LIVE DA UEM COM PARTICIPAÇÃO DO NEAD TROUXE TEMAS COMO CAPACITAÇÃO E POSSIBILIDADES PARA ERE

As aulas da graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) serão retomadas na próxima segunda-feira e a instituição está realizando uma série de eventos online para receber os alunos. A primeira atividade foi a live com a participação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) sobre as ações de capacitação docente e discente no Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Para quem não pode assistir, segue o vídeo.

O reitor da Universidade, Prof. Julio Damasceno, deu as boas vindas e destacou que apesar do momento apresentar algumas dificuldades, como a inclusão digital e a capacitação técnica, há o comprometimento da UEM em suprir essas necessidades. A instituição adquiriu equipamentos para que todos os alunos tenham acesso às tecnologias e com a iniciativa do NEAD de realizar cursos de capacitação, certas questões são sanadas, auxiliando os docentes no uso de ferramentas digitais.

Durante a conversa, que foi mediada pelo apresentador Marcelo Henrique Galdioli, a Profa. Josimayre Novelli, diretora do NEAD-UEM elencou todas as ações do Núcleo durante o período de isolamento social. Logo no início da Pandemia, o Portal do NEAD foi remodelado e dividido por temas, disponibilizando para os docentes oportunidades voltadas ao letramento digital. A Universidade Virtual do Paraná em parceria com IES do Estado também foi criada focada na oferta de cursos para capacitação docente. No início de maio, o NEAD realizou o curso de Ambientação na Plataforma Moodle, destinado para docentes da instituição. Em seguida, o corpo discente foi atendido com o curso de extensão Moodle Básico para Alunos. Em parceria com o Departamento de Informática, foram disponibilizadas 400 vagas do curso Tecnologias Educacionais para Preparação de Aulas Remotas. O NEAD também realizou o Primeiro Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação e atingiu quase dois mil inscritos, da comunidade interna e externa, que tiveram acesso as discussões teóricas metodológicas para embasar as práticas pedagógicas. “O Seminário foi uma forma que encontramos para oportunizar uma assessoria pedagógica, além dos outros cursos já mencionados”, explicou a professora.

O Prof. Alessandro da Rocha, chefe de gabinete, comentou do esforço que foi empreendido nesse momento para que o ERE seja realizado, dessa forma ele afirmou que é o momento de repensarmos a prática docente. “Tendo uma assessoria para auxiliar esse novo desafio, faz com que o nosso trabalho saia a contento, ou melhor do que imaginávamos. É uma infinidade de possibilidades”, disse o professor em menção ao NEAD.

O Prof. Flávio Rodrigues, membro da Equipe Multidisciplinar do NEAD, explicou que na prática docente da Educação a Distância, a tecnologia é um meio e o professor não é o centro da aprendizagem, vivemos em uma era híbrida que já ficou conhecida por 4ª Revolução Industrial. “Até um tempo atrás, nossa vida funcionava como um script de novela, se seguisse esse script conseguiria um bom lugar no mercado de trabalho. Hoje não é mais assim, vivemos um momento em que o aprender é constante, conhecido por Life Long Learn”, esclareceu o professor.

A live foi finalizada com a conclusão de que UEM por meio do Núcleo de Educação a Distância, bem como outros departamento, não tem medido esforços para atender a comunidade interna e externa para enfrentar esse novo contexto da Educação. Seja com os cursos de capacitação, seminários e o suporte técnico e pedagógico aos docentes, a Professora Josimayre acredita que a UEM está pronta para o retorno às aulas, “tenho certeza que vamos voltar da melhor maneira possível e com qualidade”.

A programação de início do ERE continua, nesta sexta-feira, 14, às 9h30 será transmitida live com a Pró-reitoria de Ensino (PEN), com a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) e a Diretoria de Ensino de Graduação (DEG) para tirar dúvidas e responder perguntas dos acadêmicos. A transmissão será no canal do YouTube da UEM TV. Na segunda-feira, 17, a aula magna de abertura do ERE será com o ex-ministro da educação, Prof. Renato Janine Ribeiro, às 19h30, no canal do YouTube do NEAD-UEM.