Cerimônia de acolhimento dá início a especializações a distância

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maria Luisa Furlan Costa, comandou a aula inaugural, chamada por ela de “cerimônia de acolhimento”, dos mais de 1,5 mil alunos dos cursos de especialização na modalidade a distância, realizada na noite de 9 de maio. Ofertadas no âmbito do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), as especializações em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e serão desenvolvidas em 15 polos de apoio presencial do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) ligados à UEM. A cerimônia foi transmitida para os 15 polos via videoconferência.

Participaram da cerimônia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Mauro Ravagnani, na ocasião representando o reitor Júlio Santiago Prates Filho, o diretor adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Luiz Alberto Araujo, ao qual os cursos de Administração Pública e Administração Pública Municipal estão subordinados, além dos professores Aparecida do Rocio Freitas e Marguit Neumann Gonçalves, coordenadoras de curso e de tutoria de Gestão Pública, o coordenador de tutoria do curso de Gestão Pública Municipal, Edmilson Aparecido da Silva, e Eliana Valéria Patussi e Maria de Fátima Garcia Lopes Merino, respectivamente coordenadoras curso e de tutoria de Gestão em Saúde.

No início da cerimônia, Maria Luisa apresentou os números de vagas ofertadas e matrículas realizadas de cada especialização. Tendo em vista que nem todas foram preenchidas e há alunos em lista de espera, a diretora do Nead também explicou sobre as chamadas que visam ao preenchimento do total de vagas disponibilizadas, solicitando aos alunos que fiquem atentos aos editais no portal do Nead para avisar colegas e demais interessados.

Na sequência, o pró-reitor deu início ao pronunciamento das autoridades, sendo seguido pelo diretor adjunto e demais coordenadores, que recepcionaram os novos pós-graduandos com desejos de boas-vindas e sucesso no decorrer do período letivo. Encerrando a cerimônia, a diretora do Nead apresentou o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e forneceu instruções para a disciplina Educação a Distância, comum aos três cursos e ministrada por ela.