Diretora do Nead é reeleita presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB

Maria Luisa Furlan Costa, professora doutora do Departamento de Fundamentos da Educação e diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi reeleita presidente do Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A reeleição ocorreu na terça-feira, 25, durante o 7º Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Brasília. Das 104 instituições de ensino superior que integram o Sistema UAB, representantes de 89 delas participaram do fórum e votaram. A chapa vencedora, que recebeu 82 votos, tem Maria Luisa Furlan Costa na presidência e Carlos Rinaldi, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Ilane Ferreira Cavalcante, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na vice-presidência. O novo mandato é de um ano.

Criado no final de 2010, o Fórum Nacional tem caráter consultivo e atua de maneira muito próxima à Diretoria de Educação a Distância a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DED/Capes). Desde então realizou, com diferentes presidências, ações que mobilizaram os representantes das instituições a discutirem questões relacionadas a aspectos relevantes do sistema UAB como bolsas, financiamento, material didático, institucionalização, polos, inovações tecnológicas, entre outros.

Entre as propostas de trabalho eleitas estão a proposição de ações para integrar as diferentes bases de dados do Sistema UAB (SGB, SisUAB), a criação de diretrizes para produção e avaliação de materiais didáticos e a discussão sobre tutoria no Sistema UAB.