Núcleo de Educação a Distância

Gestão de Ambientes de Aprendizagem (PDE)

COORDENAÇÃO LOCAL DO CURSO
Profª Drª Rosangela Aparecida Alves

CONTATO DO CURSO
ambientes.esp.pde.uvpr@uem.br


APRESENTAÇÃO

O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), desenvolvido em parceria da SEED com a UVPR/SETI, por meio das Universidades Estaduais, oferta para seus cursistas, em rede e na modalidade à distância, a Especilização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem. O curso é dinâmico e envolve diversas abordagens pedagógicas, diferentes tempos e recursos digitais, amaprados por um processo comunicacional que promove interações pedagógicas, tecnológicas e digitais com os objetivos de aprendizagem.

Trata-se de uma proposta que busca trabalhar com a gestão de ambientes de aprendizagem a partir do contexto da sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem. É a correlação de ações que se iniciam nos ambientes físicos, mas que se desenvolvem no engendramento da geografia física e da geografia virtual. 


OBJETIVOS DO CURSO

  • Formar os professores da Educação Básica do ensino público do Estado do Paraná na gestão de ambientes de aprendizagem, na sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem;
  • Compreender as concepções e metodologias dos documentos curriculares do Estado do Paraná em correlação com a gestão de diversos ambientes de aprendizagem;
  • Articular elementos da teoria e da prática pedagógica na compreensão do papel do professor, do estudante e da aula no processo de ensino e de aprendizagem;
  • Compreender a concepção de metodologias ativas e inventivas, elementos potencializadores da aprendizagem dos estudantes na interação com o professor;
  • Avaliar as potencialidades das ferramentas educacionais disponíveis e a assertividade das estratégias de implementação no contexto escolar;
  • Desenvolver atividades que favoreçam a criação de boas práticas didático-pedagógicas para os ambientes de aprendizagem.


ESTRUTURA CURRICULAR

Disciplina     Carga horária
Trilha 1 – Fundamentos teóricos em gestão de ambientes de aprendizagem    
Educação na era digital e ecossistemas de aprendizagem     30
Teorias da aprendizagem     30
Trilha 2 – Fundamentos didático-metodológicos em gestão de ambientes de aprendizagem    
Didática para a gestão de ambientes de aprendizagem     30
Seminário Integrador 1      
Laboratório 1 – Experiências pedagógicas com o uso de recursos e interfaces digitais     30
Planejamento para os ambientes de aprendizagem     30
Metodologias ativas e inventivas para os ambientes de aprendizagem (inovação sustentada)     30
Trilha 3 – Metodologia de Pesquisa    
Pesquisa 1 – Fundamentos para a elaboração de protótipos didáticos     30
Seminário Integrador 2      
Laboratório 2 – Observação em sala de aula e feedback     20
Pesquisa 2 – Elaboração dos Projetos de Intervenção Pedagógica fundados em inovações sustentadas     30
Trilha 4 – Pedagogias Plurais    
Mediação em educação e estilos de aprendizagem: dimensão social, pedagógica e tecnológica     30
Interação professor e alunos: aprendizagem significativa/autêntica e aprendizagem colaborativa em educação     30
Laboratório 3 – Organização dos resultados do Projeto de Intervenção Pedagógica     20
Trilha 5 – Tópicos Especiais – Obrigatório    
Tópicos Especiais em Educação 1 – Transtorno de Espectro Autista     30
Tópicos Especiais em Educação 2 – Projetos de vida em educação: conhecimento, protagonismo e inovação     30
Seminário Integrador 3 – Apresentação dos Projetos de Intervenção      
CARGA HORÁRIA TOTAL     420

 

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