PROINTE - Programa de Integração Estudantil - 2022 - 2º Semestre - Língua Portuguesa

Período de Realização:
30/01/2023 a 30/04/2023

Carga Horária: 24 horas

Vagas: 150 (Há 103 vagas disponíveis)

Período de Inscrições:
12/12/2022 a 31/01/2023

Taxa de Inscrição: Gratuito

Inscrições Encerradas

Proponente: PROINTE - Programa de Integração Estudantil em parceria com a PEN-Pró-reitoria de Ensino e com o NEAD - Núcleo de Educação a Distância da UEM

Público alvo: Acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEM

PROINTE O que é o PROINTE: O PROINTE – Programa de Integração Estudantil, criado em fevereiro de 2015, por meio do Ato Executivo 001/2015-GRE-UEM, caracteriza-se por suas atividades de ensino, de extensão e de serviço de suporte acadêmico aos estudantes e tem a finalidade de desenvolver ações no âmbito pedagógico, integrando professores, acadêmicos e a comunidade externa. Nesse contexto, um dos objetivos do PROINTE consiste em oferecer subsídio, aos acadêmicos desta Universidade, durante a formação acadêmica.

As oficinas do PROINTE: As Oficinas no primeiro semestre de 2022 serão ofertadas em quatro áreas: Francês Instrumental, Língua Portuguesa, Português para Estrangeiros e Matemática Básica. As oficinas têm duração de 24 horas e são emitidas declarações de participação para os que concluírem o curso com, no mínimo, 75% de frequência, e atenderem o cumprimento mínimo das tarefas.

A Oficina de Língua Portuguesa trabalha com a leitura, a interpretação e a produção de textos em Língua Portuguesa. Os participantes têm a oportunidade de produzirem textos que são corrigidos e comentados pelos preceptores, sob a orientação do professor coordenador. Nessa dinâmica, também se exploram a gramática e a semântica envolvidas nos textos trabalhados.

Língua Portuguesa - Carga Horária: 24 horas – Vagas: 150

Coordenadora/supervisora: Profa. Dra. Annie Rose dos Santos
Preceptor: Breno Gabriel dos Santos

Conteúdo Programático:
• Produção de textos;
• Resumo;
• Coesão e coerência textuais;
• Estrutura do parágrafo;
• Noções básicas de gramática.

As Oficinas de Língua Portuguesa trabalham a prática de leitura e de produção de textos, evidenciando os gêneros discursivos pertencentes à esfera acadêmica. As Oficinas têm como objetivos aprimorar as habilidades de leitura e de produção de textos do aluno; promover a reflexão sobre diferentes aspectos da Língua Portuguesa, além de contribuir para que o aluno reflita sobre seu próprio texto. Nesse sentido, contemplam o estudo da coesão e da coerência textuais, da estrutura do parágrafo, da argumentação, da paráfrase, do resumo, da resenha, bem como do estudo de diferentes tópicos gramaticais, a partir do contexto de produção de leitura e de escrita de textos. Durante as Oficinas, os alunos terão a oportunidade de realizar estudos teóricos sobre os pontos que serão abordados, de fazer diferentes atividades para a fixação dos conteúdos e de produzir textos, os quais serão corrigidos pelos preceptores. Nesse momento, os alunos poderão refletir sobre suas dificuldades de escrita e reescrever seus textos com o auxílio dos preceptores.

Condições mínimas para emissão de Declaração:

• assistir 75% da carga horária total de aulas gravadas;
  • cumprimento de, pelo menos, 75% das tarefas propostas.

Observação:

Taxa de Inscrição: O curso é gratuito

Outras informações: Secretaria do Prointe (telefone: 44 3011 5187)
E-mail: prointeuem@gmail.com