousin (UEM), Profa. Maria Eunice França Volsi (UEM), Prof. Eurides Kuster Macedo Junior (UNIOESTE), Profa. Marta Regina Gimenez Favaro (UEL); Mediação didática com auxílio de tecnologias, pelas profas. Dras. Carmem Rego (UFRN), Tânia Cristina Meir Garcia (UFRN) e Tulia Fernanda Meira Garcia (UFRN); A avaliação da aprendizagem nos cursos a distância, pelo prof. Antônio Germano Magalhães Junior (UECE) e pelas profas. Mara Ramalho (UFV); Adriana Cheron (Coordenadora polo de Astorga-UAB/GPEaDTEC) e Marta Croce (UEM); Metodologias Ativas no Ensino Superior e Inovação Pedagógica: políticas públicas e práticas institucionais, pelos profs. Drs. Maria Luisa Furlan Costa (UEM), Flávio Oliveira Rodrigues (UEM) e integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaTEC/UEM).
Os Minicursos abordarão temáticas como “O ambiente Moodle: das ferramentas às estratégias de ensino-aprendizagem”, ministrado pelo prof. Dr. André William Alves de Assis (UEM); “PADLET: criando experiências de aprendizagem”, ministrado pela profa. Dra. Manuela Pires Weissböck Eckstein (Unicentro); “Introdução ao CANVA e suas potencialidades para mediações pedagógicas e aprendizagem colaborativa”, ministrado pela profa. Dra. Silvia Ross (Unicentro); “Tecnologia Educacional e Metodologias Ativas”, ministrado pelos profs. Drs. Douglas Zampar (Grupo Integrado) e Rafael Zampar (Grupo Integrado) “Google Classroom”, ministrado pelo prof. Flávio de Oliveira Rodrigues (UEM), Augusto Moretti (UEM), Elisamari Hieda (UEM), Francieli Ferreira (UEM) e Haraceli Oliveira Lima (UEM); e “Criando vídeos educacionais no PowerPoint” ministrado pelo Rafael Alves Vitória (UEM).
O maior objetivo do I SICDE é discutir as experiências, possibilidades e estratégias didáticas que podem ser assumidas no exercício docente não presencial e propiciar reflexões sobre o impacto atual e futuro da Pandemia do Covid-19 na dicotomia entre educação a distância e ensino presencial.
Assinalamos que o Seminário foi pensado para você. Participe! Você é nosso convidado especial!
40 horas
3000
03/07/2020 a 24/07/2020
Participar, no mínimo, de 75% das atividades do evento
Isentos (Alunos da Graduação - UEM)
30,00 (Demais categorias)
Guia de Recolhimento da UEM - GR-UEM (boleto)
Efetuar Inscrição
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade
Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em
Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos
pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase
em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação,
ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.
CV: http://lattes.cnpq.br/1537250371879200
Pedagoga, com habilitação em Administração Escolar e Supervisão Educacional; Especialista em
Alfabetização, Produção e Recepção de Textos; Especialista em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
(PUC/SP); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Estágio Científico
Avançado de Doutoramento na Universidade do Minho (Braga/PT) e Doutora em Políticas e Práticas
Educacionais pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP)). Atuou como Professora no Departamento de
Pedagogia da UNICENTRO/PR, ministrando aulas de Didática; História da Educação, Administração Escolar e
Gestão Educacional, Metodologia e Prática de Pesquisa nos cursos de Enfermagem, Contabilidade,
Administração de Empresas e Nutrição. Atua como Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da
Educação (DFE) da Universidade Estadual de Maringá UEM). Ministra aulas no Curso de Pedagogia/UEM e no
Curso de Pedagogia PARFOR/UEM. Desenvolve projeto na Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI/UEM).
Tem experiência na Educação Básica como Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora de Escola. É
pesquisadora em Grupos credenciados pelo CNPq (GEDUC e GPEaDTEC) - UEM.
CV: http://lattes.cnpq.br/7345079550785490
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro. Graduação em Letras Português
pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de
Campinas/Unicentro (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Exerce a
função de Coordenadora UAB da Unicentro desde 2008 e é Coordenadora da Universidade Virtual do Paraná.
Foi Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro no período de 2005 a 2019, também ocupou
diversas funções administrativas e acadêmicas, como Pró-Reitora, Diretora de Setor, entre outras. Foi
vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES de
2015 a 2016. É Integrante da Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades
Estaduais e Municipais (ABRUEM). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes
temas: história da educação, história cultural, história dos manuais escolares, história das disciplinas
escolares, história da leitura, educação a distância, tecnologias digitais, multiletramentos e
multimodalidade.
CV: http://lattes.cnpq.br/2901507472605831
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Fitossanidade e
Doutorado em Fitopatologia, ambos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Adjunta de
Microbiologia do Departamento de Biologia da UEMA. Exerce desde de 2013 a função de Coordenação Geral do
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a
junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação.
Nessa área, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS e EaD e Formação de Professores em
cursos intermediados por tecnologias educacionais. Exerceu o cargo de Presidente do Fórum Nacional de
Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil - FORUAB/CAPES de 2016 a 2019. É Integrante da Câmara de
EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). É membro do
comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Membro do Grupo de
Avaliadores da CAPES. Participou do Grupo de Trabalho que discutiu e formulou a Resolução dos Mestrados
e Doutorados EaD no Brasil. Coordenou o 1º Seminário Internacional de Inovação em Educação Superior da
ABRUEM (SIEE/2017). Editora chefe da Revista Científica TICs & EaD. Pesquisadora de estudos na área de
EaD, com artigos publicados em Revistas Científicas. Organizadora e coautora de três capítulos do livro:
Tecnologias Educacionais – avaliação e processos de formação (editora UEMA, 2017). Autora de diversos
capítulos de livros sobre EaD.
CV: http://lattes.cnpq.br/9701947243565086
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Educação pela Pontifícia
Universidade Católica de Goiás - PUC/GO. Especialista em Planejamento, implementação, gestão da Educação
a Distância. Especialista em Gestão Universitária e Políticas Públicas. Graduado em Letras pela
Universidade Católica de Brasília e em Teologia (bacharel) pelo Seminário Teológico Cristão Evangélico
do Brasil. Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde, atualmente, é Reitor. Foi
diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG, onde atua como docente, na formatação de
disciplinas, de cursos e na produção de Materiais Didáticos para EaD. Representa a UEG junto ao Sistema
Universidade Aberta do Brasil - UAB. É vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da
Universidade Aberta do Brasil - FORUAB/CAPES e membro da Câmara de EaD da Associação Brasileira dos
Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Pesquisador na área de EaD, com publicação
de artigos e organização de livros na área.
http://lattes.cnpq.br/2468267281702373
Doutora (2013) em Difusão do Conhecimento pelo Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em
Difusão do Conhecimento - DMMDC, pela UFBA . Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia -
UNEB. Docente credenciada do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação -
GESTEC/UNEB, e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento - DMMDC
(UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/SENAI/LNCC), vinculada à Linha "Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e
Informação".Como pesquisadora seus temas de interesse são: TDICs e Educação: mediação e práticas
pedagógicas; Educação on line; Construção e Difusão do Conhecimento, com foco na Cognição.
