PELA PRIMEIRA VEZ, UEM RECEBE PROFESSORAS ASSISTENTES NATIVAS DE LÍNGUA INGLESA

O Fulbright é um programa de intercâmbio educacional e cultural do governo dos Estados Unidos da América. Desde 1946, cerca de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa ou ensino foram concedidas tanto aos norte-americanos quanto cidadãos de 150 países. No Brasil, já vieram intercambistas com o objetivo de contribuírem com o ensino e a pesquisa no País e profissionais brasileiros já foram enviados a diversas nações.

Pela primeira vez, a Universidade Estadual de Maringá está recebendo as ETA’s (English Teacher Assistents) que são professoras assistentes na língua inglesa e vão promover atividades de desenvolvimento lingüístico para os acadêmicos do curso de Letras, para os docentes dos departamentos relacionados aos estudos da língua, além de aulas de conversação no ILG e atividades didáticas para os alunos de Letras também da Educação a Distância.

Para realizar os projetos, a Universidade irá receber ETA’s durante 03 anos. Neste primeiro ano, as norte-americanas Suzy Carnevalí-Doan, da Universiddade Pittsburgh e Taylah Martin, da Universidade Estadual da Georgia já começaram as atividades e devem ficar até novembro. As professoras assistentes têm fluência na língua portuguesa, já que é um requisito da Fulbright ter domínio da língua do País em que irá realizar o intercâmbio.

O programa foi contemplado por meio do projeto enviado pelas professoras Dra. Josimayre Novelli, diretora do NEAD-UEM e docente do Departamento de Letras Modernas (DLM), Dra. Luciana Cabrini, do DLM, Ma. Célia Aleixo, do DLM e Dra. Sandra Schiavo, assessora do Escritório de Cooperação Internacional da UEM.

A programação das atividades fornecidas pelas ETA’s será organizada pelos departamentos e órgãos da Instituição. Aqui no NEAD-UEM, uma das ações propostas é a visita  aos Polos de Apoio Presencial, em que há oferta da graduação em Letras. A intenção é formar Conversation Club com os acadêmicos, a fim de haja promoção dos estudos da língua. A agenda das visitas e a confirmação da programação serão divulgadas assim que iniciar o ano letivo.