Aula inaugural recepciona 1805 alunos de novas turmas a distância

No dia 30 de novembro, com a presença do magnífico reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, da diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Maria Luisa Furlan Costa, do diretor do Centro de Ciências Biológicas, Luiz Carlos Corrêa, de chefes de departamento, coordenadores de curso, coordenadores de tutoria e tutores a distância, uma cerimônia de acolhimento transmitida aos 17 polos de apoio presencial recepcionou os 1805 acadêmicos aprovados no vestibular a distância 2013 da UEM.

A cerimônia foi dirigida aos alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Fisica e Pedagogia, ofertados a distância no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Reunidas no auditório do Nead, no campus sede da UEM, as autoridades acadêmicas presentes à cerimônia deram início ao ano letivo dos 798 alunos de Administração Pública, 766 de Pedagogia, 164 de Ciências Biológicas e 77 de Física, que realizarão as atividades presenciais nos polos de Assaí, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Diamante do Norte, Engenheiro Beltrão, Flor da Serra do Sul, Goioerê, Itambé, Jacarezinho, Nova Londrina, Nova Santa Rosa, Paranavaí, Sarandi, Ubiratã e Umuarama.

Após a execução dos hinos do Brasil e da UEM, a diretora do Nead deu as boas-vindas aos acadêmicos apresentando a estrutura da educação a distância na universidade, informações que foram complementadas pelo vídeo institucional do Nead exibido na sequência.

Em sua fala, o reitor colocou a universidade à disposição dos alunos, afirmando que a presença da UEM em praticamente todo o território paranaense constitui uma singularidade especial que faz dela referência nacional e internacional.

“Sintam-se acolhidos e bem-vindos. Vocês são acadêmicos da UEM, usem todos os espaços que ela oferece. Tenho certeza que vocês terão orgulho imenso de compor esta comunidade fantástica e que, ao final dos cursos, além da formação profissional e cidadã, vocês terão compromisso social, com a justiça e com a sustentabilidade”, disse Prates Filho.

Os alunos ouviram as palavras acolhedoras do diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), professor Luiz Carlos Corrêa, dos chefes dos departamentos de Fundamentos da Educação (DFE), professor Henrique Manoel da Silva, e de Teoria e Prática da Educação (DTP), professora Solange Yaegashi. Os coordenadores dos quatro cursos – professores Vilma Meurer Sela e Augusto Cesare de Campos Soares (Administração Pública), Celso João Rubim (Ciências Biológicas), Luciano Carvalhais Gomes (Física), Célio Juvenal Costa e Jorge Cantos (Pedagogia) – também deram as boas-vindas aos acadêmicos.

A primeira disciplina comum a todos os cursos, Introdução à Educação a Distância, será ministrada pela professora doutora Maria Luisa Furlan Costa, do departamento de Fundamentos da Educação, com apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Galeria de Fotos: