COORDENAÇÃO LOCAL DO CURSO
Profª Drª Rosangela Aparecida Alves
CONTATO DO CURSO
ambientes.esp.pde.uvpr@uem.br
APRESENTAÇÃO
O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), desenvolvido em parceria da SEED com a UVPR/SETI, por meio das Universidades Estaduais, oferta para seus cursistas, em rede e na modalidade à distância, a Especilização em Gestão de Ambientes de Aprendizagem. O curso é dinâmico e envolve diversas abordagens pedagógicas, diferentes tempos e recursos digitais, amaprados por um processo comunicacional que promove interações pedagógicas, tecnológicas e digitais com os objetivos de aprendizagem.
Trata-se de uma proposta que busca trabalhar com a gestão de ambientes de aprendizagem a partir do contexto da sala de aula, em interação com outros espaços de aprendizagem. É a correlação de ações que se iniciam nos ambientes físicos, mas que se desenvolvem no engendramento da geografia física e da geografia virtual.
OBJETIVOS DO CURSO
ESTRUTURA CURRICULAR
Disciplina | Carga horária |
Trilha 1 – Fundamentos teóricos em gestão de ambientes de aprendizagem | |
Educação na era digital e ecossistemas de aprendizagem | 30 |
Teorias da aprendizagem | 30 |
Trilha 2 – Fundamentos didático-metodológicos em gestão de ambientes de aprendizagem | |
Didática para a gestão de ambientes de aprendizagem | 30 |
Seminário Integrador 1 | |
Laboratório 1 – Experiências pedagógicas com o uso de recursos e interfaces digitais | 30 |
Planejamento para os ambientes de aprendizagem | 30 |
Metodologias ativas e inventivas para os ambientes de aprendizagem (inovação sustentada) | 30 |
Trilha 3 – Metodologia de Pesquisa | |
Pesquisa 1 – Fundamentos para a elaboração de protótipos didáticos | 30 |
Seminário Integrador 2 | |
Laboratório 2 – Observação em sala de aula e feedback | 20 |
Pesquisa 2 – Elaboração dos Projetos de Intervenção Pedagógica fundados em inovações sustentadas | 30 |
Trilha 4 – Pedagogias Plurais | |
Mediação em educação e estilos de aprendizagem: dimensão social, pedagógica e tecnológica | 30 |
Interação professor e alunos: aprendizagem significativa/autêntica e aprendizagem colaborativa em educação | 30 |
Laboratório 3 – Organização dos resultados do Projeto de Intervenção Pedagógica | 20 |
Trilha 5 – Tópicos Especiais – Obrigatório | |
Tópicos Especiais em Educação 1 – Transtorno de Espectro Autista | 30 |
Tópicos Especiais em Educação 2 – Projetos de vida em educação: conhecimento, protagonismo e inovação | 30 |
Seminário Integrador 3 – Apresentação dos Projetos de Intervenção | |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 420 |
Divisão de Tecnologias da Informação (NEAD)
E-mail: tic-nead@uem.br