CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEM EAD SUBIRAM DE CONCEITO NO ENADE 2021

No início desta semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2021. A maioria dos cursos da Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM) subiu de conceito em comparação com o Exame divulgado em 2018, referente ao ano de 2017.

Desde 2004, o Inep realiza a avaliação em cumprimento da Lei nº 10.861/2004, sendo um componente obrigatório no currículo dos cursos de graduação. O exame acontece de forma periódica, em áreas diferentes do ensino e é aplicado aos alunos ingressantes e concluintes de cada curso de graduação. O Ministério da Educação, por meio do Enade, avalia as instituições de Ensino Superior com notas de 1 a 5, de acordo com os conteúdos programáticos das diretrizes curriculares de cada curso. Os dados disponibilizados permitem identificar as áreas de conhecimento que podem ser aperfeiçoadas.

Os resultados divulgados neste ano contemplaram as seguintes áreas: cursos de ciências biológicas; ciências exatas e da terra; linguística, letras e artes e áreas afins; cursos em ciências da saúde; ciências humanas, (bacharelado e licenciatura); e cursos superiores de tecnologia nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

No Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM, cinco cursos de graduação passaram pela avaliação do Enade em 2021, a saber: Ciências Biológicas, Física, História, Letras e Pedagogia.

Abaixo, os conceitos divulgados neste ano:

Em comparação ao ano de 2017, em que os mesmos cursos foram submetidos à avaliação, a maioria obteve um resultado maior, conforme a tabela abaixo:

A graduação em Física EaD não apareceu em 2017 porque não houve aluno concluinte naquele ano. Porém, a nota 3 adquirida em 2021 é resultado de uma soma de fatores de acordo com o professor coordenador do curso, Luciano Gonsalves Costa. “Esse conceito reitera o esforço coletivo da UEM e do Departamento de Física em prol da consolidação da Licenciatura em Física".

O esforço também pode ser observado na graduação de licenciatura em Letras Português-Inglês, em que o conceito triplicou durante esses quatro anos. “Essa nota é resultado do envolvimento de professores, tutores e coordenações para uma educação de qualidade no Ensino a Distância. Agradecemos o empenho de todos”, comentou a coordenadora Nilda Aparecida Barbosa.

De 2018 a 2021, a gestão do Nead teve como um dos objetivos o desafio de aumentar os índices apresentados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, já que este é um importante indicador de qualidade da educação ofertada. De acordo coma professora Josimayre Novelli, diretora do Nead, “Os atuais números mostram o resultado de um trabalho de gestão colaborativa. Quando assumi a direção do Nead, em 2018, tivemos as notas dos cursos em EaD publicadas separadamente dos cursos presenciais. De posse dos resultados, considerados abaixo do esperado, traçamos metas e objetivos para que nossos cursos pudessem ter melhor avaliação, considerando o histórico da EaD na nossa universidade. Nesse sentido, durante todos esses anos, por meio de reuniões e discussões com os coordenadores de curso, conseguimos atingir algumas de nossas metas: 1. Informar e conscientizar nossos alunos sobre a importância do ENADE para nossos cursos; 2. Ter maior engajamento dos docentes junto aos cursos; 3. Capacitar nossos docentes para que pudessem repensar sua prática pedagógica nessa modalidade de ensino; 4. Trabalhar de forma coletiva e colaborativa junto aos tutores, coordenadores de polo e coordenadores de curso”.

A professora ainda explicou que a Educação a Distância pode se apropriar dos atuais marcadores a fim de propor melhorias de gestão educacional que possam guiar as ações em valorização da EaD na própria Instituição. “Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e investimento na formação dos nossos docentes e discentes. Em quatro anos de gestão, conseguimos esse marco histórico para a EaD da UEM. Esperamos que nas próximas avaliações as notas dos nossos cursos em EaD sejam ainda maiores”.