NEAD-UEM OFERTA OPÇÃO DE PARCERIA ENTRE POLOS UAB

O vestibular da Educação a Distância, realizado em fevereiro de 2021, foi prejudicado pela Pandemia e a insegurança com os riscos de contaminação da Covid-19. Com isso, algumas vagas não foram ocupadas, após o resultado das provas. No decorrer do primeiro semestre, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) e do Núcleo de Educação a Distância (Nead) disponibilizaram três editais que pudessem atender os interessados em cursar uma graduação pela modalidade EaD.

Os editais disponibilizados foram para aqueles que haviam perdido o prazo da matrícula, para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos últimos cinco anos e para os Portadores de Diploma. “Inovamos com esses editais e tivemos uma demanda muito maior do que a oferta. Esse é um reflexo da Pandemia e o aumento da procura pela Educação a Distância”, explica a professora Josimayre Novelli, diretora do Nead-UEM.

Na modalidade EaD, a Universidade oferta os cursos de graduação e pós-graduação por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, a Plataforma Moodle. Porém, um percentual do curso de graduação é realizado presencialmente. Durante esse período de Pandemia do novo Coronavírus, todas as atividades estão sendo realizadas online. Com a liberação dos órgãos sanitários e desde que haja segurança para o retorno das atividades presenciais, é necessário que os alunos se desloquem aos Polos de Apoio Presencial, onde acontecem as avaliações, apresentações de trabalho, estágios, grupos de estudo com os tutores presenciais. Atualmente, a UEM tem parceria com 26 Polos distribuídos em várias regiões do Estado do Paraná.

A publicação dos Editais para ocupação de vagas remanescentes na EaD despertou interesse de muitos e gerou uma lista de espera. Por isso, a Professora Josimayre Novelli, seguindo o modelo adotado pela Unioeste, teve a iniciativa de implantar a opção do Polo Amigo. “É a primeira vez que a UEM oferta esse projeto, que é um incentivo para o aluno ocupar uma vaga de um curso que não tem perto da sua casa. Por isso, após a seleção dos editais, contatamos os alunos classificados em lista de espera, de acordo com sua classificação, para ofertar uma vaga do seu curso escolhido em um Polo Presencial em que a vaga estava disponível. Assim, com o Projeto Polo Amigo, uma parceria entre os coordenadores de polos, coordenadores de cursos e o Nead, o/a aluno/a tem a possibilidade de realizar as atividades online no Polo onde foi matriculado e as atividades presenciais, como avaliações e estágio, por exemplo, em um Polo próximo de sua residência”.

Para que o Polo Amigo seja possível, o Nead teve que organizar a divisão do Protocolo, as coordenações de Polo e os Tutores Presenciais. Dessa forma, o aluno matriculado na modalidade EaD por meio desta opção poderá concluir o curso realizando as atividades presenciais no Polo mais próximo de sua residência, mesmo matriculado em outro. Por isso, a direção do Nead realizou nesta terça-feira, 24, uma reunião com todos os selecionados neste projeto para dar as boas-vindas e esclarecer todas as dúvidas sobre o seu funcionamento.

Os Editais atraíram também interessados de outros Estados. Participaram da reunião alunos do Piauí, Maranhão, Minas Gerais e Pará, além de pessoas de todas as regiões do Paraná. Porém, ainda está em trâmite o acordo com Polos de outras regiões e Estados para que os Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em EaD sejam alinhados. Na próxima semana, a direção do Nead, a coordenação UAB-UEM e os coordenadores de cursos se reunirão para discutir esta pauta. “Adoraria que a UEM fosse pioneira em oportunizar que alunos de outros Estados também se formassem aqui”, finalizou a diretora.