NEAD-UEM REPUDIA TODO CORTE QUE IMPEÇA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E PESQUISA NO PAÍS

Na última terça-feira, dia 06 de dezembro, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que é uma Fundação do Ministério da Educação (MEC), divulgou uma nota sobre a edição do Decreto n° 11.269, de 30 de novembro de 2022, que zerou por completo a autorização para desembolsos financeiros durante o mês de dezembro realizado. Decreto realizado pelo Ministério da Economia. Esta restrição orçamentária impede que a Capes realize o pagamento de mais de 200 mil bolsas que envolvem projetos de pesquisa e ensino.

Até o momento, não foi identificado atraso nos pagamentos dos bolsistas da Universidade Aberta do Brasil (sistema que financia a Educação a Distância e é vinculado à Capes).

De acordo com o professor José Ricardo Falco, diretor do Nead-UEM, as bolsas de dezembro são referentes ao mês de novembro. "Elas estão em trâmite financeiro e ainda não sabemos se foram afetadas pela situação informada pela CAPES. O prazo para pagamento é dia 10. Enviamos mensagem à capes questionando como ficará a situação dos bolsistas UAB/UEM. Assim que responderem informaremos a todos”, explicou o professor.

De todo modo, o Núcleo de Educação a Distância da UEM repudia todo corte que inviabilize o investimento em educação e pesquisa.

O Forum Nacional de Coordenadores Institucionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil também publicou uma nota contra o bloqueio orçamentário na educação, clique aqui para ler na íntegra.