UEM gradua alunos em polos de apoio presencial

Na quinta-feira, 5, o vice-reitor Júlio Damasceno presidiu a sessão solene de colação de grau dos formandos em Administração Pública e Pedagogia na modalidade a distância no Câmpus Regional do Noroeste, em Diamante do Norte, da qual participaram alunos dos polos de apoio presencial de Diamante do Norte e de Nova Londrina.

Maria Luisa Furlan Costa, diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM e coordenadora do Fórum Nacional de Coordenadores UAB foi a paraninfa dos formandos. O patrono do curso de Administração Pública foi o senhor Otávio Henrique Grendene Bono, e a professora Alessandra Rodrigues da Silva Borba foi o nome de turma. Do curso de Pedadogia, os homenageados foram os professores Célio Juvenal Costa, patrono, e Leda Prado, nome de turma. Zaziane Cássia Capelossi da Rocha Soares, formanda em Pedagogia, foi a juramentista da cerimônia, e Andréia Alessandra Januário Russo Scanacapra, também graduanda em Pegagogia, a oradora.

Em seu discurso, Maria Luisa informou que 13 mil alunos foram graduados pela modalidade a distância desde que a mesma foi implantada na UEM. O trabalho, que teve início no começo da década de 2000, aos poucos foi ampliando o número de vagas, de polos, a criação de cursos e o raio de abrangência.

“Em 2001 começamos o primeiro curso de graduação com três polos (Diamante do Norte, Cidade Gaúcha e Goioerê). Em 2014 trabalhamos com 24 polos, em 2015 vamos atender 26 e em 2016 estaremos presentes em 28 polos localizados no Estado do Paraná”, disse a diretora do Nead. O convite para ser paraninfa das turmas foi, para Luisa, o reconhecimento do árduo trabalho que vem sendo realizado nos últimos 15 anos. “Desde que assumi a minha vaga como professora na Universidade Estadual de Maringá, no ano de 1999, fiz da modalidade a distância uma bandeira de luta, um objeto de pesquisa, um ideal a ser perseguido, uma causa a ser defendida com veemência, com firmeza, com honestidade e muita ternura”, afirmou.

Daniel Domingos Pereira, prefeito de Diamante do Norte, saudou os novos graduados e desejou que todos percorram, com sucesso, o caminho da realização profissional.

Em Nova Santa Rosa, na sexta-feira, 6, a cerimônia foi presidida pela decana do Conselho de Administração (CAD) e diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nerli Nonato Ribeiro Mori. Colaram grau formandos dos cursos de Administração Pública, História, Letras e Pedagogia dos polos de Nova Santa Rosa e Flor da Serra do Sul, que escolheram o professor Célio Juvenal Costa como paraninfo. A graduanda em Pedagogia Eliz Ângela Schmidt Schweig foi a juramentista, e a oradora, Mariane Genevra Shiewe. A formanda Rosane Petri Knaul, de Pedagogia, recebeu a láurea acadêmica.

Bastante emocionado com a cerimônia, o prefeito Rodrigo Fernandez cumprimentou os graduandos, desejando que todos pratiquem a solidariedade no dia a dia do exercício profissional, partilhando o conhecimento adquirido em busca de uma sociedade mais justa a fraterna.

Em sua mensagem aos afilhados, o paraninfo fez questão de lembrar que a graduação só foi possível porque a UEM teve a coragem, a disposição e a ousadia de fazer parte de um projeto nacional, a Universidade Aberta do Brasil, que, por intermédio da modalidade EAD, tratou de ampliar o acesso ao ensino superior público, democratizando seu acesso pela interiorização das universidades.

“Ou seja, vocês se formaram em uma instituição pública que atendeu a um projeto público de oportunizar que mais pessoas pudessem fazer um curso superior”, disse Célio Costa.

Ao final do discurso, o paraninfo e todos os presentes viram somar-se às palavras carinhosas dirigidas ao colega Carlos Alberto Mororó Silva, falecido em novembro, uma delicada e singela homenagem das formandas em Pedagogia. Enquanto Célio Juvenal Costa lembrava o companheiro, as alunas, usando chapéus coloridos, ‘vestiram’ uma das características mais marcantes do mestre, coordenador de TCC.

Maria Luisa lembrou que a inclusão dos polos de Nova Santa Rosa e Flor da Serra do Sul no Sistema UAB se deu meio que por acaso. Segundo ela, em 2006, quando feita a indicação dos polos para atender ao edital de integração da UEM, a ideia era não ultrapassar a fronteira da região noroeste do Estado. Quando da publicação do edital, a equipe do Nead se deparou com o nome dos dois municípios mais distantes e desconhecidos para muitos, naquele momento. Lembrando da primeira viagem feita às duas cidades no segundo semestre de 2008, Luisa revelou ter achado os polos muito longe, mas certa da importância da UEM estar presente em municípios que sonhavam tanto e a tanto em ter um curso superior ofertado por uma instituição pública.

“Naquela oportunidade demos início a uma parceria que tem se mostrado cada dia mais e mais prazerosa. Cada um de nós foi fazendo a sua parte para que esses polos pudessem crescer e se consolidar como uma espécie de “braço” operacional da nossa universidade. As tecnologias nos aproximaram e laços de amizade foram criados. Muitas vezes chegamos a dizer que não seria possível abrir novas vagas nesses polos tão distantes, mas a cada novo edital fomos ampliando os cursos ofertados e agora me parece que o caminho não tem volta. Os laços que nos unem são fortes e a cada cerimônia de colação de grau eles se renovam e se fortalecem ainda mais. A alegria de ver que tanto trabalho não foi em vão nos dá a certeza de que é preciso seguir sempre em frente”, disse Luisa.

Com os novos formandos, o rol de alunos graduados pela Universidade Estadual de Maringá soma 63.170.

As cerimônias de colação de grau dos acadêmicos da UEM do ano letivo de 2014 encerram-se nesta semana. Na quarta-feira, 11, em Assaí, colam grau os formandos em Administração Pública, História, Letras e Pedagogia. Na quinta, 12, será a vez dos alunos de História e Pedagogia do polo de Siqueira Campos receberem seus diplomas.