PROINTE ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS
13/07/2022 - Novidades

O Programa de Integração Estudantil da UEM está ofertando ofcinas e preceptorias nas modalidades presencial e a distância

Com o objetivo de oferecer subsídio aos alunos da Universidade Estadual de Maringá durante a formação acadêmica, o Programa de Integração Estudantil (Prointe) realiza atividades de ensino, extensão e apoio aos estudantes, desenvolvendo ações no âmbito pedagógico, integrando professores, alunos e comunidade externa.

O Prointe existe desde 2015, ofertando semestralmente oficinas em áreas específicas. De acordo com a coordenadora do Programa, a professora Jani Moreira, neste ano foram abertas 25 vagas para cada uma das oportunidades da modalidade presencial. São elas: Francês Instrumental; Língua Portuguesa; Matemática Básica e Português para Estrangeiros. “Além das Oficinas, o PROINTE desenvolve semestralmente as Preceptorias de Disciplinas, nas áreas da Física, Estatística e Matemática, atendendo os cursos de graduação do campus sede e extensões”.

Em 2019, o Núcleo de Educação a Distância da UEM, por meio da diretora, a professora Josimayre Novelli, firmou uma parceria com o Prointe proporcionando para a comunidade interna da Educação a Distância e também dos campus regionais, a oportunidade de realizar as oficinas do Prointe por meio da EaD, utilizando a Plataforma Moodle, que é o ambiente virtual de aprendizagem utilizado pelo Nead-UEM. "O Prointe EaD favorece também os alunos que trabalham durante o dia e não poderiam participar das oficinas presenciais. Então, eu considero um grande avanço e inovação, considerando a importância das novas tecnologias também para favorecer programas institucionais, como o Prointe", explicou a professora.

Podem participar das oficinas do Prointe os acadêmicos da graduação e da pós-graduação da UEM. A oficina de Português para Estrangeiros, tanto na modalidade presencial quanto EaD tem como público-alvo migrantes, refugiados e estudantes internacionais, abrangendo a comunidade interna e externa.

Inscrições

Para participar da modalidade EaD, é só acessar o site de eventos do Nead-UEM: https://portal.nead.uem.br/eventos/ as inscrições também terminam no próximo dia 29.

As oficinas terão início em 01/08 e terminam em 21/10, nas duas modalidades.

Para garantir o certificado de 24 horas, é necessário ter frequência de 75% da carga-horária e ter realizado pelo menos 75% das atividades propostas.