Nead reúne tutores presenciais e a distância na UEM

Atividades realizadas nos dias 8 e 9 de agosto reuniram, na UEM, coordenadores de polo, coordenadores de curso e de tutoria, tutores presenciais e a distância dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, História e Pedagogia.

Na noite de sexta-feira, todos participaram de reunião com a diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), Maria Luisa Furlan Costa, em que a tutoria no Sistema UAB foi o principal assunto da pauta. Maria Luisa, que também preside o Fórum Nacional de Coordenadores UAB, informou as ações do Fórum sobre a questão, como a carta encaminhada ao ministro da Educação, Henrique Paim, em fevereiro deste ano, e a Carta de Maceió, encaminhada ao diretor de Educação a Distância da Capes, Jean-Marc Mutzig, após a reunião do Fórum em maio, na capital de Alagoas. O valor da bolsa paga aos tutores e a obrigação de vínculo de tutores ao serviço público foram temas presentes em ambos os documentos. Atualmente, mais de 200 mil alunos estão matriculados no Sistema UAB, do qual fazem parte 56 universidades federais, 31 estaduais e 17 institutos federais. Vinte mil bolsas de tutoria são pagas mensalmente em todo o país.

A reunião também serviu para apresentar os novos coordenadores de curso e de tutoria, eleitos no dia 7 de julho para um mandato de dois anos. Neste processo eleitoral, os alunos da modalidade a distância votaram eletronicamente.

Os coordenadores eleitos são, respectivamente, William Borges e Fabrízio Meller da Silva, de Administração Pública; Dulcinéia Ester Pagani Gianoto e Celso João Rubin, de Ciências Biológicas; Sezinando Luiz Menezes e Ailton Morelli, de História e Jorge Cantos e Célio Juvenal Costa, de Pedagogia. Os coordenadores de Física são César Colucci e Hatsumi Mukai, e de Letras, Wilsilene Rodrigues Gatto e Liliam Prieto.

Na manhã de sábado, os coordenadores eleitos reuniram-se separadamente com os tutores presenciais e a distância de cada curso para orientações gerais e avaliação do trabalho.