SEMANA DE REUNIÕES ADMINISTRATIVAS E DE APRESENTAÇÕES NO NEAD-UEM

Após a Universidade Estadual de Maringá cumprir a exigência da Capes de recontratação de todos os bolsistas UAB por meio de processos seletivos, a direção do Núcleo de Educação a Distância se reuniu com tutores, coordenadores de curso e secretários com o objetivo de afinar o trabalho na modalidade de ensino a distância nessa IES.

Aos secretários de cursos de graduação, a diretora do Nead-UEM, Profa. Dra. Josimayre Novelli, apresentou uma proposta de Secretaria Integrada. Diante do cenário contemporâneo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em que os recursos humanos e financeiros estão mais escassos, e sem abertura de turmas da EaD desde 2017, a diminuição de acadêmicos e turmas é uma realidade. Sendo assim, foi necessária a redução do número de secretários para o próximo ano letivo (2020) de dez para sete, os quais atenderão às demandas da modalidade a distância em uma única sala, localizada no 2º andar do Bloco G-34, a partir de janeiro de 2020.  Os secretários aceitaram o desafio e foi então organizada uma divisão de servidores por curso ofertado.

Na reunião com os tutores a distância, a Profa. Josimayre Novelli informou que há 59 novos contratos, entre os profissionais que já estavam atuando e os novos bolsistas. Explicou ainda o funcionamento da EaD por meio da UAB, apresentou a equipe do Nead-UEM e ouviu as sugestões dos tutores. Estes expressaram o desejo, ante o convite formulado pela diretora, de ministrar cursos de extensão e capacitação para a formação continuada de tutores e docentes na modalidade de educação a distância.

Na reunião com os coordenadores de cursos de graduação, discutiu-se, entre outros itens, a criação de uma comissão para a institucionalização da EaD na UEM. A diretora discorreu sobre os eventos em que participou como representante do Nead-UEM em Curitiba, PR e Terezina, PI em novembro. Em um dos eventos, foi solicitado ao representante da Capes ali presente o descongelamento do Edital 005/2018-Capes, o qual prevê a realização de vestibular na EaD, porém ainda sem a informação do repasse de verbas para efetivar esse processo.

Nas reuniões foi apresentada a nova formação da equipe docente do Nead-UEM, composta pela Coordenação da UAB: Profa. Dra. Josimayre Novelli, Coordenadora, e Prof. Dr. Luciano Carvalhais Gomes, Adjunto. A Equipe Multidisciplinar: Profas. Dras. Annie Rose dos Santos e Josiane Mello, que coordenarão cursos de capacitação,   auxiliarão tutores e coordenadores de curso e de polo, dentre outras atividades. Essas novas funções foram assumidas no início do mês de dezembro, mediante processo seletivo instituído pela Portaria 102-2019-Capes.

Na próxima terça-feira (10/12), a reunião será realizada com os Tutores Presenciais por videoconferência,  a partir das 19h.