PARANÁ EMPREENDE MAIS - TURMA 9 (TURMA INTENSIVA FAST)


Período de Realização:
16/03/2023 a 25/04/2023

Carga Horária: 32 horas

Vagas: 100 (Há 25 vagas disponíveis)

Período de Inscrições:
15/02/2023 a 12/03/2023

Taxa de Inscrição: Gratuito

Inscrições Encerradas



Proponente: Programa Paraná Empreende Mais UEM (PEMUEM) - Núcleo de Educação a Distância da UEM (NEAD)

Público alvo: Micro, pequenos e médios empresários, empreendedores individuais, profissionais autônomos, informais e pessoas interessadas em abrir seu próprio negócio.



OBJETIVOS

O curso tem como objetivo capacitar os participantes para empreender na sua área de atuação, abrir seu próprio negócio, colocar novos projetos em prática ou promover a melhoria de um negócio já existente. Assim, estimulando o desenvolvimento de novas habilidades na área de negócios, por meio do ensino de teorias, técnicas e exemplos práticos que serão apresentados ao longo de quatro módulos.

METODOLOGIA

Ensino 100% remoto, com aulas síncronas (ao vivo) às segundas e quartas, das 19h30 às 21h30, materiais complementares, aulas assíncronas (gravadas) e mentorias.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Serão aprovados os alunos que cumprirem a presença mínima de 75% do curso.

PROGRAMA DO CURSO

MÓDULO 1
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Esse módulo tem como objetivo auxiliar o empreendedor a se tornar mais criativo no seu dia a dia e a aplicar novas ideias em seus negócios, através da apresentação de conceitos, exemplos práticos e técnicas relacionados à inovação, visando tirar a ideia de negócio do papel ou tornar o seu negócio mais competitivo.

Sobre o que vamos falar?

Nesse módulo, vamos conversar sobre Inovação e Inovação Tecnológica, como aplicar a criatividade no dia-a-dia e no ambiente empresarial e a importância proteger sua imagem, marca, arte, produto, processo e conteúdos e sem violar os direitos de terceiros.
Também abordaremos sobre como gerenciar, organizar e aplicar a inovação no seu negócio, sobre as ferramentas de suporte ao empreendedor (empresas juniores, incubadoras, e sala do empreendedor) e a relação entre Inovação e Sustentabilidade.

MÓDULO 2
GESTÃO FINANCEIRA

O módulo 2 possui como objetivo auxiliar os empreendedores a gerir melhor o seu dinheiro, tanto pessoal quanto empresarial. Deste modo, busca-se aprimorar o relacionamento com as finanças e possibilitar a tomada de melhores decisões para alcance dos objetivos a curto e longo prazo.

Sobre o que vamos falar?

A primeira parte aborda assuntos sobre finanças pessoais como organização pessoal, orçamento doméstico, endividamento e suas razões, reserva de emergência e investimentos fixos.
A segunda parte aborda temas relacionados às finanças empresariais como: custos (tipos e como classificá-los); preço de venda (técnicas e estratégias de precificação); estabelecimento de metas; indicadores financeiros e elaboração de orçamentos empresariais.

MÓDULO 3
GESTÃO DE NEGÓCIOS E GESTÃO ESTRATÉGICA

O módulo III tem por objetivo auxiliar os empreendedores a compreenderem temas importantes relacionados a abertura e/ou aprimoramento de um novo negócio, com destaque a gestão desse empreendimento.

Sobre o que vamos falar?

O módulo III tem por objetivo auxiliar os empreendedores a compreenderem temas importantes relacionados a abertura e/ou aprimoramento de um novo negócio, com destaque a gestão desse empreendimento.
Em Gestão Estratégica abordar-se-á: noções introdutórias sobre planejamento estratégico, análise SWOT e Plano de Ação (o que são, para que servem, importância e aplicação prática desses temas dentro de uma empresa).

MÓDULO 4
MARKETING, GESTÃO DE PESSOAS E VENDAS

Nesse módulo auxiliaremos o empreendedor a explorar, criar e entregar valor para atender as necessidades do mercado através da comercialização de produtos e serviços. Também será priorizado o desenvolvimento empresarial, utilizando técnicas de recursos humanos para conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas organizacionais.

Sobre o que vamos falar?

Em Gestão de Pessoas vamos tratar sobre a importância das pessoas no ambiente organizacional bem como as formas de recrutamento e seleção de pessoas.
Em Vendas abordaremos a estratégias de comercialização de produtos e serviços, abrangendo também desde a prospecção de clientes potenciais (leads qualificados) e como vender nas redes sociais.
Em Marketing serão abordados conteúdos importantes como o Marketing Sensorial, Neuromarketing, Storytelling, Gatilhos Mentais e as estratégias das cores.



ATENÇÃO:

Além desses conteúdos mencionados em cada módulo, outros temas relacionados poderão ser discutidos em sala de aula.


TAXA DE INSCRIÇÃO: O curso é gratuito.



DÚVIDAS

Entrar em contato com ppem@uem.br.