EQUIPE DO NEAD-UEM PARTICIPA DE ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE EAD

Na última semana, o diretor do Nead-UEM, professor José Ricardo Falco, a coordenadora adjunta UAB-UEM, professora Josiane Mello, e o professor da equipe multidisciplinar, Flávio Rodrigues, estiveram no Encontro “O Presente do Futuro e o Futuro da Educação”, realizado pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Além da equipe de docentes do Núcleo, coordenadores de Polo de Apoio Presencial também participaram do evento com o objetivo de debater sobre temas como o aprimoramento de práticas e processos nas Instituições, que atuam com a modalidade EaD e integram o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Um dos temas discutido foi a Curricularização da Extensão, em que o professor José Ricardo Falco participou de uma mesa redonda apresentando o processo da curricularização da extensão na Universidade Estadual de Maringá. “Com a resolução nº29/2021-CEP UEM, as atividades de extensão devem compor no mínimo 10% da carga horária total dos cursos de graduação e ser integradas à matriz curricular. Além disso, os alunos podem participar de atividades de extensão de outros cursos desde que estejam de acordo com o regulamento”.

O professor ainda destacou que no caso da Educação a Distância, as atividades devem ser realizadas presencialmente em regiões compatíveis ao Polo em que o aluno está matriculado. “É destacado que a inserção curricular da extensão não deve resultar em um aumento da carga horária total do curso”, explicou Falco. Na mesma oportunidade, ele expôs a resolução 167/2021 -CAD que define a carga horária mínima e máxima para os docentes em regime de dedicação exclusiva. O professor argumentou que no contexto das atividades de extensão, elas podem ser integradas à matriz curricular associadas ou dissociadas das disciplinas.

Participação dos Polos

Ainda no Encontro, os coordenadores de Polo UAB tiveram a oportunidade de entregar uma carta com propostas para o coordenador geral de articulação de programas e cursos EaD da Capes, Luiz Alberto Rocha de Lira. A coordenadora do Polo UAB de Astorga, Adriana Cheron, participou desse momento e destacou algumas demandas, como “Laboratórios de informática mais tecnológicos, novos editais para solicitação de cursos tanto de graduação e pós, e ainda a retomada do grupo de trabalho para a formação continuada dos colaboradores do sistema UAB”.

O evento teve palestras internacionais, como o professor José Antônio Moreira da Universidade Aberta de Portugal, que na abertura expôs a Competência e Formação Docente para o Novo Paradigma de Educação Digital”. O evento proporcionado pela UVPR e UEPG vai de encontro com as propostas de formação continuada, universidade em rede e integração na educação a distância.