Capacitação de professores de inglês para o atendimento a alunos disléxicos


Período de - Realização:
30/09/2019 a 18/11/2019

Carga Horária: 40 horas

Vagas: 300 (Há 75 vagas disponíveis)

Período de Inscrições:
11/09/2019 a 29/09/2019

Forma de Pagamento: Guia de Recolhimento da UEM - GR-UEM (boleto)

Taxa de Inscrição: 50,00

Inscrições Encerradas



Proponente: Núcleo de Educação a Distância (NEAD)

Público alvo: Professores de Língua Inglesa nos contextos de ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio e acadêmicos do curso de graduação em Letras (presencial e EaD).

INFORMAÇÕES GERAIS


OBJETIVO
1. Conscientizar os professores sobre a existência da dislexia e outras dificuldades de aprendizagem que afetam o desempenho dos alunos, bem como do fato de que essas dificuldades demandam estratégias a fim de que o processo de ensino e aprendizagem seja viabilizado;
2. Fornecer informações sobre a dislexia que sejam úteis aos docentes para sua prática;
3. Oferecer direcionamento pedagógico que os capacite a lidar com a clientela em questão;
4. Apresentar estratégias a serem adotadas pelos professores quando da presença de alunos com dislexia em suas salas de aula;
5. Instruí-los, com base no aporte teórico do curso, a criar materiais e atividades adequados a esse público.

METODOLOGIA
Vídeo aulas expositivas tratando dos temas elencados;
Atividades complementares às vídeo aulas, como questionários, vídeos, leituras de textos teóricos, discussões em fórum etc.;
Sugestão de atividades pedagógicas voltadas para a clientela disléxica..

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Para ter direito ao certificado o participante deverá assistir, no mínimo, 75% das videoaulas disponibilizadas no Moodle.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO


Módulo 1 (introdutório) - Noções pertinentes aos trabalhos do curso
Ministrante: Elerson Cestaro Remundini
Período: 30/09 a 04/10
Carga Horária: 6 horas

Módulo 2 - A dislexia: definição, causas, manifestações, diagnóstico
Ministrante: Elerson Cestaro Remundini
Período: 04/10 a 11/10
Carga Horária: 3 horas

Módulo 3 - O cotidiano da criança com dislexia: a trajetória de um disléxico (entrevista com a mãe de um disléxico)
Ministrante: Elerson Cestaro Remundini
Período: 11/10 a 15/10
Carga Horária: 2 horas

Módulo 4 - Medidas pedagógicas básicas para o trabalho com o disléxico
Ministrante: Elerson Cestaro Remundini
Período: 15/10 a 18/10
Carga horária: 2 horas

Módulo 5 - Buscando uma atmosfera propícia ao disléxico nas aulas de língua inglesa (O ensino pluralista e a dislexia no ensino de inglês)
Ministrante: Elerson Cestaro Remundini
Período: 18/10 a 22/10
Carga Horária:4 horas

Módulo 6 - O perfil do disléxico e como contemplá-lo nas aulas de inglês
Ministrante: Elerson Cestaro Remundini
Período: 22/10 a 31/10
Carga Horária: 8 horas

Módulo 7 - O lugar da escrita nas aulas de inglês
Ministrante: Elerson Cestaro Remundini
Período: 31/10 a 04/11
Carga Horária: 2 horas

Módulo 8 - Avaliando o disléxico
Ministrante: Elerson Cestaro Remundini
Período: 04/11 a 07/11
Carga Horária: 3 horas

Módulo 9 - Comorbidades - a síndrome de Irlen pela perspectiva da mãe de um portador (entrevista)
Ministrante: Elerson Cestaro Remundini
Período: 07/11 a 11/11
Carga Horária: 1 horas

Atividades complementares (incluindo leituras, questionários, participação em fóruns Moodle, etc.).
Período: 11/11 a 18/11
Carga Horária: 9 horas


Maiores informações: sec-nead@uem.br

O valor da taxa de inscrição foi definido levando-se em consideração que o governo do estado do Paraná está realocando para seu caixa 30% da receita bruta de taxas e serviços das universidades estaduais, com base na Emenda Constitucional 093/2016 (DREM – EC 93/2016).