PROINTE - Programa de Integração Estudantil - 2021 - 2º Semestre - Francês Instrumental

Período de Realização:
07/03/2022 a 03/06/2022

Carga Horária: 24 horas

Vagas: 150 (Há 85 vagas disponíveis)

Período de Inscrições:
01/02/2022 a 15/03/2022

Taxa de Inscrição: Gratuito

Inscrições Encerradas

Proponente: PROINTE - Programa de Integração Estudantil em parceria com o NEAD - Núcleo de Educação a Distância da UEM e ECI - Escritório de Cooperação Internacional

Público alvo: Acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEM

PROINTE O que é o PROINTE: O PROINTE – Programa de Integração Estudantil, criado em fevereiro de 2015, por meio do Ato Executivo 001/2015-GRE-UEM, caracteriza-se por suas atividades de ensino, de extensão e de serviço de suporte acadêmico aos estudantes e tem a finalidade de desenvolver ações no âmbito pedagógico, integrando professores, acadêmicos e a comunidade externa. Nesse contexto, um dos objetivos do PROINTE consiste em oferecer subsídio, aos acadêmicos desta Universidade, durante a formação acadêmica.

As oficinas do PROINTE: As Oficinas são ofertadas em quatro áreas: Francês Instrumental, Inglês Instrumental, Língua Portuguesa, Português como Língua Estrangeira e Matemática Básica. Não há necessidade de qualquer tipo de pré-requisito para se inscrever em qualquer uma das quatro oficinas oferecidas. As oficinas têm duração de 24 horas e são emitidas declarações de participação para os que concluírem o curso com, no mínimo, 75% de frequência, e atenderem o cumprimento mínimo das tarefas.

A Oficina de Francês Instrumental objetiva capacitar o estudante à identificação e compreensão de textos científicos, ao mesmo tempo em que se aprimora o vocabulário e as noções da gramática.

O PROINTE está ofertando, com apoio da Pró-reitoria de Ensino (PEN),do NEAD e do ECI, oficinas online por meio da Plataforma Moodle, aos acadêmicos matriculados nos cursos de graduação das extensões e nos cursos a distância da UEM.

Francês Instrumental - Carga Horária: 24 horas – Vagas: 150

Coordenadora/supervisora: Profa. Dra. Ana Paula Guedes

Conteúdo Programático:
• Estratégias de leitura;
• Compreensão de textos;
• Estudos de aspectos gramaticais e semânticos que possibilitem ao aluno manusear textos em língua francesa.

As Oficinas de Língua Francesa ofertadas pelo Prointe objetivam preparar o participante para a leitura de textos em Língua Francesa. O instrumental de leitura procura condicionar o aprendiz a depreender o sentido geral do texto, identificar suas partes principais e, finalmente, estudar alguns pontos discursivos e ou gramaticais essenciais para a compreensão da linguagem empregada. Os textos utilizados são os da esfera jornalística e de várias áreas do conhecimento; todos são extraídos de fontes autênticas da Língua Francesa. Portanto, ao participar da Oficina de Língua Francesa, o indivíduo estará preparado para a leitura de diversos textos, e consequentemente seu aprendizado futuro da língua em outras habilidades (falar, escrever e ouvir) também será facilitado devido ao seu conhecimento sobre a estrutura da Língua Francesa e de seus vocabulários. Ressaltamos que as oficinas do módulo I são destinadas para participantes que não possuem nenhum conhecimento sobre a Língua Francesa, visto que partimos sempre do nível iniciante.

Condições mínimas para emissão de Declaração:

• assistir 75% da carga horária total de aulas gravadas;
  • cumprimento de, pelo menos, 75% das tarefas propostas.

Observação:

Taxa de Inscrição: O curso é gratuito

Outras informações: Secretaria do Prointe (telefone: 44 3011 5187)
E-mail: prointeuem@gmail.com