Aconteceu nesta quinta-feira, 11, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, a 28ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB), na qual Maria Luisa Furlan Costa, diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead), da UEM, esteve presente, enquanto conselheira do CTC.
A abertura contou com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim. "Tenho grande admiração pelo trabalho que a Capes já realizava e admiro ainda mais a coragem de assumir o compromisso de trabalhar com o desenvolvimento da educação básica, por meio da formação de professores, um dos grandes gargalos do Brasil. Não tenho dúvidas de que este CTC cumpre grande serviço ao país. As discussões são necessárias para a construção de políticas sólidas que garantam a efetividade dos recursos que serão aplicados no futuro", disse.
Ainda durante a abertura, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, ressaltou a importância de se consolidar um plano de ações da Capes para a educação básica em complemento às ações do Ministério da Educação (MEC). "A Capes trabalha com planejamento. Utilizamos a experiência que já temos com a pós-graduação para avançar nas questões da educação básica."
Pós-graduação e educação básica
O diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, ressaltou os temas relacionados à educação básica que foram apresentados na reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), que acontece desde terça-feira, 9, com a presença dos novos coordenadores de área para o triênio 2014-2016. "Tivemos várias mesas temáticas e, entre elas, abordamos assuntos como a relação da pós-graduação e o ensino fundamental e médio e a questão da formação de professores e a educação a distância. Apresentamos nossos programas, mostramos onde estamos e as perspectivas. Reforçamos com os novos coordenadores que temos que trabalhar interagindo, também, a pós-graduação com a educação básica."
PrêmioMaria Beatriz Luce, secretária de Educação Básica do MEC, falou sobre o Prêmio Professores do Brasil, do qual a Capes é parceira, e solicitou que os presentes estimulassem as inscrições, que vão até 22 de setembro. "Precisamos de estímulo para que os professores se inscrevam. Este prêmio é uma iniciativa que valoriza o magistério público. Iniciamos um novo ciclo que pretende realmente dar ênfase às experiências de ensino exitosas do profissional docente. Antes o prêmio era muito pautado em modelos de projetos de pesquisa", concluiu.
Também participou da abertura da reunião o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Francisco Soares, a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmen Moreira Neves, o diretor de Educação a Distância da Capes, Jean Marc Georges Mutzig, o conselheiro do CNE e membro do CTC-ES, Luiz Dourado, além dos membros do CTC-EB.
Durante o restante do dia, foram realizadas as atividades técnicas da 28ª Reunião, conforme previsto em pauta.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Capes/Natália Morato