CV: http://lattes.cnpq.br/0705244514361150
Realizou estágio pós-doutoral no CEIS XX da Universidade de Coimbra em parceria com a Universidade
Aberta de Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação e
Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia e Pedagoga, graduada pela Universidade do Estado
da Bahia. Atualmente é pesquisadora e docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Baiano, no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e
Tecnológica. D Membro dos grupos de pesquisa Comunidades Virtuais (IF Baiano); Educação, Redes
Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA); e Educação Profissional (IF Baiano). esenvolve pesquisas na
área de Educação, com ênfase em educação e tecnologias da informação e comunicação, atuando
principalmente nos seguintes temas: educação, redes sociais digitais na internet, práticas pedagógicas,
cultura digital e educação a distância.
CV: http://lattes.cnpq.br/5394499568197597
Licenciado em Filosofia e Mestre em Filosofia (2016) pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando
em História pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEM).
CV: http://lattes.cnpq.br/7747220332204645
Graduado em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras Carlos Queiroz (OAPEC), e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística
Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). É
professor do Curso de Gestão Empresarial da FATEC-Garça e do curso de Letras da Universidade Estadual do
Norte do Paraná (UENP), instituição na qual também é Coordenador de Educação a Distância. Trabalha com
EaD desde 2004, quando participou do grupo de pesquisa que elaborou e implantou um projeto de formação
de professores de seis instituições de ensino estaduais e federais escolhidas para se tornarem centros
de excelência, ofertado pela PUC-SP na modalidade semipresencial. Em 2015, foi
nomeado Coordenador da Universidade Aberta de Brasil (UAB) no âmbito da UENP. Em 2018, atuou como
coordenador dos professores responsáveis por disciplina (RDs) no curso de Gestão Empresarial ofertado
pela Centro Paula Souza, e também passou a atuar como professor-autor e como professor-formador nos
cursos ofertados pela UENP na modalidade EaD.
CV: http://lattes.cnpq.br/8178264036582886
Possui graduação em Letras- Francês (1977), mestrado em Linguística na área de Análise do Discurso pela
Universidade Federal de Santa Catarina . Fez doutorado em Engenharia de Produção na área de Mídia e
Conhecimento, UFSC. Concluiu seu Pós- dotorado em 2010 em Mídia e Conhecimento e EaD. É professora
titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em
Letras, atuando seguintes temas: Tecnologia e Aprendência, comunicação, conhecimento, leitura e
hipertexto, Tecnologia em Sala de Aula e na modalidade de Educação a Distância. Professora do Programa
de Mestrado e Doutorado em Letras/ Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do
Paraná/UNIOESTE. Atuou como Designer Instrucional Master, UFSC/MEC/UNIOESTE, (2008-2013) realizando
análise e validação ação de materiais didáticos para A Rede e-Tec Brasil. Ministra cursos para
professores-autores e professores-formadores para a modalidade de Educação a Distância desde 2000.
Dedica-se à formação de professores e o emprego da Tecnologia Digital, ao Estudo da melhoria para a
modalidade de Educação a Distância ou Educação Aberta,
Metodologias Ativas e Tecnologia e Ensino Híbrido. Também orienta trabalhos na área da inclusão para
surdos e autistas.
CV: http://lattes.cnpq.br/3457465179465183
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Mestre
em Engenharia de Sistemas e Computação também pela UFRJ/COPPE (1992). Bacharel em Matemática pela
Universidade Federal Fluminense- UFF (1988). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual
de Londrina (UEL) tendo atuando na graduação, especialização e no mestrado em ciência da computação. Foi
membro do conselho editorial da Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel). É avaliador
institucional, de curso e de EAD do INEP. Perito ad hoc em EAD da Secretaria de Ciência e Tecnologia do
estado do Paraná. É coordenador geral do Núcleo de Educação a Distância da UEL (NEAD-UEL), coordenador
local da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e diretor do Laboratório de Tecnologia Educacional
(LABTED). Atua nas áreas de Educação a Distância e Ciência da Computação na linha de inteligência
artificial.
CV: http://lattes.cnpq.br/0767489032266703
Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003) e
formação em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (1999). É Mestre em
Educação (Filosofia da Educação) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista
(UNESP) - Campus de Marília-SP. É Doutor em Educação (Ética, Filosofia Política e Educação) pela
Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor do
Departamento de Educação e Pró-Reitor de Graduação (PROGRAD), da Universidade Estadual de Ponta Grossa,
atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, comunicação, formação, ética, filosofia política,
Kant e Habermas.
CV: http://lattes.cnpq.br/0965594911051407
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro. Graduação em Letras Português
pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de
Campinas/Unicentro (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Exerce a
função de Coordenadora UAB da Unicentro desde 2008 e é Coordenadora da Universidade Virtual do Paraná.
Foi Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro no período de 2005 a 2019, também ocupou
diversas funções administrativas e acadêmicas, como Pró-Reitora, Diretora de Setor, entre outras. Foi
vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil-FORUAB/ CAPES de
2015 a 2016. É Integrante da Câmara de EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades
Estaduais e Municipais (ABRUEM). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes
temas: história da educação, história cultural, história dos manuais escolares, história das disciplinas
escolares, história da leitura, educação a distância, tecnologias digitais, multiletramentos e
multimodalidade.
CV: http://lattes.cnpq.br/2901507472605831
Possui graduação em Letras Habilitação Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Estadual do
Centro-Oeste (2002), é especialista em Docência no Ensino Superior (2004), mestre em Estudos literários
pela UNESP (2007) e doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada pela UFRGS, na linha de pesquisa
de Estudos Culturais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas hispânicas e ensino
de língua. Professora Adjunta da UFPR, lotada no DELEM, participa do grupo de pesquisa Questões de
Hibridação Literária nas Américas. Atua na edição e produção de material didático para Língua Espanhola,
Literatura e Português para Estrangeiros em suporte impresso e digital.
CV: http://lattes.cnpq.br/7320196424172710
Doutora em Letras, mestra em Linguística, especialista em Educação Especial Inclusiva, especialista em
Alfabetização e licenciada em Pedagogia. Possui larga experiência no Ensino Superior, em cursos de
graduação e pós-graduação, no ensino presencial e a distância, bem como na coordenação pedagógica e
docência da Educação Básica. Concentra seus estudos e pesquisas na área de formação de professores e nas
especificidades do processo de alfabetização/letramento. Atua como pedagoga institucional na
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) desde 2014. Atualmente coordena a oferta de
Educação a Distância na UNILA. É membra da Cátedra Paulo Freire - UNILA e desenvolve ação de extensão
voltada para a educação popular e alfabetização de jovens e adultos. Integra os grupos de pesquisa?
