NEAD PARTICIPA DE EVENTO AULA INAUGURAL DO PDE

Durante os dias 03 a 05 de maio, uma equipe do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estatual de Maringá (Nead UEM) participou do evento de lançamento do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e as universidades estaduais do Paraná.

Participaram do evento o Diretor do Nead e coordenador geral da Universidade Aberta do Brasil na UEM (UAB/UEM), professor José Ricardo Penteado Falco, a coordenadora adjunta da UAB/UEM professora Josiane Medeiros de Mello e o professor da Equipe Multidisciplinar do Nead, Flávio Rodrigues de Oliveira, que inclusive integrou também o painel “Metodologias inov-ativas e participativas em sala de aula”.

Sobre o PDE

A coordenadora do PDE na UEM, professora Rosângela Aparecida Alves Basso, explica que o PDE é um curso de formação continuada, ofertado aos professores da Rede Pública Estadual de Ensino, do Quadro Próprio do Magistério (QPM), que estejam no nível II, classes de 8 a 11 da carreira.

Foi instituído pela Lei Complementar n.º 103, de 15 de março de 2004, regulamentado pela Lei Complementar n.º 130, de 14 de julho de 2010 e alterado pela Lei Complementar n.º 241, de 17 de dezembro de 2021.

Com a alteração da Lei, a partir de 2023 o programa será ofertado na modalidade a distância, por meio do curso de Especialização (Lato Sensu) em Gestão de Ambientes de Aprendizagem, que conta com 420 horas, cinco trilhas de aprendizagem e 14 disciplinas.

A seleção dos alunos foi realizada em 2022 e as aulas iniciam agora em 2023.

Nesse momento, ocorre o processo seletivo para professores das universidades estaduais que desejam atuar como mentores no programa. Para a UEM, foram disponibilizadas 14 vagas e as inscrições podem ser feitas até 25 de maio de 2023, conforme edital publicado.