EVENTO DE EXTENSÃO IRÁ TRABALHAR OBRAS LITERÁRIAS ADAPTADAS PARA O CINEMA

A quinta edição do curso de extensão “Cinema e Educação” é uma iniciativa do Núcleo de Educação a Distância da UEM, da Pró Reitoria de Ensino, do curso de pedagogia EAD e do Programa de Educação Tutorial de Pedagogia.

Neste ano, a temática principal aborda filmes que são adaptações de obras literárias. Serão seis encontros, em cada dia será trabalhado um longa-metragem, com a exibição do filme e na seqüência o debate ou reflexão proposta pelo instrutor. De acordo com a coordenadora do evento, a professora doutora Sheila Rosin, o objetivo é levar discussões relevantes para a formação pessoal e profissional dos envolvidos com a atividade, “além disso, a inserção e a articulação de novas tecnologias com a educação representa um avanço significativo para o processo educacional, tendo em vista que a sociedade contemporânea está inserida em um ambiente cada vez mais tecnológico e as práticas pedagógicas devem considerar esses aspecto”.

As questões sociais abordadas nos filmes acabam se tornando um recurso para a educação. Porém, existe uma diferença entre as obras com propósito educativo, como explica a professora Sheila, “o filme educativo é produzido para o trabalho em sala de aula, de algum conteúdo específico. Os filmes de entretenimento não foram produzidos com este objetivo, precisando assim serem adaptados”. Por isso, cada obra selecionada para o evento foi escolhida com muito cuidado pela organização, que teve o auxílio da professora doutora Fátima Maria Neves, ex-coordenadora do CINUEM. Ela também será uma das debatedoras do evento, no encontro do dia 23 de junho, sobre o filme “Desmundo”.

O evento é aberto para toda a comunidade e de acordo com a professora Sheila, o público alvo são alunos de pedagogia à distância e presencial, alunos das demais licenciaturas e professores das redes públicas e privadas de ensino.

Para participar e ter outras informações é só acessar à página de eventos do NEAD. As inscrições vão até o dia 9 de junho.