Educação de Jovens e Adultos na Universidade? e "Mobilidades: a vivência acadêmica internacional".
CV: http://lattes.cnpq.br/7824241884229519
Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Especialista
em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Mestre em Estudos da
Linguagem e Formação de professores pelo curso de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina
(2008). Doutora em Estudos da Linguagem e Formação de Professores na Universidade Estadual de Londrina
(2015). Atualmente é professora de Língua Inglesa do Departamento de Letras Modernas da Universidade
Estadual de Maringá - UEM, professora do Programa de Pós-graduação em Letras - UEM, membro do Mestrado
Profissional em Letras (Profletras), coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - UEM, e
Diretora do Núcleo de Educação a Distância - UEM. Tem experiência na área de ensino de língua inglesa no
ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente, desenvolve pesquisas em ensino e aprendizagem de
língua inglesa atuando principalmente na área da leitura crítica, letramento crítico, Cognição e
formação de professores.
CV: http://lattes.cnpq.br/4739538854223373
Doutora em Informática na Educação pelo PPGIE/UFRGS, Mestre em Ciência da Computação (PUCRS),
Especialista em Informática na Educação e Metodologia do Ensino Superior (PUCRS). Professora Associada
IV do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as
tecnologias em diversos cursos da universidade. É a representante institucional da UFRGS junto a
Associação Universidade em Rede - UniRede, onde participa do Conselho de Coordenação Política como
Representante da Região Sul. Como pesquisadora, os temas de interesse são educação a distância, formação
de docentes e tutores para a EaD, produção de recursos educacionais digitais e suas vinculações com a
cognição e os processos de subjetivação.
CV: http://lattes.cnpq.br/6577902544340934
Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Informática na Educação da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (PGIE/UFRGS), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(PPGEDU/UFRGS) na linha de Educação a Distância. Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática
Educativa, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Coordenadora
do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (TEEaD / IFRJ). Avaliadora do
MEC/INEP. Professora Pesquisadora nos grupos de pesquisa de Inclusão Digital da Universidade de Passo
Fundo (UPF) e do grupo de pesquisa no Núcleo de Estudo em Tecnologias Digitais na Educação, da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NETE/UFRGS).Professora do Mestrado Profissional em Educação
Profissional Tecnológica da Rede dos Institutos Federais (PROFEPT), Professora de Informática Aplicada à
Educação e Tecnologias Educacionais no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Atua nas áreas de
Formação de Professores, Informática na Educação e Educação a Distância. Pesquisa sobre Comportamento
Humano na Cultura Digital, Políticas para Tecnologia Educacionais, EaD, Análise de Redes Sociais
digitais, Virtualização do Conhecimento e Objetos de Aprendizagens.
CV: http://lattes.cnpq.br/8163480874525368
Graduada em Pedagogia (1983),Mestre em Educação (2000) Doutorado em Engenharia de Produção ( 2006)
Bolsista do Programa AlBan na Universidade Aberta em Lisboa (2005). Atuou como Professora na Educação
Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Na Capes, foi Coordenadora Geral de Articulação
Acadêmica da Diretoria de Educação a Distância-DED/CAPES (04/2010) . Foi Coordenadora Geral e Adjunta da
Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UnB Diretora de Ensino de Graduação a Distância na Universidade
de Brasília .Foi Coordenadora Geral de Expansão, Gestão e Planejamento Acadêmico na Secretaria de Ensino
Superior (SESU/MEC) .Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasilia FE-UnB na
área de Políticas Públicas de Educação e Organização da Educação Brasileira com Pós-doutorado pela
Universidade Federal de São Carlos.
CV: http://lattes.cnpq.br/0805401717504312
Doutora em Educação na Linha de Pesquisa "História e Historiografia da Educação" pela Universidade
Estadual de Maringá (2019), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2014), integrante
do Grupo de Pesquisa em História da Educação Brasileira, Instituições e Cultura Escolar (HEDUCULTES),
possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Paranaense (2008), graduação em Normal Superior
pela Universidade Estadual de Maringá (2008), Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de
Maringá (2009), Graduação em Artes Visuais pela UNIJALES, Especialização lato sensu em Educação
Infantil-Séries Iniciais do Ensino Fundamental (2009), Especialização em História, Arte e Cultura pela
UEPG (2011), Especialização em Educação Especial (2012) . Atua como docente na Educação Básica e Ensino
Superior, Gestora Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama. Tem experiência na área
de Educação/Ensino e Currículo com ênfase na Educação Básica, Pós-graduação, Educação a Distância, PAR
(Plano de Ações Articuladas) PDDE Interativo, Gestão de Pessoas, Assessoramento Administrativo, Técnico
e Pedagógico.
CV: http://lattes.cnpq.br/3609629959996699
Graduada em Letras Português Francês pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Mestre (2010) em
Letras pelo Programa de Pós-Graduação de Letras (PLE-UEM). Possui também Graduação em Letras
Português-Inglês. (IBF) e Especialização em Metodologia do Ensino de Francês como Língua Estrangeira
(UNYLEYA). Servidora Pública da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 2003, atuando como
coordenadora e ministrante em capacitações e formações para os Servidores da UEM, e comunidade externa.
Atuou como Professora-orientadora da Pós-Graduação da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR
(2018-2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Francesa, Metodologia
da pesquisa Científica e Tecnologias Educacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: Linguística,
Ensino e aprendizagem de Línguas, Tecnologias Educacionais e Metodologia da pesquisa científica.
Desenvolve também trabalhos com Comunicação e Expressão no curso de “Robótica Educacional para jovens e
adolescentes” e “Tecnologias Educacionais” para professores das redes públicas e privadas. Também atua,
paralelamente, na empresa Alfabot Tecnologia Educacional, promovendo e participando de debates e
palestras sobre Tecnologias Educacionais. Promoveu, junto com outros professores da UEM, um curso de
tecnologias educacionais, com a finalidade de ajudar aos professores da UEM a planejarem, gravarem e
distribuírem suas aulas em formato remoto. Recentemente tem atuado junto ao Núcleo Regional de Educação
(NRE - Maringá), auxiliando os professores da rede pública e privada nesta nova fase da educação remota
envolvendo também diretores, coordenadores, professores, alunos, famílias e demais envolvidos no
processo de educação, por meio do uso das mais diversas tecnologias.
CV: http://lattes.cnpq.br/3560896161916001
Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC (2012),
Pós-graduado em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2019)
e Mestre em Teologia Sistemática *Livre pelo Instituto Filadélfia (2016), atuou como diretor acadêmico
do Instituto QV (2014-2018) e Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá –
UEM, lotado no Departamento de Informática (DIN). Com experiência na área de Ciência da Computação,
ênfase em Engenharia de Software, tem lecionado principalmente as disciplinas: Algoritmos e Programação
De computadores, Fundamentos Da Computação, Arquitetura e Org. De Computadores e Engenharia De
Software.
