CONHEÇA A EaD DA UEM

A EaD da Universidade Estadual de Maringá é de graça e oferta cursos de graduação com a mesma qualidade dos cursos presenciais

Os professores são os mesmos, as videoaulas ficam gravadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem super fácil de usar, a plataforma Moodle, e você tem todo suporte que precisar no Polo localizado perto de você.

Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Educação a Distância da UEM são acompanhados nos Polos de Apoio Presencial, onde os acadêmicos têm toda a estrutura tecnológica, administrativa e pedagógica. Conveniado ao Nead/UEM, são quase 30 Polos no Estado do Paraná.

COMO ENTRAR NA EaD DA UEM?

Para ser aluno da educação a distância, é preciso passar pelo processo seletivo do vestibular!

MAS FIQUE ATENTO! Diferentemente da modalidade presencial, na EaD temos que esperar sair um edital liberando a oferta de cursos. Isso porque somos conveniados à Universidade Aberta do Brasil, uma financiadora promovida pelo governo federal. Por isso, fique de olho aqui no nosso Portal para saber de todas as novidades.

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A EaD DA UEM

É preciso pagar alguma mensalidade para fazer um curso de graduação a distância na UEM?
R: Não. Os cursos de graduação são gratuitos. Os candidatos devem apenas pagar a taxa de inscrição para o vestibular.

Como é a prova do vestibular?
R: A prova é composta de questões objetivas de alternativas múltiplas, sobre conhecimentos gerais, língua portuguesa e literatura em língua portuguesa, língua estrangeira e conhecimentos específicos, bem como a redação (o candidato deve elaborar gêneros textuais). Quando houver uma nova oferta, as informações estarão disponíveis no site da Comissão Central de Vestibular Unificado da UEM (vestibular.uem.br).

Posso me inscrever para estudar em Maringá?
R: Não, pois Maringá não tem polo. No campus da UEM estão instaladas as secretarias dos cursos ofertados na modalidade a distância, bem como o Núcleo de Educação a Distância.

Posso estudar, ao mesmo tempo, em dois cursos em Universidades públicas?
R: Não. De acordo com a Lei federal nº 12.089, uma mesma pessoa não pode ocupar, na condição de estudante, 2 (duas) vagas, simultaneamente, em curso de graduação, em instituições públicas de ensino superior em todo o território nacional.

Posso mudar de Polo depois que as aulas começarem?
R: Sim. Porém, a transferência acontece somente a partir da 2ª série e se houver vagas disponíveis no polo pretendido. Esta transferência consta em Calendário Acadêmico divulgado no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (www.daa.uem.br).

Como funciona a presença do aluno no Polo? Quantas vezes é preciso frequentar o polo?
R: Não há uma frequência previamente estipulada. A presença do estudante no Polo é obrigatória sempre que houver atividade presencial (avaliação, trabalho, aula de laboratório, reunião com coordenação de curso/tutoria, etc.). O aluno pode ainda comparecer ao Polo de Apoio Presencial no qual está matriculado sempre que considerar necessário.

Os alunos da EAD fazem estágio?
R: Sim, se houver disciplina relacionada a estágio na estrutura curricular, a mesma precisa ser cumprida em sua totalidade. Os estágios devem ser realizados na cidade Polo no qual está matriculado e não no município onde o aluno reside.

O curso EAD fornece aulas práticas (como de laboratório, no curso de Ciências Biológicas)?
R: Se na estrutura curricular do curso houver disciplina que exija a realização de atividades práticas, estas ocorrerão nos laboratórios instalados nos Polos de Apoio Presencial.

As inscrições para portador de diploma ocorrem sempre no começo do ano?
R: As datas constam em Calendário Acadêmico definido pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da UEM e divulgadas no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (www.daa.uem.br).

A validade do diploma é a mesma?
R: Sim, o diploma dos cursos da Educação a Distância é exatamente igual ao dos cursos presenciais.