PROINTE - Programa de Integração Estudantil - 2022 - 2º Semestre - Português para Estrangeiros - Nível Intermediário

Período de Realização:
30/01/2023 a 30/04/2023

Carga Horária: 24 horas

Vagas: 150 (Há 82 vagas disponíveis)

Período de Inscrições:
12/12/2022 a 31/01/2023

Taxa de Inscrição: Gratuito

Inscrições Encerradas

Proponente: PROINTE - Programa de Integração Estudantil em parceria com a PEN-Pró- reitoria de Ensino, com o NEAD - Núcleo de Educação a Distância da UEM e ECI- Escritório de Cooperação Internacional

Público alvo: Estudantes internacionais, migrantes e refugiados - Comunidade interna e externa da UEM

PROINTE O que é o PROINTE: O PROINTE – Programa de Integração Estudantil, criado em fevereiro de 2015, por meio do Ato Executivo 001/2015-GRE-UEM, caracteriza-se por suas atividades de ensino, de extensão e de serviço de suporte acadêmico aos estudantes e tem a finalidade de desenvolver ações no âmbito pedagógico, integrando professores, acadêmicos e a comunidade externa. Nesse contexto, um dos objetivos do PROINTE consiste em oferecer subsídio, aos acadêmicos desta Universidade, durante a formação acadêmica.

O objetivo desta Oficina é capacitar estudantes estrangeiros da UEM, outras IES e Comunidade Externa, que tenham o nível intermediário da língua portuguesa, que necessitem desenvolver e/ou aperfeiçoar suas habilidades de escrita acadêmica, compreensão textual e comunicação oral na língua portuguesa.

Português como Língua Estrangeira - Carga Horária: 24 horas – Vagas: 150

Coordenadora/supervisora: Aline Cantarotti
Preceptora: Victor Hugo Souza Siqueira

Nível Intermediário

Requisitos: conhecimento intermediário da língua portuguesa, principalmente dos assuntos já trabalhados no nível básico, e acesso à internet.

Conteúdo Programático:
• Apresentação formal e informal (oral e escrita);
• Geografia e características das regiões brasileiras;
• Feriados e festas nacionais;
• Compreensão de textos sobre a cultura brasileira;
• Produção escrita acadêmica;
• Estrutura do Exame CELPE-Bras

Condições mínimas para emissão de Declaração:

• assistir 75% da carga horária total de aulas gravadas;
  • cumprimento de, pelo menos, 75% das tarefas propostas.

Taxa de Inscrição: O curso é gratuito

Outras informações: Secretaria do Prointe (telefone: 44 3011 5187)
E-mail: prointeuem@gmail.com

Proposer: Student Integrated Program (Programa de IntegraçãoEstudantil - PROINTE) in partnership with the Office of Teaching Affairs (Pró-reitoria de Ensino - PEN), the Distance Learning Center (Núcleo de Educação a Distância - NEAD) and the International Cooperation Office (Escritório de CooperaçãoInternacional - ECI)

Target audience: International students, migrants and refugees - UEM's internal and external community.

What is the Student Integrated Program: The Student Integrated Program (Programa de IntegraçãoEstudantil - PROINTE) was created in February 2015, by Executive Order 001/2015-GRE-UEM.It is characterized by its teaching, outreach, and academic support service activities for students and has the purpose of developing actions in the pedagogical field, integrating professors, students, and the external community. In this context, one of PROINTE's goals is to offer support to the students of this University, during their academic education. The objective of this workshop is to train foreign students from UEM, other institutions, and the external community, who have an intermediate level of Portuguese, and need to develop and/or improve their academic writing, textual comprehension, and oral communication skills in Portuguese.

Portuguese as a Foreign Language - Workload: 24 hours - Vacancies: 150

Coordinator/supervisor: Aline Cantarotti
Instructor: Isabela StefanutoMansotti

Intermediate level

Requirements: intermediate knowledge of Portuguese language, mainly from the topics tackled in the basic level, and access to the internet.

Program Content: • Formal and informal presentation (oral and written);
• Geography and characteristics of Brazilian regions;
• National holidays and festivals;
• Understanding texts about the Brazilian culture;
• Academic writing production;
• Structure of the CELPE-Bras Exam

Minimum requirementsto issue a Statement:

• watching 75% of total workload from recorded classes;
  • fulfillment of, at least, 75% of the proposed activities.

Enrollment fee: the course is free

Other information: Prointe office (phone number: 44 3011 5187)
Email: prointeuem@gmail.com