CV: http://lattes.cnpq.br/9937874512006694
Resumo do Lattes: Mestre em Letras (Ensino-aprendizagem de línguas) pela Universidade Estadual de
Maringá (2016). Especialista em Ensino de Língua Estrangeira e Práticas Tradutórias e graduada em Letras
Português/Inglês pela mesma instituição. Professora assistente do Departamento de Letras Modernas da
Universidade Estadual de Maringá e professora formadora no Centro de Ensino Superior de Maringá. Atua
ainda como tradutora (português/inglês).
CV: http://lattes.cnpq.br/5542241162899736
Professor Colaborador do Departamento de Informática (DIN) da UEM, desde 2012. Graduado em Tecnologia em
Processamento de Dados (2000) e Mestre em Ciência da Computação (2011) pela Universidade Estadual de
Maringá, também graduado em Ciência da Computação (2014) pela Faculdade FAFIMAN. Bolsista CNPQ/DTI-3
(2010-2011). Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Computacionais,
atuando principalmente nos temas de: rede de sensores sem fio, microcontroladores, robótica e robótica
educacional, sistemas embarcados e tecnologias educacionais. Há mais de dois anos tem trabalhado com
Robótica Educacional para adolescentes e jovens e Tecnologias Educacionais para professores das redes
públicas e privadas. Paralelamente, atua na empresa Alfabot Tecnologia Educacional, promovendo cursos e
participando de debates e palestras sobre Robótica e Tecnologias Educacionais. Promoveu, junto com
outros professores da UEM, um curso de tecnologias educacionais, com a finalidade de ajudar aos
professores da UEM a planejarem, gravarem e distribuírem suas aulas em formato remoto. Recentemente, tem
atuado junto ao Núcleo Regional de Educação (NRE - Maringá), auxiliando os professores da rede pública e
privada nesta nova fase da educação remota ao qual estão expostos diretores, coordenadores, professores,
alunos, famílias e demais envolvidos no processo de educação, por meio do uso das mais diversas
tecnologias.
CV: http://lattes.cnpq.br/4536207429920485
Graduada em Letras pela Universidade Paranaense (UNIPAR) 1997. Pós-graduada: em Língua Portuguesa:
metodologia e técnicas de produção de texto (UNIPAR) 1998. Pós-graduada: especialização em Marketing
(UNIPAR) 2001. Especialização em Programa de Desenvolvimento Gerencial (FAE) 2010. Pós-graduada: MBA
Executivo em Estratégias Empresariais (UNIVEL) 2012. Pós-graduada: especialização em Educação Infantil ?
Área de Conhecimento: Educação (UNOPAR) 2016. Atuou como professora do ensino fundamental fase II, como
Coordenadora do Projeto Salto para o Futuro ? Formação Continuada de Educadores junto a Associação de
Comunicação Educativa Roquete Pinto, ACERP. Foi funcionária do Serviço Social do Comércio SESC Unidade
de Umuarama de 1998 a 2017 onde atuou como Coordenadora das áreas de educação e cultura de 1998 a 2006 e
posteriormente assumiu a gerência da unidade de 2006 a 2017. Trabalhou com assessorias nas secretarias
municipais de educação nas cidades da região noroeste do Paraná de 2017 a 2018. É Coaching de
desenvolvimento. Atualmente é Gestora da Secretaria Municipal de Educação de Umuarama-Pr.Tem experiência
nas áreas de Educação, Gestão de negócio,com ênfase na gestão de pessoas e gestão de projetos.
CV: http://lattes.cnpq.br/5357503025516872
Possui doutorado em Ciências Sociais-Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (2009).
Atualmente é Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, onde
desempenha, desde 2014, as funções de Diretor da Delegação Regional do Porto. É Coordenador Científico
da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador
Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Grupo de Políticas e
Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais da Universidade de Coimbra. Exerce, atualmente, também
funções como Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem
(UMCLA) da Universidade Aberta. Publicou 52 artigos em revistas especializadas e 36 trabalhos em atas de
eventos, possui 25 capítulos de livros e 24 livros publicados. Tem participado em eventos no estrangeiro
e em Portugal como orador convidado e tem realizado investigação, sobretudo, na área da Educação Online
e das Tecnologias Digitais.
CV: http://lattes.cnpq.br/9800508476476626
Doutora em Linguagem e Sociedade e atualmente está vinculada ao Programa de Pós-doutorado do Curso de
Letras (Unioeste) - 2019. Mestrado em Educação - EaD e Tecnologias Educacionais pela Universidade
Estadual de Maringá (UEM) - 2013. Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (UEPG) - 2009;
Especialização em Planejamento Geo Ambiental (Unespar) - 1998; Especialização em Educação a Distância
(UEM) - 2009. Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense (Unipar) - 1997, graduação em Ciências
Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) - 2011. No campo profissional é professora -
estatutária da Prefeitura Municipal de Umuarama - cedida desde 2008 para coordenação de polo do programa
do Governo Federal - Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Pedagoga - estatutário do Governo do Estado
do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: educação básica, arte educação, educação
em saúde, educação a distância, educação ambiental, sociologia e literatura - poesia.
CV: http://lattes.cnpq.br/5648390683087375
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduação em Gestão e
Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá .
Atualmente é coordenadora de polo da Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Educação,
com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Formação de professores, Políticas
Publicas, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância.
CV: http://lattes.cnpq.br/8323914789046361
Pedagoga, com habilitação em Administração Escolar e Supervisão Educacional; Especialista em
Alfabetização, Produção e Recepção de Textos; Especialista em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
(PUC/SP); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Estágio Científico
Avançado de Doutoramento na Universidade do Minho (Braga/PT) e Doutora em Políticas e Práticas
Educacionais pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP)). Atuou como Professora no Departamento de
Pedagogia da UNICENTRO/PR, ministrando aulas de Didática; História da Educação, Administração Escolar e
Gestão Educacional, Metodologia e Prática de Pesquisa nos cursos de Enfermagem, Contabilidade,
Administração de Empresas e Nutrição. Atua como Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da
Educação (DFE) da Universidade Estadual de Maringá UEM). Ministra aulas no Curso de Pedagogia/UEM e no
Curso de Pedagogia PARFOR/UEM. Desenvolve projeto na Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI/UEM).
Tem experiência na Educação Básica como Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora de Escola. É
pesquisadora em Grupos credenciados pelo CNPq (GEDUC e GPEaDTEC) - UEM.
CV: http://lattes.cnpq.br/7345079550785490
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade
Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em
Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos
pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase
em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação,
ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.
CV: http://lattes.cnpq.br/1537250371879200
Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Pedagogia pela Universidade
Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994),
especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância
pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998),
doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do
Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado
Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em
Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e
tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do
Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira,
avaliação e educação a distância.
