Educação Física Escolar e Tecnologias Educacionais: Ensino Híbrido e Metodologias Ativas

Período de Realização:
20/07/2020 a 16/08/2020

Carga Horária: 15 horas

Vagas: 100 (Há 5 vagas disponíveis)

Período de Inscrições:
01/07/2020 a 16/08/2020

Taxa de Inscrição: Gratuito

Inscrições Encerradas

Proponente: Departamento de Educação Física

Público alvo: Acadêmicos do Curso de Educação Física da UEM e de outras IES

OBJETIVOS

Evidenciar desafios pedagógicos da educação física escolar no contexto da educação básica brasileira;
Destacar a importância e o impacto de diferentes tecnologias educacionais no planejamento pedagógicos dos professores;
Refletir sobre as possibilidades do ensino híbrido e de metodologias ativas para a ação docente dos professores de educação física.

METODOLOGIA

Como o curso será oferecido na modalidade EAD por meio do AVA Moodle, as reflexões propostas lançarão mão do leque de atividades oferecidas pela plataforma: vídeos, fóruns, leitura e discussão de textos e a execução de atividades. Além dessas atividades, proporemos uma reunião virtual com os participantes via Google-Meet.

AVALIAÇÃO

Além das atividades a serem solicitadas durante o andamento do curso, ao final os participantes responderão um questionário abordando os principais aspectos discutidos no decorrer do programa.

PROGRAMA PREVISTO

1- Panorama das ideias pedagógicas sobre a educação física escolar na atualidade.
a- A tradição militarista-esportivista;
b- A “crise da educação física”
c- As abordagens da educação física escolar 1980-1990
d- Os novos desafios educacionais da Educação Física Escolar

2- Os impactos das novas tecnologias na educação e na educação física escolar
a- A relação entre técnicas/tecnologias e educação/educação física na história;
b- As tecnologias educacionais e os choques com a “cultura escolar”;
c- As tecnologias educacionais e suas proximidades e distanciamos com a educação física escolar.

3- Os impactos do ensino híbrido e das metodologias ativas no planejamento pedagógico em educação física
a- Os diferentes documentos normativos/curriculares sobre a educação física escolar e seus impactos no planejamento docente;
b- Metodologias ativas e o processo de aprendizagem;
c- Como ponderar a pertinência do ensino híbrido e das metodologias ativas para o planejamento pedagógico em Educação Física;

4- As tecnologias educacionais e as metodologias ativas de ensino na educação física escolar
a- Metodologias ativas e as concepções de ensino e aprendizagem;
b- Continuidades e rupturas sobre a “atividade” dos alunos.
c- Como pensar a “atividade” dos alunos nas aulas de educação física? As várias dimensões do conhecimento.
d- O ensino híbrido e suas possibilidades para o uso de “metodologias ativas” nas aulas de educação física na educação básica. Ex: SAI.

5- Aula ao vivo: Exemplos de aulas de educação física a partir do ensino híbrido e das metodologias ativas;

ORGANIZADORES

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Herold Junior