Nesta semana, o Seminário Nacional da UniRede, no Instituto Federal de Brasília (IFB), recebeu gestores e representantes de Instituições de Ensino Públicas de todo o País para debater o tema “Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital”.
O diretor do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá (Nead-UEM), o professor José Ricardo Falco, representou a Instituição levando as experiências à frente da gestão do Núcleo, no que abrange as estratégias que impulsionam o desenvolvimento da EaD. “O seminário UNIREDE permite o diálogo e discussões no âmbito das políticas públicas voltadas à educação a distância no Brasil, identificando desafios, problemas e soluções”, explica o professor.
Na mesma oportunidade, o Fórum Nacional da Universidade Aberta do Brasil (ForUAB) reuniu coordenadores UAB de todo o País para realização da posse da nova diretoria e debater os temas em comum sobre o sistema UAB. No Paraná, o sistema é ainda mais unificado com a criação do comitê gestor da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), sendo uma equipe articulada a fim de trazer soluções que possam contribuir com as políticas públicas envolvendo a Educação a Distância no País.
De acordo com o Professor José Ricardo esta é uma oportunidade única de cooperação. “O forUAB permite a aproximação dos agentes financiadores da EaD com os agentes executores das universidades, possibilitando debates e diálogos na busca de melhores investimento e políticas e, consequentemente, melhorias na qualidade dos cursos a distância por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil”, conclui o diretor.
Divisão de Tecnologias da Informação (NEAD)
E-mail: tic-nead@uem.br