CV: http://lattes.cnpq.br/6072851473313376
Mestre em Educação- EaD, pela UEM- Universidade Estadual de Maringá.Possui graduação em Pedagogia pela
Universidade Estadual de Maringá(2012) e graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo
da Vinci (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em PROFESSOR/INTÉRPRETE. Possui
Especialização em Gestão e OrientaçãoPedagógica e Educação Especial - Libras - Língua Brasileira de
Sinais.Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - Faculdade São Braz. Tem experiência como
coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal de Borrazópolis, nas áreas de Educação Infantil e também
em Educação Especial e Inclusiva, professora formadora docente no programa PNAIC- Pré - Escola.
Atualmente é professora da rede unicipal de Borrazópolis -PR, na educação infantil e educação inclusiva
na Escola Municipal Dom Bosco. Tutora pelo Progama UAB- na cidade de Faxinal - PR e professora formadora
docente no programa PNAIC- Pré - Escola. Está cursando Letras/Libras pela Faculdade São Braz de
Curitiba.
CV: http://lattes.cnpq.br/2579309638413824
Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1987), Mestrado em Matemática pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do
Paraná (2007). Chefe do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em três
gestões 2012-2014 ; 2014-2016 e 2018. Coordenadora do Curso de Matemática da UEM - gestão 2016-2018.
Diretora de Assuntos Acadêmicos da UEM (gestão 2018-2019). Coordenadora do Pibid/Matemática da UEM
(2010-2018). Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEM (2012). Atualmente é Pró-Reitora
de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (gestão 2018-2022) e Professora Associada no Departamento
de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Análise Matemática, com
ênfase em Equações Diferenciais Parciais; História da Matemática; e na área de Educação Matemática,
atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Educacional, Avaliação em Larga Escala, História
da Educação Matemática e História das Instituições.
CV: http://lattes.cnpq.br/2985360678529620
Possui graduação em Agronomia pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (1989), mestrado em
Engenharia Agrícola pela UFLA - Universidade Federal de Lavras (1993) e doutorado em Agronomia
(Irrigação e Drenagem) pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998).
Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, lotado no
Centro de Ciências Agrárias, Campus de Marechal Cândido Rondon - PR. Tem experiência na área de
Agronomia, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação,
manejo de culturas irrigadas e estatística experimental.
CV: http://lattes.cnpq.br/0966722430172702
Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Área de História da Educação
(2012-2015). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Graduação em
Pedagogia (Licenciatura) pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Parananense - CTESOP (1993).
Professora concursada da Universidade Estadual de Londrina - UEL , Área de História da Educação. Tem
experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação,
História das Instituições Educativas, Ensino de História da Educação e Formação de Professores.
CV: http://lattes.cnpq.br/8428054595727741
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Tem Mestrado em Educação pela
Universidade Estadual de Maringá (2002). É professora Adjunta Tide, da Universidade Estadual de Maringá,
no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), área de Políticas Públicas e Gestão Educacional.
Atualmente é Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil UAB/UEM. Coordenou o curso de
Graduação em Pedagogia presencial da UEM (09/2016 - 06/2018). Atuou como professora Pedagoga da Educação
Básica na rede Estadual de Educação do Paraná por vários anos. Tem experiência na área de Educação, com
ênfase nos temas Políticas para formação e Valorização de Professores; Políticas Educacionais e a
Influência dos Organismos Internacionais; e Políticas Públicas e Gestão Educacional no Brasil.
Pesquisadora do GEDUC/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior. Vice-líder do
GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação. É
associada à ANPEd, ANPAE, FINEDUCA, ANFOPE e membro efetivo do Fórum de Educação Infantil do Paraná
(FEIPAR/MIEIB) - GT Pirapó.
CV: http://lattes.cnpq.br/8463153135595970
Mestre (1995) e doutora (2006) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente
é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do
Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) do Centro de Educação da UFRN. É secretária
titular na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) e líder do Grupo de Estudos de Práticas
Educativas em Movimento (GEPEM). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Educação a distância;
Formação de professores; Educação mediada por tecnologias e Educação e Pedagogia freireana.
CV: http://lattes.cnpq.br/9793207619191846
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1985), graduação
em Direito pela Universidade de Fortaleza (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal do
Ceará (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professor
associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenadora do Programa Pós-graduação em
Geografia - Mestrado Profissional - GEOPROF, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor
tutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador de Polo UAB/SEDIS-UFRN da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação
a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, formação docente, educação, saberes e
escola.
CV: http://lattes.cnpq.br/5331729221953880
Doutora em Gerontologia pela Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP). Mestre em Educação (UFC).
Especialização em Gerontologia Social (UVA). Graduada em Fonoaudiologia (UNIFOR). Título de Especialista
em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Professora na Escola
Multicampi de Ciências Médicas - UFRN (Curso de Medicina e Residência Multiprofissional em Atenção
Básica). Atividades clinico-assistenciais acompanhando alunos em diferentes cenários de prática.
Fonoaudióloga clínica em Centro Especializado em Reabilitação - CER com atuação em Telereabilitação.
Past president do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia,
seção Ceará (SBGG-Ceará), biênios 2008-2010 e 2010-2012, onde também coordenou o Programa de Educação
Permanente. Na diretoria nacional da SBGG integrou a Comissão Nacional de Título de Especialista em
Gerontologia e foi Secretária Adjunta na gestão 2014-2016.
CV: http://lattes.cnpq.br/2867509345838688
É professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Departamento de Língua Portuguesa (DLP).
Possui Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/CAPES-PNPD
(2017). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015), com período de
doutorado sanduíche (CAPES/PDSE) na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), sob orientação do Prof.
Dominique Maingueneau. Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2013).
Especialização em Língua Portuguesa - Teoria e Prática, pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdades
Maringá (2010). Graduação em Letras, com habilitações Português/Inglês e respectivas literaturas, pela
Universidade Estadual de Maringá - UEM (2009). Graduação em Letras com habilitações Português/Libras,
pela Faculdade Eficaz (2013). Integra o NAD - Núcleo de Análise do Discurso (NAD/FALE/UFMG), o FEsTA -
Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (FEsTA/UNICAMP), e o GEPOMI - Grupo de Estudos Políticos e
Midiáticos (GEPOMI/UEM).
CV: http://lattes.cnpq.br/3944618258986180
Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará, Graduado em Pedagogia pela Universidade
Federal do Ceará (1991), graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1994),
especialização em pesquisa educacional pela Universidade Federal do Ceará (1992) e educação a distância
pela Universidade de Brasília (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998),
doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e pós-doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do
Ceará. Ministra aulas na graduação, especialização, Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação, Mestrado
Profissional em Ensino de Saúde, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Acadêmico em
Políticas Públicas, pesquisando na área de história da cultura e educação brasileira, avaliação e
tecnologias na educação. Exerce a função de avaliador ad hoc do MEC/INEP e Conselho de Educação do
Estado do Ceará. Participa de grupos de pesquisa sobre a temática história da educação brasileira,
avaliação e educação a distância.
