CURSO DE LETRAS EAD REALIZA A PRIMEIRA SEMANA ACADÊMICA DO CURSO

O ano começou com uma novidade para os alunos da graduação em Letras da Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá. A coordenação do curso organizou a I Semana de Letras com o tema “Rompendo Paradigmas”.

O objetivo da Semana Acadêmica e do tema proposto pela coordenação era de realmente quebrar a distância da EaD gerando um sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica. Além disso, a professora Nilda Aparecida Barbosa, coordenadora do curso, explicou que esta também foi uma possibilidade dos alunos conhecerem o corpo docente dos três departamentos que compõem o curso de Letras da UEM. “os quais nem sempre ofertam disciplinas na modalidade à distância, mas oferecem possibilidades para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em suas respectivas áreas”.

O evento foi realizado entre os dias 10 e 14 de janeiro e por meio de palestras e atividades online, os alunos puderam conhecer mais sobre a Instituição com temas como Mobilidade Acadêmica, Educação a Distância, Metodologias Ativas, além de assuntos específicos da graduação como Ensino de Línguas, Estudo da Linguagem, Os caminhos da Escrita Literária, entre outros temas. “As discussões fomentadas pelos diversos palestrantes contribuíram para ampliar a visão de mundo dos acadêmicos, visto que algumas discussões foram no sentido de mostrar o que há para além do universo do curso, tanto no sentido de complementação da formação acadêmica em outras Ies, por meio das parcerias, quanto em outros países, por meio do intercâmbio estudantil, além de trazer mais esclarecimentos sobre o uso dos recursos tecnológicos como ferramentas de aprendizagem e lançar a possibilidade de desenvolvimento de projetos de pesquisa”, comentou a professora Nilda.

A Semana teve uma ampla participação dos acadêmicos e de acordo com a professora Margarida da Silveira Corsi, coordenadora adjunta, o evento recebeu diversos elogios devido a ampla interação estabelecida durante todo o evento. “Foi uma semana bastante enriquecedora para todos os participantes e as sementes do conhecimento e do engajamento foram lançadas as quais esperamos deem bons frutos. Deixamos registrado nosso agradecimento a todos os envolvidos: palestrantes, comissão organizadora e estudantes. Esperamos que tal ideia permaneça e, futuramente, novos encontros possam ser realizados fortalecendo e dando maior visibilidade a essa modalidade de ensino em seus aspectos sócio-históricos e inovadores”, finalizou a professora.