PLATAFORMAS ONLINE PARA APOIO AO ERE

Para apoio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), aprovado pela Resolução Nº 006/2020-CEP, a UEM conta com duas plataformas institucionais (Moodle ou G Suite) para a operacionalização das disciplinas presenciais e que poderão ser adotadas pelo professor.

Google Sala de Aula (Classroom)

Dentre as duas plataformas, damos destaque ao G Suite, que possui a ferramenta Google Sala de Aula (Google Classroom), que segundo o fornecedor Google, é um sistema que permite gerenciar o ensino e a aprendizagem, ajudando alunos e professores a organizar as tarefas, aumentar a colaboração e melhorar a comunicação entre si.

A integração do Google Classroom, ferramenta com os demais recursos do Google (G Suite), o torna muito atraente, pois o professor pode, por exemplo, ter uma pasta do Google Drive dentro do ambiente da sua disciplina, onde ele pode disponibilizar seus materiais para os alunos ou agendar uma aula ao vivo, usando o software Google Meet. Essa aula pode ser gravada para o acesso posterior dos alunos que não puderam participar do momento síncrono. Além desses recursos, o professor pode solicitar tarefas e realizar avaliações por meio dos recursos disponíveis.

Outra vantagem em relação às demais plataformas, é que o Google Classroom está na infraestrutura do Google, ou seja, não haverá problemas de lentidão de acesso durante seu uso, perda de dados, interrupção de atividades síncronas, pois mesmo com o uso massivo desta ferramenta por um grande número de usuários na internet, a infraestrutura do Google é robusta e garante que não haja problemas no uso das suas ferramentas. Por fim, mais outra vantagem é a grande variedade e qualidade dos aplicativos móveis do Google, permitindo o acesso e uso por dispositivos móveis, com a mesma qualidade e quantidade de recursos do que o acesso por meio de um equipamento desktop.

Na UEM, o uso do Google Sala de Aula (Google Cllassroom), está configurado para acesso com o usuário e senha institucional. O NPD preparou a importação das disciplinas/turmas com os respectivos alunos matriculados, dentro desta plataforma, ou seja, quando o professor se logar, verá as disciplinas/turmas que foram atribuídas a ele pelo departamento na SAV. O NPD também informou que está trabalhando numa ferramenta para a sincronização de mudanças de alunos matriculados nas disciplinas/turmas para o Google Classroom.

Para acessar diretamente o Classroom clique no link https://classroom.google.com/ e informe seu usuário e senha institucional.

O Núcleo de Educação a Distância selecionou alguns tutoriais sobre o Google Sala de Aula (Google Classroom), os quais estão disponíveis no link abaixo:

Moodle Presencial

A plataforma Moodle está disponível na UEM há mais de 10 anos. Muitos professores têm usado como suporte para suas disciplinas presenciais. O Moodle é um sistema completo com recursos e atividades que permite várias possibilidades e estratégias de ensino e aprendizagem.

Atualmente, o órgão responsável pelo suporte no Moodle Presencial é o Núcleo de Educação a Distância (NEAD). A forma de atendimento até o momento, era por meio do acesso do professor na plataforma e, seguindo os tutoriais disponíveis, solicitava a criação de um ambiente para sua disciplina/turma.

No dia 07/08/2020, foi disponibilizado um novo recurso que permite ao professor criar o ambiente das suas disciplinas/turmas no Moodle de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade de atendimento/suporte do NEAD para isso. Para esse auto atendimento, o professor acessa o Moodle Presencial (moodlep.uem.br) e clica no link indicado conforme a figura abaixo.

Ao acessar o link, será aberta uma página que contém no topo o botão "Acessar o Tutorial". É importante o professor acessar antes o tutorial e ler as orientações. As disciplinas/turmas que foram atribuídas ao professor pela SAV serão visualizadas por meio de uma lista e, seguindo as orientações do tutorial, o professor conseguirá criar um ambiente para a sua disciplina/turma e o sistema importará de forma automática os alunos matriculados para o ambiente criado na plataforma Moodle.

Apesar deste recurso facilitador para criar os ambientes e todas as vantagens de se usar a plataforma Moodle, há um fator limitador que deve ser pensado pelo professor antes de usar esta plataforma para a sua disciplina.

A plataforma Moodle Presencial, assim como as outras instalações do Moodle da UEM, estão hospedadas no datacenter do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da UEM. Sendo assim, na UEM temos uma instalação convencional que tem um limite de acessos simultâneos no sistema, ou seja, já tivemos a experiência de muitos acessos simultâneos no sistema em atividades síncronas (como o exemplo de uma prova online) e ocorrer falhas no sistema por congestionando no acesso ao banco de dados e a plataforma ficar fora do ar. Desta forma, a plataforma Moodle está sujeita a instabilidade e falhas se houverem muitos acessos simultâneos.

Portanto, é importante considerar o uso do Google Classroom e do G Suite para suporte da sua disciplina, tendo em vista que não há essa limitação de infraestrutura que encontramos ao usar a plataforma Moodle.