EVENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UEM TEVE PARTICIPAÇÃO DE PROFESSOR DE PORTUGAL

A Universidade Estadual de Maringá, por meio da Pró-Reitoria de Ensino e do Núcleo de Educação a Distância, sediou o Seminário de Educação a Distância FORUAB- Paraná, reunindo todos os coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Estado. Com o tema “Políticas Públicas de Gestão e Inovação”, o evento proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências entre os principais atores desse segmento educacional no Paraná.

Para os membros do Fórum UAB que organizaram o evento, o Seminário  em políticas públicas de gestão e inovação no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi fundamental para o sucesso do sistema  no Paraná. “Em sua 4ª edição,  o evento proporcionou um espaço para discutir como as políticas públicas influenciam a educação a distância e permite a reflexão sobre as realidades regionais e locais”, explicou a professora Scheyla Franke.

Um dos objetivos era entender o impacto dessas políticas públicas e a melhorar sua implementação. “A inovação tecnológica e pedagógica são essenciais para a qualidade da educação a distância”, complementou a coordenadora Adriana Cheron.

A diretora do Nead-UEM, a Professora Fabiane França, ressalta que este seminário favoreceu a troca de conhecimento, o diálogo sobre boas práticas e o fortalecimento de redes de apoio e desenvolvimento conjunto das ações dos agentes envolvidos com a EaD. “Tanto os relatos de sucesso explanados pelos tutores e as palestras potentes, como do Professor de Portugal António Quintas Mendes, nos motivaram a conhecer cada vez mais a EaD pública e de qualidade”, comentou a diretora.

A comissão organizadora do evento avaliou que estes dois dias permitiram ações de diálogos e cooperação entre as instituições para identificação de novas oportunidades de parcerias. Para a professora Sueli Gonçalves, Presidente Foruab/PR, "avaliar este seminário significa não só medir o sucesso do evento, mas também identificar oportunidades de melhoria e ampliação do impacto da educação a distância no Paraná", finalizou Sueli.