COMUNICADO AOS ALUNOS

Caros alunos,

Gostaríamos de informá-los que as aulas dos cursos a distância da UEM, via Universidade Aberta do Brasil (UAB), terão início no dia 06/04/2020. Esta ação está pautada nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos decretos do Governo do Estado do Paraná (no 4.230/no 4.258), Nota e Deliberação do Conselho Estadual de Educação do Paraná (n. 01/2020) e na Portaria GRE (no 122/2020), que nesse período de pandemia ocasionado pelo covid-19, suspendem as atividades e aulas presenciais.

Destacamos que os cursos a distância da UEM integram o Sistema UAB e são custeados pela Capes/MEC. Os prestadores de serviço são terceirizados, com contratos com tempo pré-determinado, não havendo a possibilidade de suspender esses serviços. Há ainda o prazo de realização desses cursos de graduação (Administração Pública, Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública) em parceria firmada entre UEM e UAB.

Entretanto, algumas medidas nesse sentido ainda serão tomadas: as atividades presenciais como as avaliações deverão ser realizadas também virtualmente enquanto perdurar o Decreto governamental; coordenadores de curso e de polo, assim como os tutores presenciais e a distância, atenderão todos vocês em sistema de trabalho remoto, de seus lares, via instrumentos como smartphones, tabletes, notebooks e computadores na Plataforma específica para esse fim: a Plataforma Moodle. E também no Núcleo de Ensino a Distância da UEM (Nead) o atendimento se dará de forma remota pela Direção, Coordenação UAB, coordenadores de curso e de polo, tutores presenciais e a distância, equipe multidisciplinar e pedagógica, setor de mídias, setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, além dos secretários dos cursos e demais prestadores de serviços.

O Nead/UEM suspendeu suas atividades presenciais quando da publicação do Decreto governamental referido, em 16 de março deste ano, porém as atividades desempenhadas por esse Núcleo continuaram: docentes têm gravado as videoaulas de seus lares para as disciplinas que ministrarão no 1º semestre de 2020 e elaborado guias didáticos, atividades online e avaliações; coordenadores de curso e de polo, equipe pedagógica e multidisciplinar, prestadores de serviço, secretários dos cursos, tutores a distância e presenciais, bem como Direção e Coordenação UAB, têm realizado normalmente suas tarefas, mas em seus lares, em sistema de trabalho em casa (home office).
Qualquer dúvida neste momento contatem seus tutores e coordenadores de polos.

Desejamos a todos um excelente ano letivo!
Direção Nead/Coordenação UAB