Robô R1T1 viabiliza banca de mestrado via teleconferência

A cirurgiã-dentista Camila Fracalossi, aluna do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada da Universidade Estadual de Maringá (UEM), defendeu, na tarde dessa segunda-feira, 1, a dissertação de mestrado “Avaliação dos fatores que aproximam os profissionais do SUS das medidas preventivas contra a cárie dentária: uma pesquisa de opinião no Estado do Paraná”. A apresentação ocorreu no auditório do Núcleo de Educação a Distância (Nead) via teleconferência, por meio do robô de telepresença R1T1.

Foram banca as professoras Ana Estela Haddad, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Núcleo de Teleodontologia da FO-USP, e Maria Celeste Morita, professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e presidente da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). O trabalho de Camila foi orientado pela professora Mitsue Fujimaki, do Departamento de Odontologia (DOD) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO) da UEM.

A participação, pela primeira vez, do robô R1T1 em uma banca de mestrado em Odontologia foi avaliada pela coordenadora do programa de pós-graduação como satisfatória e inovadora. “Precisamos aprender a utilizar as tecnologias de forma a otimizar tempo e recursos financeiros”, disse Mitsue.