PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ONLINE: PARA A SUA AULA NÃO FICAR MASSIVA NEM MAÇANTE

Durante o I Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação, foi abordada a diferença entre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e a Educação a Distância, durante a palestra da Profa. Dra. Ilka Serra, da Universidade Estadual do Maranhão. A professora explicou que na EaD existem ambientes virtuais próprios, a intermediação de tutores e uma base pedagógica própria, por isso é consolidada como uma modalidade de ensino.

Enquanto o ERE é mediado pelo docente e ainda não tem uma plataforma própria ou um modelo específico pedagógico, por isso é considerada um compromisso por parte dos professores com alunos, já que segundo a UNESCO cerca de 80% dos estudantes do mundo foram prejudicados com a pandemia e ficaram sem aulas presenciais.

Para isso, algumas instituições de ensino adotaram o ERE e coube aos educadores se adaptarem a essa nova realidade. A Professora Ilka Serra durante a palestra indicou um artigo que pode colaborar com os professores a se preparem para o início da Educação Remota.

Artigo publicado pela revista online Horizontes, em maior de 2020. Confira: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online/