NEAD-UEM OFERTOU DEZENAS DE ATIVIDADES DURANTE O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Em março de 2020, a maioria das pessoas foi pega de surpresa quando de repente estar presente se tornou um risco. Na educação, seja privada, pública, ensino médio, fundamental e no ensino superior, as dificuldades foram diárias. Os profissionais, professores técnicos, tiveram que se reinventar nesse período de tantas incertezas.

Na Universidade Estadual de Maringá,o Núcleo de Educação a Distância, por meio da diretora, Profa. Dra. Josimayre Novelli e da equipe multidisciplinar e coordenação UAB, também enfrentou desafios. A intenção dos professores ligados à EaD era criar estratégias para suprir as necessidades do corpo docente, discente e também da comunidade externa. “No início da pandemia, nos reunimos e discutimos sobre o nosso importante papel enquanto núcleo de educação a distância no intuito de auxiliar e contribuir com a capacitação de toda comunidade interna para atuação no ensino remoto emergencial. Além disso, nossos esforços foram além e pudemos ofertar diversos cursos para toda a comunidade externa. Foi um grande avanço na área educacional e pedagógica da nossa universidade. O nosso comprometimento com a universidade e com a Pen (Pró-Reitoria de Ensino), especificamente, foi de extrema importância para pensarmos nas possibilidades e estratégias de ensino online”, explica a diretora.

Com o intuito de manter o entusiasmo pela Educação a Distância, listamos as principais atividades realizadas em 2020, que auxiliaram profissionais da educação durante o período mais crítico de enfrentamento da Pandemia do Coronavírus.

• Reformulação do Portal Nead -A diretoria do Nead-UEM com o trabalho técnico do setor de Tecnologia e Informação (TIC), desenhou um novo site, remodelando o design e também criando uma aba de Capacitação, com cursos livres em plataformas on-line.
  • O Nead também fez uma seleção de bibliotecas digitais com acervos abertos -Durante o isolamento, algumas bibliotecas disponibilizaram o acervo digital para pesquisa gratuita e o Nead-UEM fez uma seleção das principais bibliotecas que disponibilizaram esse serviço.
  • Dicas de Lives -A Pandemia foi marcada por uma série de lives. O Nead ficou de olho na agenda de Instituições e departamentos que pudessem auxiliar de alguma forma o público da EaD durante o período em casa.
  • Participação em eventos digitais -Com a representação da Profa. Dra. Josimayre Novelli, o Nead-UEM esteve presente em eventos de Instituições de Ensino Superior a fim de debater a Docência em tempos de Pandemia
  • Curso de extensão: Sobrevivendo à Quarentena -O curso de extensão aberto à comunidade externa abordou aspectos que puderam auxiliar as pessoas na saúde física, mental e organização financeira
  • Projeto Ideias UVPR -O Núcleo também incentivou docentes com pesquisas em plataformas digitais a contribuírem com o Projeto Ideias da Universidade Virtual do Paraná.
  • Ambientação na Plataforma Moodle -O curso de capacitação para professores da UEM apresentou a Plataforma Moodle aos docentes que ainda não conheciam esse Sistema de Aprendizagem Virtual
  • Normativa para Cursos de Extensão -O Nead-UEM elaborou uma normativa para que os departamentos da Universidade criassem cursos livres. Dessa forma, em parceria com docentes da Instituição, o Núcleo ofertou 19 cursos de extensão e 02 seminários de diferentes departamentos.
  • Representado pela Profa. Josimayre e também professores da equipe multidisciplinar, o Nead teve participação tanto nas lives da reitoria da UEM quanto nas realizadas pela Pró-Reitoria de Ensino.
  • I SICDE -O I Seminário Internacional de Cultura Digital e Educação foi um evento realizado pelo Núcleo de Educação a Distância a fim de contribuir com a comunidade interna e externa apresentando as principais pesquisas em tecnologias ativas com nomes nacionais e internacionais. O evento atingiu diretamente 1.400 inscritos de todo o País.
  • Neurociência Aplicada à Educação-O curso de extensão aberto à comunidade externa já é conhecido pelo público do Nead-UEM e nesse período de Pandemia, foi requisitado por dezenas de pessoas que participaram da 3ª edição.
  • Abertura de Pós-graduação-Mesmo em regime de teletrabalho, o Nead-UEM seguiu com a parceria com os departamentos que já ofereciam cursos de pós-graduação EaD e abriu as inscrições para Biotecnologia e Bioprocessos e também pós em Biotecnologia
  • Google classroom: Instruções Técnicas e Pedagógicas -Com a aprovação do Ensino Remoto Emergencial, o Google Classroom passou a ser uma das opções de Plataforma de Ensino. Sendo assim, o Nead-UEM realizou a capacitação para docentes da UEM.
  • Google Classroom para Alunos de Licenciatura -O objetivo desse curso era capacitar os acadêmicos dos cursos de licenciatura para utilizarem a Plataforma com auxílio técnico e pedagógico
  • Capacitação Estágio Docência -O curso é voltado para os alunos da UEM matriculados em disciplinas de estágio, auxiliando os acadêmicos para utilização de plataformas de aprendizagem e gravação de videoaulas.
  • PROINTE - O programa de preceptorias da Universidade Estadual de Maringá desde 2019 vem sendo ofertado na EaD para os alunos das extensões e matriculados no Nead. Neste ano, as monitorias foram ofertadas a todos os acadêmicos da UEM.
  • PFI- O Programa Paraná Fala Inglês da Universidade Estadual de Maringá ofertou os cursos com o suporte técnico do Nead-UEM por meio da Plataforma Moodle.
  • Vestibular- O Nead encerrou as atividades de 2020 com a novidade do vestibular para o ano letivo de 2021.

Mesmo com todas as ações do Nead voltadas à comunidade interna e externa, as atividades acadêmicas relacionadas aos alunos da graduação EaD da UEM foram mantidas.