NEAD-UEM OFERTA CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA TUTORES

A equipe multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância da UEM elaborou o curso de capacitação para os 115 tutores que atuam nas modalidades presencial (nos Polos da Universidade Aberta do Brasil) e a distância com o objetivo de discutir temáticas relevantes para sua atuação junto aos alunos e docentes dos cursos da EaD da Uem.

O curso está dividido em cinco módulos, nos quais os participantes terão oportunidade de conhecer o sistema UAB, refletir sobre o papel técnico e pedagógico do tutor e ainda discutir sobre outros meios de conexão com os acadêmicos, como por exemplo, as redes sociais.

O papel do tutor na Educação a Distância é de acompanhar os acadêmicos nas atividades (presenciais ou online) e assessorar os alunos em questões pedagógicas e relacionadas às disciplinas do curso. O tema “A mediação Pedagógica do Tutor no Pós-Pandemia” vem de encontro com as atuais necessidades de repensar a operacionalização do trabalho de tutoria devido às mudanças pedagógicas geradas devido à Pandemia da Covid-19. Por esse motivo, a professora Josimayre Novelli, diretora do Nead/UEM vê a importância da participação de todos os tutores. “Esse curso será de extrema relevância para a formação pedagógica e profissional dos nossos tutores, visto que eles desempenham um papel fundamental no processo de formação dos nossos alunos, sendo a ponte entre o aluno e o professor”, comenta a professora Josimayre.

O curso será realizado totalmente a distância, por meio da Plataforma Moodle. Para os participantes que cumprirem as atividades estipuladas será gerado certificado de 40 horas. As inscrições foram prorrogadas até o dia 29 de abril: https://portal.nead.uem.br/eventos/index.php/evento/divulgacao/146