Está sendo realizado hoje, 5, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), um encontro com representantes das instituições de ensino superior da Região Sul que integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo do encontro é a capacitação técnica para aprimorar o uso dos recursos federais para o financiamento dos cursos ofertados na modalidade a distância (EaD).
De um total de 14 instituições, 12 estão representadas por meio de coordenadores institucionais da EaD/UAB, pessoal das pró-reitorias de administração ou financiamento e técnicos responsáveis pela execução financeira nos núcleos, centros ou secretarias de Educação a Distância. Além desses, três membros da Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (DED/Capes) estão presentes para dar as orientações e dialogar com o grupo sobre as dificuldades na execução financeira, buscando de forma coletiva as estratégias para otimização dos recursos disponibilizados.
O encontro é uma promoção da DED/Capes e do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, presidido atualmente pela professora doutora Maria Luisa Furlan Costa, diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da UEM.
No início da manhã os participantes tiveram a oportunidade de ouvir as palavras de Aloísio Nonato, coordenador geral de Supervisão e Fomento da Capes, que participou da abertura por meio do sistema de webconferência. A vice-reitora da UEM, professora Neusa Altoé, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância de eventos que buscam a capacitação profissional. Maria Luísa Furlan Costa, diretora do Nead, agradeceu a presença de todos, desejando que a capacitação promova ganho qualitativo no desempenho das atividades.