Uma turma do sétimo ano do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve uma aula diferente nessa semana. Os 30 alunos, com idades entre 11 e 13 anos, participaram de uma videoconferência com o monitor Wali Andrade por meio do robô de telepresença R1T1 na manhã de segunda-feira, 16, no Núcleo de Educação a Distância (Nead).
A experiência, realizada no auditório do Nead, durou cerca de uma hora e agradou os alunos, superando as expectativas da diretora do Nead, Maria Luisa Furlan Costa, à frente da programação de uma série de atividades de educação a distância com o robô.
Na aula de sexta, os alunos se mostraram muito curiosos e participativos. A maneira como o robô se locomove foi o que mais despertou a atenção da garotada, também bastante interessada em descobrir o motivo que levou o ex-aluno da UEM Antonio Henrique Dianin a desenvolvê-lo.
Da sala de monitoria no colégio, Andrade conversou com os alunos sobre novas tecnologias, as principais formas de utilização de um equipamento como o R1T1 em diferentes áreas, a exemplo da saúde e da educação, além de explicar as diferenças teóricas entre videoconferência e telepresença, por exemplo.
Ao final da aula, o diretor do CAP, Sérgio Alvarez da Silva, também conversou com a turma, ressaltando a importância da experiência e da possibilidade de contar com um equipamento como o R1T1 para atividades pedagógicas.
Divisão de Tecnologias da Informação (NEAD)
E-mail: tic-nead@uem.br