PROJETO DIVERSITAS DIVULGA NOVO CICLO DE PALESTRAS

O Diversitas é um Projeto de Extensão que oferece eventos online para comunidade interna e externa da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele foi criado durante o período de isolamento social implantado pelas autoridades sanitárias devido ao contágio do novo Coronavírus.
Esta é uma iniciativa do Professor Geovanio Rossato, do Departamento de Ciências Sociais da UEM e tem por objetivo que o Projeto seja uma espécie de “guarda-chuva” para oferecer a realização de eventos de qualquer natureza ou área do conhecimento, auxiliando docentes com suporte técnico e pedagógico.

Nesta semana, serão realizadas duas lives independentes. Em 01 de setembro, A Democracia como Valor Pedagógico e a Ameaça Facista, com professores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Na quarta-feira, 02 de setembro, o tema Ditadura Militar: Os Anos de Chumbo no Brasil será discutido pela historiadora Ana Carolina Ambrósio e o monitor da disciplina de história do cursinho da UEM, Davi Talizin. A intenção em trazer o assunto sobre a ditadura é para abranger o pensamento crítico em cima da própria história. "A gente entende que a história deve ser contada para que ela não se repita", comenta Davi.

A partir do dia 03 de setembro, terá início o Ciclo Internacional de Conferências: Populações Negras e Indígenas. Este evento é organizado pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (Neiab's) da UEM, UFPR e UFES, pelo Projeto Nômade do IFRO e do Projeto Diversitas. Serão nove dias de palestras com participações internacionais de pesquisadores de Universidades do México, Estados Unidos, Portugal e Espanha, além de professores de Instituições de Ensino Superior brasileiras. "Um dos principais objetivos é discutir o racismo e a discriminação sob um ponto de visto histórico, político e social. Tanto em relação ao negro quanto ao índio. E também destacar a luta, a resistência", explica o Professor Geovanio sobre os objetivos do Ciclo.

Para participar, o evento é gratuito e aberto à toda comunidade interna e externa, basta realizar a inscrição no link, https://linktr.ee/dcseventospandemia

Veja a programação no banner a baixo.

Todos os eventos geram certificado, inclusive para os alunos da Educação a Distância da UEM, que podem acompanhar a programação por meio das redes sociais do NEAD-UEM (Instagram e Facebook), também no perfil no Instagram do Diversitas (@dcseventospandemia) e no link https://linktr.ee/dcseventospandemia

Obs.: O Núcleo de Educação a Distância apoia os eventos realizados remotamente pelos departamentos da UEM fornecendo divulgação. Toda estrutura técnica, pedagógica e de emissão de certificado é por responsabilidade dos proponentes.