Elaboramos uma lista com as dúvidas mais frequentes em relação ao Vestibular UEM/ EaD 2016. Confira:
São quantos dias de prova e quais os conteúdos? Onde posso obter mais informações? R: A Prova será realizada no dia 27/11/2016 das 13h50 às 19h00. Informações detalhadas sobre o vestibular e os conteúdos das provas podem ser obtidas no Manual do candidato.
Como será realizado o vestibular? Haverá questões objetivas e discursivas? R: A prova é composta de 40 questões objetivas de alternativas múltiplas, sobre conhecimentos gerais (19), língua portuguesa e literatura em língua portuguesa (07), língua estrangeira (04) e conhecimentos específicos (10). Também há a redação. Informações detalhadas podem ser obtidas no Manual do candidato.
Em quais locais (cidades) será realizada a prova do vestibular?
R: A prova será realizada nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Diamante do Norte, Flor da Serra do Sul, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pitanga e Umuarama. A partir de 11 de novembro de 2016, será permitido ao candidato consultar o seu local de provas no Menu do candidato.
Posso me inscrever para estudar em Maringá? R: Não, Maringá não se caracteriza como polo. Em Maringá – Campus da UEM - estão instaladas as secretarias dos cursos ofertados na modalidade a distância, bem como o Núcleo de Educação a Distância, que tem por finalidade planejar, coordenar, organizar, desenvolver e acompanhar as atividades administrativas e pedagógicas da modalidade de educação a distância da Universidade.
Posso mudar de polo depois que as aulas começarem? R: É muito difícil, pois isto acontece somente se houver vagas disponíveis e somente a partir da 2ª série. A Diretoria de Assuntos Acadêmicos/DAA publica, por meio de Edital, vagas, prazos e procedimentos para o Processo Seletivo de Transferência Interna de curso, turno ou câmpus/polo de EAD (Educação a Distância).
Já tenho graduação e gostaria de fazer um curso de graduação-EAD. Preciso fazer o Vestibular? R: Para o ingresso na 1º série sim.
Para quem já possui uma graduação existe a possibilidade de ingressar em cursos ofertados na modalidade a distância por meio de vestibular (ingresso no primeiro ano) ou ingresso como portador de diploma a partir da 2º série do curso, havendo sobra de vagas. A Diretoria de Assuntos Acadêmicos/DAA publica um edital com as vagas destinadas ao ingresso de portadores de diploma de curso superior para cursar novo curso de graduação na Instituição.
Preciso pagar alguma mensalidade para fazer um curso de graduação a distância na UEM? R: Não. Os cursos ofertados na modalidade a distância são gratuitos.
É possível se inscrever no vestibular EAD e no presencial, ou é preciso optar apenas por um? R: Sim, é possível se inscrever para vestibulares presenciais e EAD. Porém, só é possível cursar um curso (por vez), devendo fazer a escolha no ato da matrícula, caso seja aprovado nos dois concursos vestibulares.
Qual a duração dos cursos? R: Prazo para Conclusão dos cursos:
História: mínimo: 4 anos - máximo: 8 anos
Letras: mínimo: 5 anos - máximo: 8 anos
Pedagogia: mínimo: 4,5 anos - máximo: 9 anos
Como funciona a presença do aluno nos polos? Quantas vezes ele precisa frequentar o polo? R: É obrigatória a presença do estudante no Polo no qual está matriculado sempre que houver atividade presencial (avaliação, trabalho, aula de laboratório, reunião com coordenação de curso/tutoria, etc.). Em cada semestre é disponibilizado um cronograma com as datas e as atividades a serem realizadas no Polo.
Reserva-se um dia da semana (Letras: segunda-feira; Pedagogia: terça-feira; História: quinta-feira), período noturno, para as atividades presenciais no Polo. Eventualmente, os sábados também podem ser utilizados para atividades presencias. O aluno pode ainda comparecer ao Polo de Apoio Presencial no qual está matriculado sempre que considerar necessário.
Os alunos da EAD fazem estágio? R: Sim, se houver disciplina(s) relacionada(s) a estágio na estrutura curricular, as mesmas precisam ser cumpridas em sua totalidade. Os estágios devem ser realizados na cidade Polo no qual está matriculado e não no município onde o aluno reside.
As inscrições para portador de diploma ocorrem sempre no começo do ano? R: As vagas, quando existentes, são abertas a partir da 2º série do curso, em calendário definido pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UEM e divulgadas no site da DAA.
Quem já possui Licenciatura em Pedagogia e deseja cursar Letras pode fazer em menos tempo? R: Disciplinas cursadas, na UEM ou outras instituições, que possuam mais de 70% de igualdade de conteúdo programático e de carga horária, podem ser dispensadas após análise dos documentos comprobatórios pelo colegiado do curso. Esta solicitação só pode ser realizada após o ingresso na Universidade.
Posso estudar, ao mesmo tempo, em dois cursos em Universidades públicas? R: Não. Há uma lei (Lei nº 12.089, da Presidência da República/Casa Civil) que proíbe que uma mesma pessoa ocupe, na condição de estudante, 2 (duas) vagas, simultaneamente, em curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional (seja no mesmo curso ou em cursos diferentes em uma ou mais de uma instituição publica de ensino superior em todo o território nacional).
Vou iniciar uma especialização EAD numa Universidade Estadual, será que poderei cursar a graduação também? R: Sim. É possível cursar dois cursos em Universidades Públicas simultaneamente desde que sejam de níveis diferentes (graduação, especiação, mestrado, etc.).