Núcleo de Educação a Distância

Educação Digital para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

COORDENAÇÃO LOCAL DO CURSO

Profª. Drª. Ednéia Regina Rossi Moraes

 

CONTATO DO CURSO

digital.esp.uab@uem.br
 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Especialização Educação Digital para os anos iniciais do Ensino Fundamental é um curso de formação continuada, ofertado aos professores que atuam na rede pública de ensino do Paraná e oferecido em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), os municípios paranaenses, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Universidade Virtual do Paraná e as Universidades Públicas Estaduais do Paraná credenciadas junto à SETI: Universidade Estadual de Maringá – UEM, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP. A coordenação do trabalho em rede pelas IES participantes compete à Universidade Virtual do Paraná. 

A especialização é oferecida no formato Latu Sensu, com 390 horas, divididas em: 360h de disciplinas e 30h de Componente Curricular Obrigatório Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As atividades vinculadas às universidades são realizadas por meio de estratégias e metodologias plurais e incentivadas em consonância com os princípios da Educação Digital, disponibilizadas em ambiente virtual, por meio do acompanhamento de professores das disciplinas e tutores. Atenta aos desafios educacionais contemporâneos e visando a qualidade no ensino público paranaense, a formação é voltada para reflexão e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

OBJETIVO DO CURSO

Oportunizar para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental formação continuada em educação digital e suas práticas.

Objetivos específicos:

  • Debater os desafios e oportunidades que a educação digital traz para os processos de ensino e de aprendizagem;
  • Analisar as Teorias da Aprendizagem no contexto da educação digital;
  • Refletir sobre o uso de recursos e interfaces digitais aplicados à Educação no processo de ensino e aprendizagem;
  • Experienciar práticas pedagógicas e de pesquisa enriquecidas pelo digital.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

No curso de Especialização em Educação Digital para os anos iniciais do Ensino Fundamental, há a presença de três trilhas pedagógicas convergentes:

Componente Curricular (Disciplinas) Carga Horária        
Trilha Pedagógica 1 – Fundamentos
Educação Digital em rede e ecossistemas educacionais 30h
Teorias da Aprendizagem e ambientes digitais 45h
Alfabetização e práticas de multiletramento 45h
Pensamento Computacional na Infância 30h
Práticas investigativas em Educação (metodologia de ensino I) 30h
Trilha Pedagógica 2 - Didática e experiências
A didática na educação digital 45h
Recursos e interfaces interdisciplinares digitais no ensino 90h
Práticas investigativas em Educação - Seminário de projetos de intervenção pedagógica 45h
Trilha Pedagógica 3 – Seminários de Práticas Pedagógicas Inovadoras
Produção de Experiências Pedagógicas 30h
Total Curricular 360h
Total TCC 30h

 

Compartilhar