CV: http://lattes.cnpq.br/6072851473313376
Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotada na
Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de
Minas Gerais, PUC/MG(2016); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, PUC/SP (2006); formação em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais,
UEMG/ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina- FAFIDIA (1997). Diretora da Diretoria de Educação
Aberta e a Distância da UFVJM. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado
profissional) com atuação na linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e
políticas públicas educacionais. Prioriza as discussões sobre as temáticas: políticas públicas; educação
a distância; educação, cidadania, direitos humanos e gestão de instâncias (municipal, estadual e
federal) e instituições escolares. Vice-coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial
e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFVJM.
CV: http://lattes.cnpq.br/6546075106491747
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduação em Gestão e
Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá .
Atualmente é coordenadora de polo da Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Educação,
com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Formação de professores, Políticas
Publicas, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância.
CV: http://lattes.cnpq.br/8323914789046361
Pedagoga, com habilitação em Administração Escolar e Supervisão Educacional; Especialista em
Alfabetização, Produção e Recepção de Textos; Especialista em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
(PUC/SP); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Estágio Científico
Avançado de Doutoramento na Universidade do Minho (Braga/PT) e Doutora em Políticas e Práticas
Educacionais pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP)). Atuou como Professora no Departamento de
Pedagogia da UNICENTRO/PR, ministrando aulas de Didática; História da Educação, Administração Escolar e
Gestão Educacional, Metodologia e Prática de Pesquisa nos cursos de Enfermagem, Contabilidade,
Administração de Empresas e Nutrição. Atua como Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da
Educação (DFE) da Universidade Estadual de Maringá UEM). Ministra aulas no Curso de Pedagogia/UEM e no
Curso de Pedagogia PARFOR/UEM. Desenvolve projeto na Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI/UEM).
Tem experiência na Educação Básica como Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora de Escola. É
pesquisadora em Grupos credenciados pelo CNPq (GEDUC e GPEaDTEC) - UEM.
CV: http://lattes.cnpq.br/7345079550785490
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (1990), mestrado em Educação pela
Universidade Estadual de Maringá (1997) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em
Educação Escolar da Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara - (2010).
Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de
Educação, com ênfase em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, atuando principalmente nos
seguintes temas: educacão, educação a distância, ensino superior e tecnologias educacionais. Ocupou o
cargo de Diretora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá e Coordenadora
do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Estadual de Maringá no período de
2008 a 2018. Foi Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB na gestão 2012-2015. É liderá-lo do
Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC) cadastrado no CNPq.
CV: http://lattes.cnpq.br/6836134905831335
Licenciado em Filosofia e Mestre em Filosofia (2016) pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando
em História pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEM).
CV: http://lattes.cnpq.br/7747220332204645
Graduada em Letras - Português/Inglês pela Faculdade Global de Umuarama (2013). Especialista em
História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018) e Metodologias e Técnicas de
ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Mestra em Educação pela Universidade
Estadual de Maringá na linha de pesquisa em Políticas e Gestão em Educação. Atualmente é professora
estatutária na Prefeitura Municipal de Umuarama. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e
Tecnologias Educacionais GPEaDTEC da Universidade Estadual de Maringá.
CV: http://lattes.cnpq.br/4660419509849050
Professor e pesquisador de ecossistemas inovadores na educação. Foi professor na USP e um dos fundadores
do Projeto Escola do Futuro. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a
Distância. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar
lá (Papirus), Metodologias Ativas de Bolso (Editora do Brasil) e coautor dos livros Metodologias Ativas
para uma Educação Inovadora (Penso) Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (Papirus) e Educação a
Distância: Pontos e Contrapontos (Summus). Suas ideias estão no blog Educação Transformadora.
CV: http://lattes.cnpq.br/4035390540170184
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade
Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em
Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos
pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase
em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação,
ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.
CV: http://lattes.cnpq.br/1537250371879200
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestrado em Fitossanidade e
Doutorado em Fitopatologia, ambos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora Adjunta de
Microbiologia do Departamento de Biologia da UEMA. Exerce desde de 2013 a função de Coordenação Geral do
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) da Universidade Estadual do Maranhão, representando-a
junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB e à Rede e-Tec Brasil do Ministério da Educação.
Nessa área, atua na pesquisa com enfoque em Gestão em EaD, TICS e EaD e Formação de Professores em
cursos intermediados por tecnologias educacionais. Exerceu o cargo de Presidente do Fórum Nacional de
Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil - FORUAB/CAPES de 2016 a 2019. É Integrante da Câmara de
EaD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). É membro do
comitê científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) desde 2012. Membro do Grupo de
Avaliadores da CAPES. Participou do Grupo de Trabalho que discutiu e formulou a Resolução dos Mestrados
e Doutorados EaD no Brasil. Coordenou o 1º Seminário Internacional de Inovação em Educação Superior da
ABRUEM (SIEE/2017). Editora chefe da Revista Científica TICs & EaD. Pesquisadora de estudos na área de
EaD, com artigos publicados em Revistas Científicas. Organizadora e coautora de três capítulos do livro:
Tecnologias Educacionais – avaliação e processos de formação (editora UEMA, 2017). Autora de diversos
capítulos de livros sobre EaD.
CV: http://lattes.cnpq.br/9701947243565086
João Carlos Relvão Caetano nasceu em Coimbra, a 10 de março de 1970. É Professor Auxiliar no
Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DSCG) da Universidade Aberta (UAb). Foi Pró-Reitor para o
Reordenamento Institucional da Universidade Aberta, de 2009 a 2011. Doutorado em Ciências Políticas, na
Especialidade de Ciência da Administração, pela UAb, em 2007, é Mestre em Economia Europeia, pela
Universidade de Coimbra, com a dissertação “A Harmonização de Direitos no Direito Europeu”, que defendeu
em 1997, e licenciado em Direito, pela mesma Universidade, desde 1993. Docente na UAb desde 1998, tem
como principais áreas de interesse científico a Ciência Política, a Filosofia do Direito, a Teoria do
Direito, o Direito Europeu, o Direito Económico, o Direito da Segurança Social, a Economia do Direito e
a Complexidade no Direito. É investigador no Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais
(CEMRI) da UAb e no IJI- Instituto Jurídico Interdisciplinar, da Faculdade de Direito da Universidade do
Porto. Com vários títulos publicados, participou também em diversas edições nacionais e estrangeiras, e
é autor de uma coluna de opinião no Diário de Coimbra. É coordenador científico do Polo do CLEPUL na
Universidade Aberta, "Mundos em Rede: Política, Comunicação e Cultura", associado ao Grupo de
Investigação 7: Metamorfoses da Herança Cultural.
CV: https://cemri.uab.pt/investigador/joao-caetano/
Pedagoga, com habilitação em Administração Escolar e Supervisão Educacional; Especialista em
Alfabetização, Produção e Recepção de Textos; Especialista em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
(PUC/SP); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Estágio Científico
Avançado de Doutoramento na Universidade do Minho (Braga/PT) e Doutora em Políticas e Práticas
Educacionais pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP)). Atuou como Professora no Departamento de
Pedagogia da UNICENTRO/PR, ministrando aulas de Didática; História da Educação, Administração Escolar e
Gestão Educacional, Metodologia e Prática de Pesquisa nos cursos de Enfermagem, Contabilidade,
Administração de Empresas e Nutrição. Atua como Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da
Educação (DFE) da Universidade Estadual de Maringá UEM). Ministra aulas no Curso de Pedagogia/UEM e no
Curso de Pedagogia PARFOR/UEM. Desenvolve projeto na Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI/UEM).
