PROFESSOR JOSÉ RICARDO FALCO É O NOVO DIRETOR DO NEAD-UEM

O professor doutor em Biologia Celular e Estrutural do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC), José Ricardo Penteado Falco assumiu a direção do Núcleo de Educação a Distância (Nead) na cerimônia de posse realizada pela nova gestão da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na última terça-feira, 11 de outubro.

O diretor está na Instituição desde 1996, e esteve presente desde o início da discussão de implantação da Educação a Distância na UEM, no início dos anos 2000. O primeiro passo foi participar da Especialização em EaD, ofertada em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso. Ele também trabalhou para o pedido de verba da construção do Núcleo e abertura da primeira graduação a distância.

Durante esses 20 anos, o professor sempre esteve presente no Nead, seja em cargos administrativos ou como docente. Nos últimos 04 anos, ele atuou na coordenação da graduação EaD em Ciências Biológicas, sendo o homenageado na última colação de grau em que também foi o paraninfo da cerimônia, escolhido pelos então formandos da educação a distância.

Um dos objetivos da gestão do professor José Ricardo é a modernização. Ele explicou que tem a intenção de dinamizar alguns aspectos das aulas ofertadas e um dos desafios é a mudança nos estúdios de gravação e a aparência do Ambiente Virtual de Aprendizagem. “O intuito é que as videoaulas e a experiência na Plataforma Moodle sejam mais dinâmicas para os alunos”, especificou Falco.

O professor também disse planejar a ampliação da EaD dentro da Instituição. Ele expôs a importância de dar visibilidade à educação a distância dentro da UEM, que deve estar associada à institucionalização da EaD. Para que esses sonhos possam ser realizados, neste início de administração, o professor deseja unir forças com todas as vertentes que fazem parte do Núcleo. “Vai ser necessário reunir coordenadores de curso, coordenadores de Polo, tutores, a equipe interna do Nead e também estar sempre aberto aos alunos”, comentou o diretor.