Tem experiência na Educação Básica como Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora de Escola. É
pesquisadora em Grupos credenciados pelo CNPq (GEDUC e GPEaDTEC) - UEM.
CV: http://lattes.cnpq.br/7345079550785490
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Coimbra (1973-1978), Doutorado em Filosofia pela
Universidade de Sevilha (1996-2001), no âmbito do Programa Fenómeno, Signo y Interpretación tendo
desenvolvido a sua pesquisa sobre o pensamento de Paul Ricoeur. Em 1999 apresentou a sua dissertação
"Aproximación al problema antropológico y ético en Paul Ricoeur" e em 2001 defendeu a sua tese de
doutorado "El problema del mal y el sentido de la existencia en Paul Ricoeur". O diploma de doutoramento
foi registado pela Universidade de Coimbra, em 2002 e reconhecido pela Universidade Federal do Rio de
Janeiro, em 2013. Atualmente, é Professor na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, no
Programa de pós-graduação em Educação (PPGE), integrando a linha de pesquisa Políticas Educativas. Tem
experiência na área da Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Epistemologias e metodologias de
pesquisa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Educação Popular e Culturas, Filosofia da
Educação, Epistemologia, Epistemologias contra-hegemônicas, Metodologias de Pesquisa em Ciências Sociais
e Educação, Antropologia Filosófica e Ética e Hermenêutica em Paul Ricoeur. Integra, atualmente o Grupo
de Pesquisa OBEDUC (Observatório de Educação) do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da
UNINOVE, no âmbito do qual pesquisa as universidades "populares". Integrando também o Grupo de Pesquisa
sobre Políticas da Educação Superior (GRUPES), concentra as suas atividades de pesquisa atuais no âmbito
da Educação Superior e dos fundamentos epistemológicos das poíticas de inclusão da diversidade cultural
e epistemológica. É lider do grupo de pesquisa Fundamentos Epistemológicos das Políticas Educacionais
(GRUFEPE), registrado no CNPq.
CV: http://lattes.cnpq.br/6582778268180840
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da
Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação,
atuou por mais de 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na
pós-graduação. Revisora técnica da tradução do livro Blended: Using Disruptive Innovation to Improve
Schools, de Michael Horn e Four dimensional education, de Charles Fadel. Organizadora dos livros:
Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e
Metodologias ativas para uma educação inovadora. Cofundadora da Tríade educacional, voltada para a
formação de professores, e Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto
Singularidades. Tem experiência na formação de professores, envolvendo a formação presencial, online e
híbrida por meio de palestras, oficinas e cursos, bem como a produção de materiais didáticos e
instrucionais voltados à formação de professores nos diferentes segmentos, da educação básica ao ensino
superior, e nos diferentes componentes curriculares.
CV: http://lattes.cnpq.br/0251916117872077
É professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Departamento de Língua Portuguesa (DLP).
Possui Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/CAPES-PNPD
(2017). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015), com período de
doutorado sanduíche (CAPES/PDSE) na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), sob orientação do Prof.
Dominique Maingueneau. Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2013).
Especialização em Língua Portuguesa - Teoria e Prática, pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdades
Maringá (2010). Graduação em Letras, com habilitações Português/Inglês e respectivas literaturas, pela
Universidade Estadual de Maringá - UEM (2009). Graduação em Letras com habilitações Português/Libras,
pela Faculdade Eficaz (2013). Integra o NAD - Núcleo de Análise do Discurso (NAD/FALE/UFMG), o FEsTA -
Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (FEsTA/UNICAMP), e o GEPOMI - Grupo de Estudos Políticos e
Midiáticos (GEPOMI/UEM).
CV: http://lattes.cnpq.br/3944618258986180
Pedagoga, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Pós graduada em Gestão e
Organização do Trabalho Pedagógico pela Faculdade Guairacá, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação
pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente, é professora colaboradora na Universidade Estadual do
Centro Oeste - UNICENTRO, Coordenadora do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pitanga/PR e
Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Educação a Distância da UNICENTRO. Realiza pesquisas nas áreas de
Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Formação de Professores, Metodologias de ensino e
História da Educação.
CV: http://lattes.cnpq.br/3638266009253993
Silvia Ross (UNICENTRO)
Pós-doutora, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Licenciada em Pedagogia
pela Faculdade Machado de Assis e Bacharel em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Atualmente é tutora de referência do NEAD/UAB/UNICENTRO e professora colaboradora do Departamento de
Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atuou como professora mediadora no curso
de Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional Integradas à EJA (Funcern/IFRN) e como
professora substituta na Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, curso de Pedagogia/EAD. É
Membro da Associação Nacional de História (ANPUH); da Sociedade Brasileira de História da Educação
(SBHE); dos grupos de pesquisa GPHIE - História Intelectual e Educação; NUHFOPE - Núcleo de Estudos e
Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas; e do LAECI/MOVECAMPO - Laboratório da
Educação do Campo e Indígena. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: história da educação; história
da saúde/doença; história intelectual.
CV: http://lattes.cnpq.br/0741840761521082
Possui Graduação em Letras Português/Inglês (2011) e Mestrado em Letras (2014) pela Universidade
Estadual de Maringá. Foi aluno do curso 21st Century Educators From Finland, Active Learning Methods in
Theory and in Practice programme, na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere na Finlândia.
Atualmente é, no Centro Universitário Integrado, professor em diversos cursos de graduação e coordenador
do curso de pós-graduação em Metodologias Ativas e Inovação no Ensino Superior.
CV: http://lattes.cnpq.br/7802136530110236
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas com Mestrado e Doutorado em Ciências (Ecologia de Ambientes
Aquáticos Continentais) pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Funcionamento do
Organismo Humano (Fisiologia Humana). Professor dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e
Medicina e Supervisor de Pós-Graduação do Centro Universitário Integrado em Campo Mourão, PR. Atua como
Docente há 15 anos. Já ocupou o cargo de Supervisor de Extensão e Coordenador da CPA. Experiência em
Pesquisa na área de Metodologias Ativas e Inovação.
CV: http://lattes.cnpq.br/0419761858785313
Grupo de educadores dispostos a compartilhar experiências sobre práticas pedagógicas que envolvam a educação e a tecnologia.
Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Experiência na área de Letras, com ênfase em
Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação a
distância e gêneros discursivos - em especial os que relacionam o ensino com as novas tecnologias.
CV: http://lattes.cnpq.br/3655211763553794
Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Especialista
em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Mestre em Estudos da
Linguagem e Formação de professores pelo curso de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina
(2008). Doutora em Estudos da Linguagem e Formação de Professores na Universidade Estadual de Londrina
(2015). Atualmente é professora de Língua Inglesa do Departamento de Letras Modernas da Universidade
Estadual de Maringá - UEM, professora do Programa de Pós-graduação em Letras - UEM, membro do Mestrado
Profissional em Letras (Profletras), coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - UEM, e
Diretora do Núcleo de Educação a Distância - UEM. Tem experiência na área de ensino de língua inglesa no
ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente, desenvolve pesquisas em ensino e aprendizagem de
língua inglesa atuando principalmente na área da leitura crítica, letramento crítico, Cognição e
formação de professores.
CV: http://lattes.cnpq.br/4739538854223373
Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Especialista
em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Mestre em Estudos da
Linguagem e Formação de professores pelo curso de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina
(2008). Doutora em Estudos da Linguagem e Formação de Professores na Universidade Estadual de Londrina
(2015). Atualmente é professora de Língua Inglesa do Departamento de Letras Modernas da Universidade
Estadual de Maringá - UEM, professora do Programa de Pós-graduação em Letras - UEM, membro do Mestrado
Profissional em Letras (Profletras), coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - UEM, e
Diretora do Núcleo de Educação a Distância - UEM. Tem experiência na área de ensino de língua inglesa no
ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente, desenvolve pesquisas em ensino e aprendizagem de
língua inglesa atuando principalmente na área da leitura crítica, letramento crítico, Cognição e
formação de professores.
CV: http://lattes.cnpq.br/4739538854223373
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Pós-graduação em Gestão e
Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá .
Atualmente é coordenadora de polo da Universidade Aberta do Brasil. Tem experiência na área de Educação,
com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Formação de professores, Políticas
Publicas, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância.
CV: http://lattes.cnpq.br/8323914789046361
É professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Departamento de Língua Portuguesa (DLP).
Possui Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/CAPES-PNPD
(2017). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2015), com período de
doutorado sanduíche (CAPES/PDSE) na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), sob orientação do Prof.
Dominique Maingueneau. Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2013).
Especialização em Língua Portuguesa - Teoria e Prática, pelo Instituto Paranaense de Ensino e Faculdades
Maringá (2010). Graduação em Letras, com habilitações Português/Inglês e respectivas literaturas, pela
Universidade Estadual de Maringá - UEM (2009). Graduação em Letras com habilitações Português/Libras,
pela Faculdade Eficaz (2013). Integra o NAD - Núcleo de Análise do Discurso (NAD/FALE/UFMG), o FEsTA -
Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (FEsTA/UNICAMP), e o GEPOMI - Grupo de Estudos Políticos e
Midiáticos (GEPOMI/UEM).
CV: http://lattes.cnpq.br/3944618258986180
Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Mestre em Letras, área de Linguística e
Filologia da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de
Assis, SP (1999). Docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM) desde 1999, com experiência na área
de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, ministrando principalmente os conteúdos de Língua Portuguesa
nos cursos de Letras e Secretariado Executivo presenciais e no curso de Letras na modalidade a
distância. Atua no Mestrado Profissionalizante em Letras da UEM desde 2015. Interessa-se pela Educação a
Distância e pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao ensino.
CV: http://lattes.cnpq.br/8231470940584511
Geógrafo formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Agente Universitário na mesma instituição
e Especialista em Georreferenciamento de Imóveis pelo Departamento de Engenharia Civil da UEM. Mestre em
Engenharia Urbana pelo Programa de Mestrado em Engenharia Urbana do Departamento de Engenharia Civil
(UEM).
CV: http://lattes.cnpq.br/2990899472446694
Licenciado em Filosofia e Mestre em Filosofia (2016) pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando
em História pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEM).
CV: http://lattes.cnpq.br/7747220332204645
Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de
Mesquita Filho (1992), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas
(1995) e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1999).
Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de
Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: citoquímica,
cromatina, abelhas, insetos, inseticidas, e na área de educação na formação/capacitação de professores,
e na educação a distância.
CV: http://lattes.cnpq.br/4775790499463633
Pedagoga, com habilitação em Administração Escolar e Supervisão Educacional; Especialista em
Alfabetização, Produção e Recepção de Textos; Especialista em Fundamentos de uma Educação para o Pensar
(PUC/SP); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Estágio Científico
Avançado de Doutoramento na Universidade do Minho (Braga/PT) e Doutora em Políticas e Práticas
Educacionais pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP)). Atuou como Professora no Departamento de
Pedagogia da UNICENTRO/PR, ministrando aulas de Didática; História da Educação, Administração Escolar e
Gestão Educacional, Metodologia e Prática de Pesquisa nos cursos de Enfermagem, Contabilidade,
Administração de Empresas e Nutrição. Atua como Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da
Educação (DFE) da Universidade Estadual de Maringá UEM). Ministra aulas no Curso de Pedagogia/UEM e no
Curso de Pedagogia PARFOR/UEM. Desenvolve projeto na Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI/UEM).
Tem experiência na Educação Básica como Professora, Coordenadora Pedagógica e Diretora de Escola. É
pesquisadora em Grupos credenciados pelo CNPq (GEDUC e GPEaDTEC) - UEM.
CV: http://lattes.cnpq.br/7345079550785490
Doutora em Linguagem e Sociedade e atualmente está vinculada ao Programa de Pós-doutorado do Curso de
Letras (Unioeste) - 2019. Mestrado em Educação - EaD e Tecnologias Educacionais pela Universidade
Estadual de Maringá (UEM) - 2013. Aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola (UEPG) - 2009;
Especialização em Planejamento Geo Ambiental (Unespar) - 1998; Especialização em Educação a Distância
(UEM) - 2009. Graduação em Pedagogia pela Universidade Paranaense (Unipar) - 1997, graduação em Ciências
Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) - 2011. No campo profissional é professora -
estatutária da Prefeitura Municipal de Umuarama - cedida desde 2008 para coordenação de polo do programa
do Governo Federal - Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Pedagoga - estatutário do Governo do Estado
do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: educação básica, arte educação, educação
em saúde, educação a distância, educação ambiental, sociologia e literatura - poesia.
CV: http://lattes.cnpq.br/5648390683087375
Equipe do Núcleo de Educação a Distância da UEM, atuando na organização do evento:
Ederson Carlos Marteliano
Erivelto Alves Prudêncio
Evandro Fiorim Estima
Flávio Rodrigues de Oliveira
Francisco Bruno Carnieli e Silva
Giovani Rodrigues Consoni
Hamilton Ré
Jairo de Carvalho
Jônatas Lucas Lucizano
José Luis Ferreira
Josiane Medeiros de Mello
Lizandra Cortez Gomes Ferreira
Luciano Carvalhais Gomes
Marcus Vinicius Garcia da Silva
Murilo Luvizotto Vieira
Renata Tikako de Jesus Kato
Solange Batista da Silva Miranda
Tatiane Campanholi Marcelino
Thiago Alves Cefaloi